Sessão ordinária / Comunicações e Lideranças
Karen Santos (PSOL) (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório) Vera Armando (PP) (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)
Nos discursos de Comunicações e de Lideranças da sessão ordinária desta segunda-feira (10/3), os vereadores e as vereadoras de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:
PASSAGEM - Karen Santos (PSOL) comentou notícias sobre um possível aumento da passagem de ônibus, afirmando que se trata de um “atestado de incompetência” da gestão do prefeito Sebastião Melo. “Teve um pacote que foi apresentado nesta Câmara que removeu os cobradores, privatizou a Carris, retirou o acesso ao TRI Escolar de 80 mil estudantes e os dias de passe livre, tudo com a justificativa de que não haveria mais aumento da passagem”, relembrou. Ela afirmou que o transporte é um direito constitucional e que o serviço oferecido é precário e insalubre. (BPA)
MULHERES - Vera Armando (PP) ressaltou a importância do Dia Internacional da Mulher para a construção de debates e empoderamento feminino na política porto-alegrense. Também chamou atenção para a campanha de conscientização do câncer de colo de útero e a importância do Hospital Conceição na luta contra o causador da doença, o vírus HPV, na Capital. “Nós temos que cobrar do governo federal para que seja mantido o atendimento às mulheres tanto no Conceição quanto no Fêmina. Precisamos ampliar esse atendimento porque ainda há mulheres que não têm acesso aos cuidados necessários à nossa saúde.” (RR)
SAÚDE - Jonas Reis (PT) criticou a falta de chamamento de concursados para o Hospital de Pronto Socorro (HPS): “O governo não tem gestão de recursos humanos, não tem uma tabela de carga horária, não tem discussão sobre a quantidade de paciente ou uma organização da fila do SUS. A fila da Capital é de sete anos, em média, de espera para a primeira consulta com médico especialista. Estamos lutando para reduzir essa fila, mas o governo Melo não faz concurso para nomear médicos especialistas. Não tem como resolver enquanto o prefeito continua passeando pela Europa.” (LP)
EDUCAÇÃO - Erick Dênil (PCdoB) comentou o caso de corrupção na Secretaria Municipal da Educação (Smed) noticiado pelo programa nacional de televisão, Fantástico, afirmando ser uma “vergonha” para a atual gestão: “Não é possível que Porto Alegre vire notícia nacional com um escândalo na corrupção. Falta dinheiro para saúde pública, para moradia e para o transporte, e na educação está sobrando dinheiro desviado. Enquanto isso, nas escolas municipais, o professor e os alunos estão na sala de aula em um calor de 40 graus em uma sala sem ar condicionado, num espaço insalubre”. (BPA)
SMED - Cláudia Araújo (PSD) abordou a reportagem do Fantástico que apresentou a investigação de corrupção na Smed. “Não há fato novo, as informações foram requentadas e tudo o que precisava ser esclarecido foi feito em momento oportuno à sociedade, à imprensa e às instituições. Agora, cabe à polícia e à Justiça a elucidação dos fatos e a responsabilização dos culpados. Nenhuma das empresas citadas na reportagem teve ou tem ligação com a Prefeitura. A eleição acabou e o prefeito Melo não é e nunca foi investigado, mas é vítima de ilações e acusações graves e infundadas.” (LP)
ASSÉDIO - Mariana Lescano (PP) questionou o posicionamento da bancada de oposição em relação às investigações de assédio e estupro dentro do Partido dos Trabalhadores. “Ariane Leitão, militante de décadas do PT, estava sendo assediada e estuprada dentro do partido e não recebeu nenhuma menção de apoio. Onde estavam as militantes esquerdistas feministas quando o ministro do ‘direito dos manos’, Silvio Almeida, estava sendo acusado de abusar de diversas mulheres dentro do governo Lula?”, questionou. (LP)
APAGAMENTO - Natasha Ferreira (PT) denunciou que a Procuradoria da Mulher da Câmara excluiu as vereadoras de esquerda das campanhas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, conhecido como 8M: “Tivemos o 8M que foi para a rua conversar com as trabalhadoras que são diretamente afetadas pela política neoliberal na cidade e tivemos eventos que foram feitos exclusivamente por mulheres da extrema-direita aqui na Casa que não colocaram mulheres de esquerda para essa atividade. A Procuradora da Mulher, vereadora Fernanda Barth, fez uma escolha política completamente às avessas da democracia que ela defende.” (RR)
SEGURANÇA - Atena Roveda (PSOL) cumprimentou as vereadoras que assumiram em alusão ao Dia Internacional da Mulher e relembrou sua trajetória política como mulher trans. Também condenou as agressões sofridas por foliões na Cidade Baixa e afirmou que será aberta uma Frente Parlamentar da Moradia, do Comércio e do Lazer da Cidade Baixa para requerer a “mesma atenção que se dá ao 4°Distrito”. “Nós entendemos que a segurança pública está sempre recebendo dinheiro do povo e o povo não pode apanhar, não pode receber violência e não pode ser restringido de ter o direito de liberdade”, disse. (BPA)
ANIVERSÁRIO - Jane Pilar (PT) parabenizou os 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) e relembrou o trabalho da sigla por mais representatividade das mulheres na política: “Fomos e somos um partido pioneiro na questão das cotas de mulheres, temos uma representatividade no parlamento e isso foi uma construção que a gente acompanhou e ressalta que os partidos de centro e direita também têm seguido essa linha.” (LP)
DISTROFIA - Márcio Bins Ely (PDT) comemorou a recente descoberta do tratamento de terapia gênica para a distrofia muscular de Duchenne e o pioneirismo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em sua aplicação no Brasil. “Aqui no Rio Grande do Sul, tivemos dois casos de aplicação no Hospital de Clínicas, pioneiros no Brasil. Através do teste do pezinho, é possível detectar se essa criança tem ou não esta situação que envolve a distrofia muscular. Também estamos trabalhando para a ampliação do teste do pezinho.” (RR)
CONVITE - Hamilton Sossmeier (PODE) convidou a todos para visitarem a exposição da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) na Câmara: “Esta exposição traz registros fotográficos de seis mulheres atendidas pela AAPECAN. Cada imagem é um retrato da autoconfiança e da autoestima dessas mulheres que enfrentam o diagnóstico de câncer com um olhar de resiliência e determinação. São histórias que revelam a força, a garra e a fé que essas mulheres carregam, e que mostram que o câncer não define a identidade delas, nem sua autoestima. Elas são exemplos de superação e seu testemunho de vida merece ser celebrado”. (BPA)
CORRUPÇÃO - Tiago Albrecht (Novo) repercutiu notícia veiculada na TV Globo a respeito da suspeita de corrupção na cidade de São Leopoldo, na gestão de um prefeito do PT. “Não existe corrupção do bem. Tanto Porto Alegre quanto São Leopoldo como todas essas cidades envolvidas precisam de uma depuração e de uma investigação. Se houve roubo, que se vá para cadeia.” Também convocou para um adesivaço contra o presidente Lula, que ocorrerá no próximo domingo, no Parcão. (RR)