Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Movimentação de plenário. Presidente Idenir Cecchim e vereador Claudio Janta.
Movimentação em Plenário nesta quarta-feira (Foto: Cristina Beck/CMPA)

Na sessão plenária de hoje (15/6) da Câmara Municipal, vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos em seus discursos de Lideranças:

CONCORRÊNCIA - Pedro Ruas (PSOL) afirmou que ouviu com atenção a colocação do vereador Felipe Camozzato (Novo) e disse que tinha acabado de voltar do evento Cozinha Solidária, comida gratuita para a população da Capital, e que não viu nenhum membro do partido Novo no evento. Segundo Ruas, se empresas gigantes tomarem o mercado, eles irão acabar com a concorrência dos menores.

MENTIRA - Leonel Radde (PT) criticou projeto de lei que tramita na Casa com o objetivo de aumentar a área construída de grandes empreendimentos em determinadas regiões de Porto Alegre, gerando, a longo prazo, segundo ele, o aumento dos preços na região. Também falou que foi acusado de chamar a vereadora Fernanda Barth (PSC) de mentirosa e que ela acionou a Comissão de Ética da Casa contra ele por isso. “Eu vou provar que ela é mentirosa.”

CONSIDERAÇÂO - Jessé Sangalli (CIDADANIA) comentou o projeto dos hipermercados, que foi priorizado para votação. Disse que os autores se sentiram desprestigiados, pois as suas opiniões não foram levadas em conta no momento da priorização. De acordo com Sangalli, existe uma discussão, do ponto de vista ideológico e de pressão de grupos de interesse.

AUTISMO - Claudio Janta (SD) destacou a sanção de duas leis, uma que cria o Centro do Diagnóstico do Autismo (que será localizado no Postão IAPI) e outra que cria o Centro de Referência do Autismo, que ficará na Avenida Bento Gonçalves, onde crianças de até 12 anos serão tratadas. Ele afirmou que estas são políticas necessárias e relevantes para a cidade de Porto Alegre.

PROJETO - Aldacir Oliboni (PT) também tratou do projeto de lei dos hipermercados. Ele disse que privilegiar grandes redes pode abrir vagas de trabalho, porém, ao custo das vagas dos minis e médios mercados, geralmente familiares. O parlamentar diz que respeita a iniciativa, mas que o PL não pode só privilegiar as empresas de grande porte. 

CRÍTICA - Felipe Camozzato (NOVO) criticou a proibição da instalação de hipermercados na cidade. Acredita que é um debate importante para a cidade e que tal proibição contibui para a Capital ter a cesta básica mais cara do país. Segundo o vereador, mais concorrência resulta em menores preços ao consumidor. “Quando nós mantemos uma restrição à concorrência no varejo alimentício, estamos dizendo ao porto-alegrense que ele não pode ter acesso a produtos mais baratos.”

COERÊNCIA - Márcio Bins Ely (PDT) falou da votação de projetos e pediu respeito à opinião daqueles que por ventura querem dar sua contribuição para a cidade. O vereador também pediu coerência na votação dos projetos. “O bom debate sempre contribui para o amadurecimento das ideias. Se for bom para a cidade, tenho certeza que este coletivo vai acertar na decisão, a favor ou não dos grandes mercados nos bairros.”

SUICÍDIO - Moisés Barboza (PSDB) pediu colaboração aos colegas para debater o problema do alto índice de suicídios na Capital. O vereador também comentou sobre o livro do autor José Francisco Alves, que fala sobre as esculturas públicas e a questão cultural de Porto Alegre.

CONTROLE - Lourdes Sprenger (MDB) comentou sobre o controle populacional de animais na Capital e sobre a procura para resgate e atendimento de animais abandonados e em situações de maus-tratos. A vereadora elogiou a ampliação da descentralização de castrações em clínicas conveniadas e agradeceu à Prefeitura pela ajuda no combate ao abandono.

Texto

Josué Garcia/ Eduarda Burguez
(estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)