Plenário

Sessão Ordinária / Grande Expediente, Lideranças e Comunicações

  • Movimentação de plenário. Na foto, vereadora Lourdes Sprenger.
    Vereadora Lourdes Sprenger (MDB) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Vereadora Laura Sito
    Vereadora Laura Sito (PT) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

CÂMARA - Lourdes Sprenger (MDB) lembrou a passagem dos 248 anos da Câmara Municipal de Porto Alegre neste dia 6 de setembro. “Hoje não é uma data qualquer. Seis de setembro é o dia em que foi instalada a Câmara Municipal de Porto Alegre, no longínquo ano de 1773, na então Freguesia de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre.” A vereadora lembrou a história da Casa, que na primeira sessão contava com apenas cinco vereadores, eleitos para um mandato de três anos. Lourdes concluiu parabenizando os servidores, presidência, diretoria e vereadores. “Vida longa à nossa Câmara Municipal e parabéns a todos que ajudaram e ajudam a construir esta história de 248 anos.” (EB)

RÉPLICA - Kaká D’Avila (PSDB) criticou a vereadora Comandante Nádia (DEM), que havia utilizado o microfone para criticar a ausência do vereador em sessões. O vereador explicou que prefere fazer política na rua e não dentro do plenário. “Muitos políticos usam púlpito por vaidade, mas em nenhum momento citei nomes. Achei a atitude baixa diante dos convidados. Minha forma de fazer politica é esta e não vou mudar”, acrescentou o vereador. (EB) 

MILITARES - Comandante Nádia (DEM) rebateu uma publicação do deputado Paulo Pimenta (PT) criticando o que chamou de "privilégio de militares" no Brasil. “Convido a conhecer pessoalmente um Colégio Militar ou o Tiradentes. Ali presenciar vibração, orgulho, aprendizado, respeito, disciplina. Estes colégios têm o mesmo custo de uma escola pública e veja o quanto estes alunos se saem bem no Enem.” A vereadora lembrou ainda que o concurso para ingresso na escola é bastante disputado, transparente e legal. (EB)

AMARELO - Psicóloga Tanise Sabino (PTB) falou sobre a caminhada realizada no Brique da Redenção, no fim de semana, alusiva ao Setembro Amarelo. Ela agradeceu a todos presentes, em especial ao prefeito Sebastião Melo e à primeira dama Valéria Leopoldino. “Essa caminhada foi uma das ações da Frente Parlamentar, que tem como objetivo a conscientização da prevenção de suicídio e prevenção à vida. Este é um problema grave de saúde pública que pode ser evitado se tocarmos no assunto.” (EB)

SETEMBRO - Cláudia Araujo (PSD) lembrou que o ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha que visa conscientização sobre o suicídio e a necessidade de empatia com a dor alheia. “Como procuradora especial da Mulher, é essencial ressaltar que o Setembro Amarelo vai além da preocupação com a ansiedade e depressão e incluímos, nesta pauta, as mulheres que sofrem violência de todas as formas.” A vereadora lembrou do caso de Tamaris de Vargas, que teve 80% do corpo queimado pelo companheiro, foi internada em estado grave e faleceu recentemente, deixando três filhas. “Este também é o mês do Setembro Verde, de incentivo à doação de órgãos e, na segunda quinzena, o prédio da Câmara Municipal será iluminado na cor verde para chamar atenção à importância da doação de órgãos. Ambas campanhas tem o mesmo objetivo: salvar vidas”, finalizou. (GS)

CANDIDATO - Aito Ferronato (PSB) disse que esteve, no último sábado, no encontro regional do partido, em que foi lançada a pré-candidatura do ex-deputado Beto Albuquerque ao governo do Estado. “Compreendo que cada governador deixou a sua contribuição, mas é hora de seguirmos novos caminhos, com conquistas no presente e não no passado. Estamos abertos ao diálogo e é para frente que se anda. A Educação é o pilar para o desenvolvimento do estado”, salientou. Lembrou ainda que Albuquerque disputou recentemente vaga para o Senado e que também foi candidato a vice-presidente, na chapa de Marina Silva, que substituiu a Eduardo Campos, quando este faleceu num acidente aéreo em São Paulo. (GS)

