Sessão ordinária / Comunicações e Lideranças
Nos discursos de Comunicações e de Lideranças da sessão ordinária desta segunda-feira (11/12), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram sobre os seguintes temas:
PRAIA - Adeli Sell (PT) disse que a beleza da Rua da Praia está sendo exterminada. “Hoje na Rua da Praia, eu mesmo quase me estatelei no chão. Está tudo esburacado”, ressaltou o vereador. Ele criticou a decisão do prefeito Melo na realização das obras na Rua da Praia próximo ao Natal. (VG)
FUNDIÁRIA - Engenheiro Comassetto (PT) falou sobre a qualidade da regularização fundiária e como luta há mais de duas décadas para evitar os loteamentos irregulares que avançam em direção aos territórios ambientais e produtivos. “Hoje em Porto Alegre temos 720 comunidades irregulares”, afirmou o vereador. (VG)
ARGENTINA - Cláudio Janta (SD) criticou como estão ocorrendo as ações políticas da Argentina, desde a posse do novo presidente, Javier Milei, falando que há diversos erros relacionados a impostos e cargos da equipe do presidente argentino. “O aumento abusivo de impostos para as pessoas, a saída dada na Argentina é a retirada de direitos das pessoas, a saída dada na Argentina é o que a gente briga aqui, e diz que não pode ter, mas lá pode: nepotismo”, relatou Janta. (VG)
ACORDO - Mari Pimentel (NOVO) afirmou que o líder do governo, Idenir Cecchim (MDB), quer romper um acordo político e disse que o mesmo não é um homem de palavra. “O protagonismo feminino é algo difícil do líder do governo entender, mas trabalhar nas costas e agir de maneira imatura é o modus operandi desse governo”, discursou Mari. (VG)
LIBERDADE - Tiago Albrecht (Novo) falou sobre o evento da Caravana da Liberdade, que ocorreu no último sábado (9/12), onde, junto com o deputado estadual Felipe Camozzato e com o ex-procurador e ex-coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, apresentaram as candidaturas para 2024. “Estivemos nessa reunião celebrando a verdade, celebrando aqueles que querem um Estado de direito com a lei valendo para todos e a lei acima de todos”, disse. (AL)
MULHERES - Biga Pereira (PCdoB) falou sobre a nova pesquisa feita pelo IBGE, segundo a qual mais de 2,5 milhões de mulheres no ano de 2022 precisaram se dedicar exclusivamente ao cuidado. “Isso acontece porque no modelo de sociedade que vivemos a responsabilidade do cuidado com a casa e com os familiares sempre fica para as mulheres. Tenho trabalhado arduamente a Frente Parlamentar de Economia dos Cuidados para mais do que debater este tema, achar soluções para os problemas que nos impõem.” (AL)
PARQUÍMETROS - Márcio Bins Ely (PDT) relatou problemas com os parquímetros da Área Azul, com muitos erros nos equipamentos, sem a fiscalização de apoio para que o cidadão possa resolver o problema na hora. “Nós precisamos de maneira urgente marcar uma reunião com o secretário da EPTC, para uma possível solução, inclusive vou fazer um pedido de providência para saber a quantidade de parquímetros no Centro, pois tem que haver um controle de quais funcionam. É um absurdo o cidadão não conseguir estacionar o carro na área azul por essas irregularidades.” (AL)