Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Vereadora Reginete Bispo na tribuna.
    Vereadora Reginete Bispo (PT)
  • Vereadora Fernanda Barth na tribuna.
    Vereadora Fernanda Barth (PRTB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante o período destinado às comunicações de Lideranças, na sessão ordinária desta quarta-feira (5/5), os vereadores fizeram as seguintes manifestações:

RACISMO - Reginete Bispo (PT) salientou que a campanha de conscientização sobre o uso de máscara e distanciamento social contra a Covid-19, do governo municipal, reproduz o racismo estrutural presente na sociedade. Disse que foram utilizados dois mascotes na peça publicitária, o Sacy e o Mosqueteiro, representando os clubes Internacional e Grêmio, respectivamente. “A discriminação fica evidenciada quando a peça utiliza o Sacy, de pele negra, como exemplo de vetor e transmissor da doença”.  Salientou que a comunidade negra, que vive na periferia e tem acesso precário aos serviços públicos, é a mais atingida, pela fome e desemprego. Segundo a vereadora, a campanha reforça estereótipos raciais que devem ser combatidos e solicitou que a campanha seja retirada de circulação. (GS)

REPRESENTATIVIDADE - Jessé Sangalli (Cidadania) disse que um terço das pessoas que trabalham em Porto Alegre moram em outras cidades da região metropolitana e que é preciso ter atenção para essas pessoas que não encontram representatividade na Capital. “Os nossos eleitores nos demandam situações de Porto Alegre, e os demais, mesmo não sendo daqui, utilizam os serviços da cidade.” Ele entende que não há ato discriminatório e nem racista na peça de campanha da prefeitura sobre o combate ao coronavírus. Destacou que a luta contra o racismo é importante, mas que não deve ser banalizada, “e o que está sendo mostrado é o uso correto de máscara para proteger quem está perto de nós”, finalizou. (GS)

LIDERANÇAS - Bruna Rodrigues (PCdoB) lembrou o início da sua trajetória como militante na periferia da cidade e ressaltou o Dia do Líder Comunitário. Saudou as lideranças comunitárias, organizadas a partir da sociedade civil, que se colocaram na linha de frente da campanha de solidariedade e que fazem a diferença na comunidade em que atuam, em meio à pandemia. “São as lideranças comunitárias, que defendem a vida, que lutam contra a fome e que apontam para os governos o caminho que a gente precisa seguir.” Ressaltou que o homem branco não deve dizer ao povo negro o que é, ou não, racismo porque não sabe o que é discriminação, como não conseguir emprego por ser discriminado pela cor da pele. (GS) 

REPASSES - Giovane Byl (PTB) comentou o PLL 139/21, que, segundo ele, garante a manutenção do repasse do município para as entidades conveniadas com a prefeitura. Lembrou que, como foi acordado na reunião de Líderes, a proposição passará pela comissão conjunta na próxima semana. Falou da importância da segurança jurídica às entidades que prestam serviços, em parceria com o município, na educação infantil e vinculadas com a Fasc, e que receberam neste mês 70% de repasse do Executivo, comprometendo a folha de pagamento das instituições conveniadas. (GS)

EDUCAÇÃO – Mariana Pimentel (Novo) parabenizou a atuação do prefeito Sebastião Melo e da secretária de Educação Janaina Audino no que se refere ao retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino. “Eles estão sendo incansáveis para garantir o direito à educação. Fui eleita para garantir que cada criança tenha a possibilidade de desenvolver sua plena capacidade como indivíduo. A nossa rede municipal está retornando com maestria, muita seriedade e seguindo os protocolos. Temos um pacto com cada criança ao garantir a educação para todos e não para garantir que falas falaciosas por parte de alguns, que querem a polarização na área, impeçam esse direito que é garantido na Constituição.” (BMB)

