Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

  • Movimentação de plenário. Na tribuna, a vereadora Karen Santos.
    Karen Santos (PSOL) (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na tribuna, a vereadora Psicóloga Tanise Sabino.
    Psicóloga Tanise Sabino (PRD) (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Nos discursos de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (7/2), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram sobre os seguintes temas:

ELEIÇÕES - Márcio Bins Ely (PDT) falou sobre as eleições dos novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), que aconteceram na Região de Planejamento 8 do município, nesta terça-feira (6/2). Ele reforçou a importância da participação popular nas votações, em especial na região 8, que registrou mais de 1,5 mil votos. “A gente quer cumprimentar o envolvimento da cidade com este debate a respeito do desenvolvimento urbano, da qualificação dos espaços urbanos e em especial da qualificação dos espaços urbanos de uso coletivo.” (BPA)

ZELADORIA - Adeli Sell (PT) falou sobre questões de zeladoria do bairro Sarandi, que apresenta postes em risco de queda, árvores que dificultam a passagem do transporte público, lixo e restos de podas nas vias públicas, além de problemas com alagamentos na região. “Pela defesa de Porto Alegre, pelo respeito à dignidade da pessoa humana, para que a gente restaure o que foi danificado, fiz esse tour e continuarei fazendo todos os dias se necessário.” (LP)

MOBILIDADE - Karen Santos (PSOL) mencionou que está para ser votado requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero no transporte coletivo em Porto Alegre. Segundo a vereadora, esta é uma solução para a crise da mobilidade urbana que a capital gaúcha enfrenta. “Estão sendo subsidiados por ano quase R$ 100 milhões para que não haja o aumento da passagem de ônibus, sem nenhum tipo de contrapartida na melhora da qualificação da oferta do serviço. É possível e é necessário que Porto Alegre se aproprie desta discussão.” (RR)

HOMENAGEM - Psicóloga Tanise Sabino (PRD) parabenizou a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em seu aniversário de 100 anos. Ela também relembrou o evento de concessão de Medalha de Mérito Farroupilha, que ocorreu ontem na Assembleia Legislativa do Estado, para o pastor Geraldino Silva, presidente da Convenção dos Pastores da Assembleia de Deus no RS. (BPA)

AGILIDADE - Cassiá Carpes (PP) cobrou maior agilidade do Parlamento e sugeriu que propostas de títulos, premiações, requerimentos e moções sejam discutidas nas sessões de quinta-feira da Câmara Municipal, e que questões técnicas sejam debatidas e votadas nos demais dias de sessão. “Essa Casa deve ser mais ágil esse ano e isso depende muito do presidente. Quero sugerir que as questões de moção, requerimento, prêmios, passem para quinta-feira. Tudo que não for projeto de natureza para debate técnico na Casa, para que possamos fazer projetos e votar segunda e quarta-feira como prioridade.” (LP) 

DENGUE - Biga Pereira (PcdoB) fez um apelo para que a Casa se aproprie com caráter de urgência da pauta do avanço da dengue em Porto Alegre. “Precisamos de ações educativas e vigilância epidemiológica para o monitoramento para as áreas de risco. O controle do vetor de manutenção nas áreas públicas se complementa com o envolvimento ativo das nossas comunidades. A prevenção eficaz faz com que a abordagem integrada do Poder Público e da comunidade nos ajude a enfrentar e superar esta emergência.” (RR)

CRÍTICA - Pedro Ruas (PSOL) condenou a venda da CEEE para a Equatorial Energia em leilão promovido em 2021 pelo governador Eduardo Leite. Em seu discurso, citou o descaso da empresa privada com a população, que ficou sem energia por conta dos eventos climáticos que acometeram a cidade. “A CEEE era um símbolo do estado, era símbolo daquilo que funcionava. O que o governo de Eduardo Leite fez é um crime.” (BPA)

OBRAS - Lourdes Sprenger (MDB) destacou sua participação no evento de entrega do lago revitalizado no Parque Moinhos de Vento (Parcão), o qual contou com um processo de recuperação, desassoreamento e paisagismo. A vereadora explicou que a obra foi realizada pela Prefeitura de Porto Alegre em parceria com os adotantes do parque. (LP)

CPI - Cláudia Araújo (PSD) relembrou que fez o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a empresa Equatorial Energia e reforçou que o requerimento da CPI foi protocolado com intuito de melhorar a resolução de problemas em casos de temporais no município futuramente. “É de responsabilidade do município sim, porque o município é o maior cliente da Equatorial no estado. Nós como vereadores, temos a obrigação de fiscalizar o serviço mal feito dentro da nossa cidade.” (BPA)

PRIVATIZAÇÃO - Tiago Albrecht (NOVO) celebrou a concessão do Cais Mauá, que abriga armazéns e docas do porto no Centro Histórico de Porto Alegre. Para o vereador, a mudança será positiva, pois haverá reformas na estrutura do local. “Não será apenas uma obra histórica: será uma mudança de paradigma e de mentalidade na nossa cidade. Gostaria de parabenizar o governador Eduardo Leite, o prefeito Sebastião Melo e esta Casa, que, com as votações feitas, aumentou o potencial construtivo, fazendo com que o empreendimento ‘pegasse preço’ e fosse atrativo para trazer empresas para este processo.” (RR)

Texto

Brenda Andrade, Laura Paim e Renata Rosa (estagiárias de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)