MILITARES - Mônica Leal (PP) se disse surpresa com a postagem nas redes sociais, feita pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT), em que, segundo a vereadora, ele alega: “uma das coisas mais nojentas, essa cultura de privilégios que envolve a chamada família militar no Brasil com incursões em escolas pagas com dinheiro público”. Mônica disse que tem orgulho de ser filha de militar e que o Exército já fez e continua fazendo pelo Brasil muitas coisas, diferente de muitos partidos. “O Exército Brasileiro transmite princípios éticos, morais, ensinados a quem prestar o serviço ou estiver num colégio militar, e exercem diversas funções sociais para garantir a paz e a segurança”, ratificou. Ela citou ainda algumas participações dos militares, como campanhas do agasalho, doação de sangue, ações em áreas afetadas por alagamentos e também na vacinação. “O senhor não tem o menor conhecimento do que faz o Exército pelo Brasil, lhe recomendo leitura, deputado”, concluiu. (GS)

ANIMAIS – Lourdes Sprenger (MDB) disse que há 20 mil cães e 5 mil gatos de rua em Porto Alegre e que é preciso recursos para castração, controle populacional, campanhas de educação e responsabilização das pessoas que cometem crime de maus-tratos, porque a legislação prevê reclusão de dois a cinco anos a quem for condenado, e muitos casos podem ser detectados por câmeras de vigilância. Destacou o trabalho conjunto do Gabinete da Causa Animal com a associação de animais de pequeno porte, com atendimentos a quem tem Bolsa Família, NIS e ganha até três salários mínimos. Ressaltou também a “conquista de 80 mil castrações para este ano, assim como o envio de recursos através de emendas impositivas à causa animal”. E salientou o “edital para entidades e protetoras que queiram participar do Brechó da Redenção, com direito a atendimento na Unidade de Saúde Animal”. (GS)

PRIVILÉGIOS - Laura Sito (PT) disse que é contrária a privilégios dos militares, como o acúmulo de salários. "São 15 estatais onde oficiais acumulam salários, o que de fato é uma vergonha." A vereadora também falou sobre a Carris, lembrando que, enquanto os parlamentares estão em sessão, os trabalhadores da empresa estão em uma forte mobilização contrária ao projeto que está na Câmara. "Novamente o governo encaminha em direção contrária ao que a cidade precisa. É preciso debater a qualidade e a segurança do transporte de passageiros." Destacou ainda que há projeto sobre as isenções da tarifa tramitando na Câmara. (GA)

 

VERDE - Professor Cláudio Franzen (PSDB) falou sobre os conhecimentos compartilhados na tribuna hoje por colegas vereadores e fez um pronunciamento alusivo ao Setembro Verde. "Fiz uma live com uma profissional de educação física que foi transplantada de pulmão e hoje é campeã de corrida. Temos que destacar a importância do transplante e da possibilidade de doar órgãos em vida para pessoas que precisam de vida." Dia 27 de setembro é o dia para destacar a pauta e, no dia 26, haverá uma caminhada na Capital. O parlamentar cumprimentou os medalhistas paraolímpicos que "com a força de vontade conseguiram mostrar que o ser humano é a coisa mais importante que existe". (GA)

 

VACINA - Mônica Leal (PP) falou sobre o avanço da vacinação em Porto Alegre, com o crescimento dos números de doses aplicadas e a sequência de faixa de idades. "Graças ao trabalho sério e comprometido da Secretaria Municipal da Saúde e do prefeito Sebastião Melo por priorizar essa questão na Capital." Falou que Porto Alegre adota novas estratégias para atrair o público jovem, que precisa de estímulo e de valorização, além do compromisso coletivo pelo bem de todos. Comentou ainda sobre o lançamento do "rolé da vacina", com uma série de ações para incentivar os jovens a se vacinar, além de unidades móveis que vão até a comunidade e já realizaram a vacinação de 12 mil pessoas. A parlamentar salientou que há uma parceria da prefeitura com a empresa Tem Bici, com duas viagens gratuitas para aqueles que forem se vacinar de bicicleta, também como forma de incentivo à vacinação. (GA)

 

VACINAÇÃO - Pablo Melo (MDB) falou sobre os diferentes posicionamentos políticos que são debatidos na Câmara Municipal, em alusão à coluna do jornalista Paulo Germano publicada hoje. "Respeito todas as posições políticas, da oposição à situação. Mas todos sabemos que não foi uma intervenção divina que fez com que os números de óbitos e taxas de ocupações tenham caído drasticamente, mas sim o avanço da vacinação que está trazendo estes benefícios para uma retomada de normalidade na nossa sociedade. Respeito a posição dos vereadores da base, mas isso não quer dizer que concordamos em tudo." O vereador finalizou salientando que o caminho para combater a pandemia é a vacinação. (GA)

Texto

Elisandra Borba (reg.prof. 15448)
Glei Soares (reg. prof. 8577)
Grazielle Araujo (reg.prof. 12855)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)