Sessão Ordinária / Lideranças
No período de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (09/10), os vereadores e as vereadoras de Porto Alegre pautaram os seguintes tópicos:
RESULTADOS - Jonas Reis (PT) agradeceu os votos e a confiança depositados em seu partido durante as eleições. “Queremos agradecer imensamente a todos e todas e brindar a todos e todas colegas que ingressarão aqui e farão parte desta luta coletiva por direitos”. Relembrou o escândalo de corrupção na Secretaria de Educação e denunciou o abandono da cidade por parte da atual Prefeitura. Saudou a eleição da primeira travesti para a Câmara Municipal e questionou a quantidade de votos recebidos por vereadores com influência digital. (TP)
AGRADECIMENTOS - Claudio Janta (Solidariedade) expressou gratidão aos votos de seus eleitores e desejou que os vereadores eleitos deem continuidade a luta pela inclusão e diversidade em Porto Alegre. “Viemos aqui agradecer os votos que nosso partido fez e a campanha bonita que foi feita pelos nossos candidatos. Nós, que tivemos recursos muito modestos, fizemos uma campanha com muito amor, muita dedicação, muita proposta e andando nos bairros, nas vilas, nas praças, nos parques, para dizer que Porto Alegre tem que avançar mais na inclusão, avançar mais na entrega de políticas públicas que nós aprovamos aqui nessa Casa”. (RR)
REPRESENTATIVIDADE - Pedro Ruas homenageou as primeiras vereadoras travestis eleitas em Porto Alegre, Atena Roveda (PSOL) e Natasha Ferreira (PT). “Quero dizer a vocês que a Câmara cresce muito com a presença de vocês, que formam com o vereador Giovani Culau a bancada LGBT+ da Casa, mas vocês duas formam individualmente a primeira bancada trans da Câmara. Em nome do PSOL, damos as boas-vindas sabendo que farão, já fizeram nessa eleição e farão ainda mais história”. (LP)
ELEIÇÕES - Airto Ferronato (PSB) cumprimentou os colegas do Legislativo que foram reeleitos e aos novos vereadores que devem assumir seus postos no ano seguinte. Ele também aproveitou para relembrar seu mandato e agradecer aos eleitores que apoiaram sua candidatura, após não se reeleger. “E não é despedida não, porque nós vamos voltar em breve. Foi uma caminhada de 35 anos que se chegou, se voltou. Votamos sim e não, tivemos algumas críticas por voto, mas isso faz parte do nosso jogo”, afirmou. (BPA)
SAÚDE - Tanise Sabino (MDB) saudou a população que lhe confiou o voto e comemorou a votação feita pelo candidato Sebastião Melo (MDB), ressaltando o trabalho realizado no âmbito da saúde mental em Porto Alegre. “Vamos seguir em frente com muito trabalho. Estou muito animada para continuar lutando para uma saúde mental para todos nós”. (TP)
PARTIDÁRIO - Tiago Albrecht (Novo) discorreu sobre as conquistas de seu partido em 2024 e o desempenho de votos de seu colega Ramiro Rosário (Novo), que ficou entre os vereadores mais votados da cidade. “Nós do Novo estamos felizes, porque quase dobramos 50% dos nossos votos, faltaram apenas 330 para tal. Independente disso tudo, a nominata do Novo esteve na vila, no Parcão, na Encol e na porteira do prédio. O Novo segue trabalhando em Brasília e o melhor deputado do Brasil, Marcel Van Hattem, acaba de aprovar o seu relatório a respeito da limitação dos poderes individuais dos ministros da Suprema Corte”. (RR)
COMPROMISSO - Fernanda Barth (PL) relembrou e reafirmou o seu compromisso com seus eleitores e suas propostas eleitorais. “Gostaria de agradecer os mais de 7 mil votos que me conduziram ao meu segundo mandato, me considero uma novata na política e nessa escola que aprendemos todos os dias. Quero deixar muito claro a todos os que redobraram a sua confiança no meu trabalho e que depositaram em mim o seu voto, o compromisso que assumi no meu primeiro mandato”. (LP)
