Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

No período destinado a Lideranças, na tarde desta quarta-feira (30/3), na Câmara Municipal de Porto Alegre, os vereadores debateram o s seguintes assuntos:

UFRGS - Jussara Cony (PCdoB) registrou que participará, a partir das 16h30min, do ato público a ser realizado na sede da Universidade Federal do Rio Grande do Sul “em defesa da democracia e contra o golpe, seja qual a feição antidemocrática que a ele queiram atribuir”. Primeira funcionária emérita da UFRGS, a vereadora lembrou de sua atuação na Universidade.  “Sou filha da UFRGS. Nela fiz carreira e me formei farmacêutica. É um espaço de formação de homens e mulheres e formação de democracia e do debate político”. Destacando o papel das universidades na luta pela democratização do país, Jussara completou afirmando que “o impeachment é um instrumento legal, mas sem crime de responsabilidade, é golpe”. (PE)

DESPEDIDA - Monica Leal (PP) despediu-se do plenário, após três anos e três meses de atuação como vereadora. “Nesse período de convívio junto aos vereadores de meu partido, trabalhei pela força e união da bancada progressista, atuando no reforço à base do governo”.  Ela destacou que “considera a Câmara como sua segunda casa e que se orgulha em lutar pelo bem da cidade que tanto ama”. No encerramento, agradeceu ao convite para atuar na bancada do PP, afirmando que “a caminhada vale a pena e ainda tem muito a contribuir” e que deixa a Câmara “certa de que os colegas farão o melhor, priorizando o bem estar da população e a boa política”. (PE)

AGRADECIMENTO - Idenir Cecchim (PMDB) registrou agradecimento ao colega de bancada, Dr. Raul Fraga, pela sua atuação durante o mandato, substituindo o vereador Professor Garcia. “Nesses meses, ele portou-se como um irmão e representou o Professor Garcia, que, tenho certeza, terá um eterno reconhecimento pela sua postura, que honra a todos nós”. Cecchim saudou também a saída de seu partido da composição do governo federal. “Estou feliz porque o PMDB desembarcou do governo, e o Brasil todo apoiou o desembarque. O governo está por terminar, mas sempre é tempo de se fazer uma mudança de rumo.” Finalizando, disse que, “segundo declarações dos ministros do STF, não é golpe o impeachment e, se houver, será pela Constituição, que o PT não assinou.” (PE)

DESPEDIDA II - Séfora Gomes Mota (PSB) despediu-se da legislatura agradecendo aos colegas pelo tempo de trabalho na casa, pelo envolvimento e pelo acolhimento no novo partido. “Vida que segue. Neste tempo, saio com a gratidão e sentimento de dever cumprido, pois fiz tudo o que poderia fazer”. Emocionada, disse que “sai com o coração doído, mas com a certeza que estará presente na Casa no próximo ano”. Por fim, agradeceu ao povo gaúcho pelo acolhimento e salientou que “a caminhada está apenas no começo e que ainda há muito para trilhar”. (PE)

HOMENAGEM - João Bosco Vaz (PDT) saudou os vereadores suplentes da Câmara Municipal. "A política é feita pela persistência. Hoje, saúdo os colegas que estão de saída, pois em outros tempos, estive nesta posição também", disse. Bosco enfatizou que a persistência é a peça fundamental para trabalhar no campo político. "Sei o que é ser suplente. Por isso digo a vocês que não desistam nunca dos seus ideais. Conquistaram nesta Casa uma experiência que vale para a vida." O vereador destacou também a importância de compreender e filtrar críticas, para o crescimento profissional e pessoal. "As críticas fazem parte de qualquer ação que fizermos em nossas vidas. É necessário saber ouvir, mudar e crescer sempre." (CPA)

POLÍTICA - Tarciso Flecha Negra (PSD) parabenizou os colegas vereadores pelo trabalho exercido na Casa Legislativa. "Aprendi aqui, com pessoas maravilhosas, inúmeras coisas. Trilhei um caminho maravilhoso, e tenho certeza que estes colegas que hoje estão saindo aprenderam assim como eu." Flecha Negra ressaltou que, graças à política, pode formar uma nova linha de pensamento. "Quando queremos, nós podemos. Assim foi minha vida, tanto no futebol, quanto na política. E graças à minha profissão, hoje enxergo o mundo com outros olhos", disse. (CPA)

DEMOCRACIA - Adeli Sell (PT) falou sobre a venda de bebidas alcoólicas próximo ao Parcão. Segundo ele, é dever da Smic fiscalizar, multar e retirar, se necessário, práticas ilegais de comércio. "A Smic infelizmente abandonou os porto-alegrenses. A Rua da Praia é um exemplo onde não há leis a serem cumpridas." Adeli destacou ainda que a democracia é a principal arma da população brasileira e deve ser utilizada com inteligência. "Lutamos tanto para conquistarmos a democracia e hoje vejo que está tudo banal. As pessoas não entendem o real significado desta palavra." 

SAUDAÇÃO - Rodrigo Maroni (PCdoB) homenageou os vereadores suplentes. "Foi um privilégio trabalhar com pessoas tão inteligentes, legais e de bom coração", disse o vereador. Maroni destacou ainda que a relação entre os vereadores vai além de questões partidárias, mesmo que, muitas vezes, ocorram divergências de ideias. "Mais uma vez, digo que foi uma honra trabalhar com estas pessoas, ter aprendido e, de certa forma, ensinado algumas coisas também. O que fica é o carinho, o resto deixamos passar." (CPA)

PMDB - Sofia Cavedon (PT) cumprimentou os suplentes que se despediram da Câmara hoje, como Séfora Mota (PSB) e Mônica Leal (PP). Falou da saída do PMDB do governo federal e criticou documento Ponte para o Futuro, em que são explicados os motivos do desembarque: "Nossa avaliação, ao ler o documento, é de uma "ponte para o atraso" ". Por fim, alegou que pedido de impeachment é sim golpe, e justificou: "Sendo assim, outros políticos também deveriam sair". (AZ)

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
          Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
          Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)