Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

  • 19ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa Ordinária. Discussão e votação de vetos e projetos.
    19ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa Ordinária. Discussão e votação de vetos e projetos. (Foto: Elson Sempé Pedroso)
  • 19ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa Ordinária. Discussão e votação de vetos e projetos.
    19ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa Ordinária. Discussão e votação de vetos e projetos. (Foto: Elson Sempé Pedroso)

Na tarde desta quarta-feira (17/3), em sessão ordinária virtual, vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre fizeram os seguintes pronunciamentos em período de Liderança:

 

MEDICINA - Fernanda Barth (PRTB) utilizou seu tempo de fala para fazer uma breve leitura de um documento redigido por ela no qual encaminhou uma solicitação ao Conselho Regional de Medicina. Nele, pede esclarecimentos e uma posição oficial a respeito dos seguintes assuntos: prescrição da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19 e uma posição institucional frente a declarações de certos membros que, segundo ela, constrangeram médicos. (LMN)

 

COMPROMISSOS - Reginete Bispo (PT) saudou a bancada negra da Casa e disse que vem para somar por uma cidade menos machista e menos racista e voltada para os direitos humanos. “Disputei as eleições em um coletivo com cinco mulheres negras, pois acreditamos que a forma de fazer política com justiça e dignidade é pensando na coletividade.” Disse que, durante seu mandato, quer trabalhar por uma Porto Alegre que olhe para o seu povo, acolhendo imigrantes e refugiados, protegendo o meio ambiente, criando oportunidades e valorizando educação e cultura, especialmente as marginalizadas. “Temos um profundo compromisso de enfrentar de cabeça erguida a pandemia que já matou quase 300 mil pessoas no país. Enfrentar significa proteger as pessoas, defendendo o isolamento social e o lockdown nesse momento.” (LMN)

 

BONA GARCIA - Pedro Ruas (PSol) prestou homenagem a Bona Garcia, advogado e ex-guerrilheiro da Vanguarda Popular Revolucionária que faleceu na última sexta-feira. “Tive a honra de ser seu amigo pessoal e estar junto a ele em momentos muito importantes.” Disse que, durante o combate à ditadura militar, Bona Garcia foi preso, torturado e exilado. “Ele trouxe, da sua juventude, aquela inconformidade com a injustiça que nunca passou. Foi até o final como militante e guerreiro e mostrou para nós o que é de fato compromisso com o povo brasileiro. É um dos heróis do nosso estado.” Para concluir, falou sobre o agravamento brutal da pandemia e sobre a importância de exigirem para o executivo municipal a abertura de leitos, respeitando as ordens de isolamento da OMS. (LMN)

 

RESPONSABILIDADE - Jonas Reis (PT) disse que a classe política precisa assumir suas responsabilidades em um momento como esse. “Ontem computamos no Rio Grande do Sul 502 mortos, muito pela inoperância dos governos que não agem com energia e não olham para as vidas em primeiro lugar. A economia é feita por pessoas, por isso a bancada reitera: lockdown já!” Mencionou o fechamento de tendas de Covid em hospitais durante a noite, o que resulta em pacientes clínicos se misturando com pessoas sintomáticas em um saguão de hospital. “A única saída de longo prazo é a vacina.” Finalizou defendendo mais uma vez o lockdown e o auxílio emergencial, e lamentou a fala do prefeito Sebastião Melo, que disse que “sempre vai poder pôr mais alguém”, se referindo à superlotação dos hospitais. (LMN)

Texto

Lara Moeller Nunes (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)