Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

  • Vereadora Fernanda Barth
    Fernanda Barth (PSC) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)
  • Vereador Cassiá Carpes
    Cassiá Carpes (PP) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Na sessão plenária de hoje (1/6), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos em seus discursos de Lideranças (ouça na Rádio Câmara a íntegra das manifestações):

ÉTICA - Cassiá Carpes (PP) agradeceu aos colegas por ter sido escolhido presidente da Comissão de Ética e pediu que os parlamentares tenham, a partir de agora, um comportamento respeitável com os colegas e com o Plenário. "A discussão política é muito bem-vinda, mas não podemos ir para o lado pessoal”. Segundo o vereador, os casos encaminhados à Comissão de Ética já estão sendo averiguados.

DÚVIDAS - Alexandre Bobadra (PL) criticou o ato de pré-lançamento da candidatura do ex-presidente Lula em Porto Alegre nesta quarta-feira. Segundo o parlamentar, a solenidade gera aglomeração e a difusão da Covid-19. “Fico perguntando se eles estão usando máscara naquele ambiente ali? Quem é que está financiando aquele ambiente ali? Quem está financiando o avião que desloca o ex-presidente?”

CONVITES - Felipe Gaspar (PDT) fez um convite para a entrega do título de Cidadão de Porto Alegre a Ciro Gomes no dia 8 junho, proposto pelo vereador Mauro Zacher (PDT). "Ciro vem discutindo o Brasil de forma exaustiva com todos os que estão dispostos a discutir o Brasil." Falando de educação, lamentou que o RS tenha o dobro da evasão escolar registrada nacionalmente e lembrou que o PDT tem um projeto para a educação, como a escola de tempo integral.

CRÍTICA - Fernanda Barth (PSC) criticou a presença do ex-presidente Lula em um evento fechado em Porto Alegre, assim como a ausência da esquerda no Plenário, que o estava recepcionando na Capital. Falou também sobre como o grupo político favorável a Lula culpa o presidente Jair Bolsonaro pela inflação, apesar de terem sido eles (a esquerda) os partidários do lockdown no início da pandemia.

Texto

Eduarda Burguez/ Lucas Zanella / Josué Garcia
(estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)