Sessão ordinária / Lideranças
Aldacir Oliboni (PT) (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA - Uso público, resguardado o crédito) Hamilton Sossmeier (PODE) (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA - Uso público, resguardado o crédito)
No período de Lideranças da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre desta quarta-feira (16/4), os parlamentares da Capital abordaram os seguintes tópicos:
SOLIDARIEDADE - Vera Armando (PP) discursou sobre o Educandário São João Batista: “Mais de 150 crianças e adolescentes com deficiências múltiplas, filhos de famílias humildes, recebem ali atendimento digno, médico, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicopedagogia, atendimentos especiais, muitas vezes inacessíveis fora do educandário, e lá são recebidos com carinho, respeito e dignidade”. Entregou aos parlamentares cartões feitos pelas crianças atendidas pela entidade, presente simbólico de Páscoa e lembrete de que a organização precisa de recursos para manter seu funcionamento. (BPA)
ANTISSEMITISMO - Hamilton Sossmeier (PODE) repercutiu a coluna de Rodrigo Lopes no jornal Zero Hora acerca do aumento de casos de antissemitismo em 2024: “Quero deixar meu repúdio claro e firme a essa prática absurda e inaceitável que insiste em tentar se esconder em meio à sociedade. O povo judeu é um povo que carrega uma história de fé e resiliência e tem contribuição incalculável para o desenvolvimento da sociedade.” (LP)
DENÚNCIA - Natasha Ferreira (PT) relatou ter recebido uma ameaça de morte e afirmou: “Sabemos que a violência tem crescido na política, especialmente depois de 2018, quando se legitima uma frente de ódio às mulheres, às pessoas negras e às parlamentares travestis e transexuais”. Ressaltou que este “é o grupo mais vulnerável, nós temos três vezes mais ameaças”. Afirmou que todo comentário de ódio e ameaça será devidamente denunciado e pediu reforço na segurança aos parlamentares na Casa. (BPA)
VIA SACRA - Aldacir Oliboni (PT) divulgou a Via Sacra do Morro da Cruz, ato religioso que ocorrerá nesta Sexta-feira Santa na Paróquia São José do Murialdo. “Fiz 43 anos a Via Sacra do Morro da Cruz como protagonista e mais um ano como apóstolo. Nesse tempo todo, a gente pôde ter a enorme satisfação de trazer em peça teatral a Porto Alegre um acontecimento que mexeu com a face da humanidade e que traz uma mensagem de esperança, paz e fim dos conflitos.” (LP)
BOLSONARO - Mariana Lescano (PP) defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro de comentários que o acusam de fraudar o atentado sofrido em 2018. “Seria muito mais fácil ter colocado milhões para contar mentiras, ele poderia ter deixado que a corrupção histórica desse país continuasse solta. Ele poderia alimentá-la dia a dia, mas optou por não fazer isso e por enfrentar o sistema”, afirmou. (BPA)
ATENTADO - Coronel Ustra (PL) complementou a fala da vereadora Mariana Lescano relembrando a sua própria experiência pessoal na segurança do ex-presidente. “Andando com o presidente Bolsonaro pelo país inteiro, chefiando a sua equipe de segurança em diversos locais, tive a oportunidade de organizar o primeiro retorno dele ao local da facada, no centro de Juiz de Fora. Realizamos um grande aparato de segurança nesta oportunidade, contando com o apoio dos agentes do Gabinete de Segurança Institucional.” (LP)