GREVE – Ao reforçar que lugar de criança é na escola, Mônica Leal (PP) fez um apelo aos professores da rede pública para que não entrem em greve. “Hoje, a juíza Cristina Marquesan da Silva indeferiu pedido de várias entidades que reivindicavam a suspensão das aulas em todo o Estado. O prefeito tem sido incansável nessa causa de trazer as crianças de volta para as aulas presenciais. Disponibilizou teste de covid-19 de 21 em 21 dias. Também sabemos que a vacinação tem que ocorrer mais rápido. Faço um apelo para que não entrem em greve e se coloquem no lugar das mulheres que são chefes de família, que precisam trabalhar e necessitam ter seus filhos em segurança. Lembrem que a vida de uma criança é muito importante, e isso se sobrepõe a políticas e ideologias partidárias.” (BMB)

DESENVOLVIMENTO – Fernanda Barth (PRTB) fez um relato de reuniões com pessoas ligadas ao governo e a empresas sobre iniciativas que estarão promovendo o desenvolvimento da Capital em diversas áreas, além do resgate da confiança na cidade e da autoestima das pessoas. “Estou muito satisfeita de ver que estamos entrando na geração de riqueza, oportunidades de emprego e renda para jovens, desenvolvimento da cidade e a atenção à área rural, que tanto precisa de ajuda. No Instituto Caldeira, vi oportunidades de inovação, tecnologia, startups e troca de conhecimento com universidades do mundo. No empreendimento da Multiplan, teremos um espaço maravilhoso que vai ser entregue à população. O projeto do Embarcadero também será revolucionário à beira do Guaíba.” (BMB)

TRANSPORTE – Mauro Pinheiro (PL) lembrou que as escolas públicas podem receber vereadores de qualquer partido. Destacou, ainda, sua preocupação com a pauta do transporte público na cidade. “Fico feliz que as escolas estão voltando, mas precisamos nos preocupar e enfrentar a questão do transporte público. Ou o governo vai continuar subsidiando para ter a passagem mais barata ou precisamos rever todo o sistema de transporte (questão dos cobradores, parte eletrônica, composição da passagem, direitos) para prestar um bom serviço à população de Porto Alegre.” O parlamentar lembrou, ainda, que esse subsídio representa milhões de reais que deixam de ir para a educação, segurança e saúde e que a discussão da Carris precisa ser revista. (BMB)

AMARELO - Lourdes Sprenger (MDB) tratou do Maio Amarelo e da importância de se conscientizar a população a respeito do problema relativo aos animais que são acidentados nas vias e nas estradas. “São quase 20 animais acidentados a cada  segundo, e isso pode levar à extinção de alguns deles. Somando à caça, muitas espécies são eliminadas”, explica Lourdes. Ela observou que um animal de pequeno ou grande porte numa via pode levar muitas pessoas a óbito. E ressaltou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) precisa fazer mais túneis nas estradas, a fim de proteger os animais silvestres. E por fim agradeceu a aprovação do projeto de sua autoria que trata da responsabilidade dos comerciantes na entrada ou não de animais em lojas e shoppings. (PB)

ESCOLAS I - Idenir Cecchim (MDB) fez uma homenagem e um reconhecimento ao prefeito Sebastião Melo por levar as crianças para as escolas da Capital. “Hoje a juíza Cristina Marchesan, da 1ª Vara da fazenda Pública, reconheceu que lugar de criança é na escola, sempre com os devidos cuidados, para que as mães possam trabalhar, sabendo que essas crianças estão em um lugar seguro.” E reforçou que  Melo, primeiramente, cuidou da ampliação dos leitos na Capital. “Quando se elevou a questão da pandemia, providenciou leito para não faltar internação”, finalizou o vereador. (PB)

CORRUPÇÃO - Ramiro Rosário (PSDB) fez convite a todos os vereadores para que participem nesta quinta-feira (6/5), às 10h, no Paço Municipal, do ato de sanção do projeto de sua autoria conhecido como ‘pacote contra a corrupção’ e que agora será sancionado na sua integralidade. “O pacote traz o que há de mais moderno no nosso país para combater irregularidades e também regulamenta a lei de regulação. Assim teremos a clareza dos processos administrativos desde a fiscalização de obras e serviços e do planejamento de empreitadas.” Conforme Rosário, a prefeitura terá que se manifestar explicando como fará a obra dentro de dez anos. Também traz benefícios da fiscalização com novas tecnologias e não ficará mais a cargo do gestor, pois agora será regido por lei. (PB)