VOTAÇÕES - Conselheiro Marcelo (PSDB) comentou o resultado das eleições e aproveitou para agradecer aos eleitores que votaram em candidatos do PSDB e ao lider do partido, vereador Moisés Barbosa, por seu trabalho nas campanhas. “No Rio Grande do Sul, fomos a maior votação em números eleitorais, chegando a quase 64 mil votos na nossa legenda da federação”, disse. (BPA)
PREFEITURA - Aldacir Oliboni (PT) celebrou o aumento da bancada de esquerda na Câmara e criticou o atual prefeito. Relembrou os escândalos e casos suspeitos de corrupção sob a gestão de Sebastião Melo (MDB). Também listou problemas da cidade e criticou pontos do projeto do candidato à reeleição ao paço municipal, como a privatização do DMAE. “Este governo não dialoga com os mais pobres, não constrói creches, nem postos de saúde. A cidade está abandonada”. (TP)
LUTO - Vitória Cabreira (PCdoB), representando a vereadora Biga Pereira (PCdoB), justificou a ausência da parlamentar, que ocorreu em virtude do falecimento de seu irmão mais novo, Deniz. “Infelizmente, na madrugada de domingo para segunda, tivemos uma grande perda, principalmente para a vereadora Abigail, mas para todo o nosso mandato, porque Deniz era um grande ativista da cultura, ajudou o nosso mandato a construir diversos projetos e nos deixou de forma precoce e inesperada”. A parlamentar também parabenizou os vereadores eleitos da primeira bancada LGBT+ da Casa e incentivou a continuidade da luta pela diversidade no segundo turno das eleições para prefeito. (RR)
TRAJETÓRIA - Claudia Araújo (PSD) repercutiu os resultados das eleições municipais do último domingo e relembrou sua trajetória política. “Essa eleição foi difícil, com novos quadros e novas pessoas chegando nessa Casa, o que é bom, mas infelizmente alguns colegas que não alcançaram o objetivo, que seguiram trabalhando pela gestão e pelo que acreditam. Nunca imaginei estar aqui numa Casa Legislativa, eu vendi roupas por mais de 30 anos, fui comerciante e sei as dores de ser do comércio e de não saber às vezes o que fazer no dia seguinte. Pelo meu projeto social, que me trouxe até aqui como vereadora, pude ajudar pessoas, independente de quem elas sejam ou em quem elas votem”. (LP)
MANDATO - Márcio Bins Ely (PDT) afirmou que as eleições foram muito “duras”, por terem acontecido tão próximas à calamidade no Estado, após as cheias de maio. Ele agradeceu aos eleitores por confiarem seus votos em seu mandato e também se comprometeu com os futuros planos para a cidade, afirmando que o anos seguintes devem ter foco na questão das enchentes. “Essa será certamente uma pauta que vai estar em debate na próxima legislatura, a questão da proteção da cidade contra as cheias”. Finalizou fazendo menção sobre a importância do mês da conscientização sobre o câncer de mama, Outubro Rosa. (BPA)
ORÇAMENTO - Idenir Cecchim (MDB) falou sobre a importância da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a necessidade de uma articulação entre a oposição e a situação para não inviabilizar o encaminhamento. “A LDO não é uma discussão ideológica, é orçamentária. Peço a colaboração de todos para que façamos uma votação mais rápida, para que não precisemos passar a madrugada aqui”. (TP)
REELEIÇÃO - Hamilton Sossmeier (PODE) lamentou a alta abstenção nas eleições municipais de Porto Alegre e agradeceu aos seus eleitores que, por meio dos votos de confiança em sua ética e propostas, possibilitaram sua reeleição. “Em primeiro lugar, agradeço a Deus pela reeleição, parabenizo os eleitos e aqueles que não se elegeram mas se empenharam e fizeram parte do processo democrático. Lamento muito as abstenções, entendo que precisa ser mais conscientizado as pessoas de fazer seu voto. Nesses próximos quatro anos, que possamos aqui nessa Câmara estar honrando cada voto, dessas 4.053 pessoas que nos deram sua confiança”. (RR)