PLENÁRIO

Sessão ordinária / Grande Expediente e Lideranças

  • Movimentação de plenário. Na tribuna vereadora Karen Santos.
    Na tribuna, vereadora Karen Santos (PSOL) (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na tribuna vereador Moisés Maluco do Bem.
    Na tribuna, vereador Moisés Barboza (PSDB) (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Nos discursos de Lideranças e Grande Expediente da sessão ordinária desta segunda-feira (11/03), os vereadores e as vereadoras de Porto Alegre pautaram os seguintes temas:

PROJETOS - Cassiá Carpes (PP) utilizou seu tempo de Grande Expediente para apresentar seu projeto de lei que torna responsabilidade do Executivo Municipal a elaboração de laudo técnico e execução do serviço de supressão, poda ou transplante de vegetais em áreas particulares. O vereador também mostrou apoio aos manifestantes presentes na plateia do plenário, que estão esperando a votação do projeto de lei que trata sobre a reformulação da Guarda Municipal de Porto Alegre. “Não se pode prejudicar aqueles que trabalharam a vida inteira e aqueles que começam agora. São diferentes no olhar, mas são parceiros, funcionários e têm o mesmo direito em todo plano de carreira”, defendeu. (RR)

SAÚDE - Maristela Maffei (PT) celebrou a abertura do novo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), serviço público que atende crianças e adolescentes que apresentam sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves ou abuso de substâncias. O local funcionará 24 horas e contará com leitos hospitalares e trabalho socioeducativos com famílias. ”Não é apenas mais um projeto, significa que nós, as escolas e as famílias fizemos um caminho inverso: o caminho da civilidade, do futuro, do hoje e já”, destacou. (RR)

MULHERES - Bruna Pâmela (SD) fez um apelo às mulheres para participação na política pública. “Enquanto existir leis que definem que meu salário deve ter equidade, mostra que o mundo não é igual. Mulheres, no dia 8 de março, eu falei isso ano passado e eu falo de novo, não troquem respeito por flores, respeito são 365 dias por ano, flores você recebe em um dia do ano”, criticou. Ela também reforçou a importância da educação para jovens. “Estudem, se formem, garantam o futuro de vocês, a maior revolta contra o sistema é um jovem formado”, afirmou. (BPA)

ELEIÇÕES - Moisés Barboza (PSDB) discursou sobre as aproximações políticas para o ano de 2024 e as preocupações da sua bancada na Câmara Municipal em manter a coerência política e o compromisso com seus eleitores. “O PSDB vai continuar com os seus princípios, com os seus valores. Com muito orgulho das suas posições nesta Casa nos últimos anos”, garantiu. (LP)

ATRASO - Karen Santos (PSOL) mencionou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero e falou sobre o atraso de pagamento dos oficineiros e prestadores de serviços da 10a Semana Municipal da Capoeira de Porto Alegre. Conforme a parlamentar, o evento ocorreu em novembro de 2023, e a Secretaria da Fazenda já postergou o prazo três vezes. “Eu entendo que houve mudança do software e na lei da licitação, mas hoje estão lotados apenas sete servidores, sendo um estagiário, para dar conta de todas as emendas impositivas destinadas à cultura. É óbvio que não vão conseguir dar conta de organizar todos os processos e pagamentos a tempo”, enfatizou. (RR)

Texto

Brenda Andrade, Laura Paim, Renata Rosa (estagiárias de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)