ESCOLAS II - Comandante Nádia (DEM) também parabenizou a juíza Cristina Marchesan, que garantiu o retorno das aulas presenciais. “Temos proximidade muito grande com o atual governo, que tem feito o seu melhor para manter as escolas abertas. Conhecemos a realidade das ruas, vemos as crianças em lugares que são inadequados, nossos adolescentes podiam ser cooptados para a marginalização." A vereadora diz que o município tem professores que são muito bons e que podem passar conhecimento, com as escolas limpas sendo um lugar seguro para todos os alunos. “Nas ruas não há segurança para elas, e de segurança eu entendo.” E parabenizou também as diretoras que organizaram as suas escolas e fizeram reunião com as professoras e reconhece esse empenho. (PB)

DESCASO - Pedro Ruas (PSOL) comentou declarações do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta na CPI do Covid, que demonstrariam o descaso do presidente Bolsonaro e sua negação à vacinação, distanciamento social, uso de máscara e outras medidas para o combate da pandemia. Segundo ele, em Porto Alegre, o prefeito segue a mesma linha e, apesar da autorização para compra de vacinas, sequer pressiona o governo federal. Lamentou a situação enfrentada pela população da cidade, de se aglomerar nos postos de saúde em busca da segunda dose, em atraso por falta do imunizante, e referiu-se à fila de veículos no drive thru da PUC, onde se encontrava: “Chega quase a Viamão”. Segundo ele, no posto Santa Marta, no Centro, "tenho informações que a fila já dá quatro voltas no quarteirão”. (MG)

CONDOLÊNCIAS - Alexandre Bobadra (PSL) manifestou condolências pelo assassinato de duas educadoras e três crianças em uma escola infantil de Santa Catarina na terça-feira (4/5). Disse que, se o regramento para o porte de arma tivesse avançado, talvez houvesse um segurança armado que defendesse a vida dessas pessoas. Sobre a publicidade da prefeitura usando as mascotes da dupla grenal, afirmou que esse uso é histórico no futebol brasileiro e disse concordar com o colega Jessé Sangalli (Cidadania) de que não se deve banalizar o preconceito. Para ele, a matéria prestigia os clubes em uma campanha educativa. Bobadra ainda lembrou a passagem do dia 5 de maio, data que homenageia a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e os pracinhas que lutaram pelo Brasil na Segunda Guerra. (MG)

VIOLÊNCIA - Matheus Gomes (PSOL) falou da “situação crítica” na Colômbia; da repressão às manifestações da população contra reformas anunciadas do presidente Ivan Duque. Disse que a Colômbia, atualmente, é o país que mais assassina a quem defende direitos humanos e denunciou atos de violência agravados nos últimos dias. Ao citar a frase “quando um presidente se torna mais perigoso que um vírus é justo que a população vá às ruas”, se reportou à situação brasileira, especialmente no período da pandemia, que “começa a ser desmascarada” na CPI da Covid. Por fim, criticou a comunicação da prefeitura, desde a peça sobre medicações de eficácia não comprovadas, em janeiro, aos atuais equívocos que geram filas desnecessárias em postos de saúde; e a materiais que não levam em conta o racismo. (MG)

PERIFERIAS - Cláudio Janta (SD) afirmou que, ao invés de pautar a sessão por algo que não existe, se referindo às falas de colegas vereadores de que materiais publicitários da prefeitura teriam cunho racista, o Legislativo deveria estar debatendo a reivindicação de vacinas para mais pessoas e categorias, como comerciários, taxistas e demais trabalhadores do transporte, da segurança e outros. Para ele, a propaganda utiliza as mascotes símbolo dos clubes de forma proporcional e educativa com a finalidade de orientar para o uso de máscara e distanciamento. Para Janta, o preconceito se dá pelo CEP, a quem vive nas periferias e não por cor ou raça. “Não cabe patrulha ideológica, ou vamos ter que mudar as lendas do país”, disse. (MG)

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)
Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)
Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)