Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Movimentação de plenário.
    Sessão teve participação semipresencial de vereadores e vereadoras (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Manifestações e movimentação durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira
    Vereadora Laura Sito (PT) presidiu o início da sessão desta quarta-feira (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Durante o período de Lideranças, na sessão ordinária semipresencial desta quarta-feira (15/9), os vereadores e vereadoras trataram dos seguintes temas:

 

FRANCESES - Pedro Ruas (PSOL) manifestou apoio aos metalúrgicos em Charqueadas. “Na unidade da Gerdau, há grande preocupação. O Sindicato dos Metalúrgicos está ocupando o local porque houve redução dos salários dos trabalhadores.” Apelidando de “Projeto dos Franceses”, Ruas citou projeto assinado por cinco vereadores e que propõe revogar a limitação de área máxima para novos estabelecimentos comerciais. “Temos legislação moderna que é referência para outras cidades. Buscamos em Buenos Aires este modelo”, cita, apontando que, se aprovado, “teremos o verdadeiro caos, uma tragédia atingindo o fechamento de minimercados”. Segundo o vereador, a população será prejudicada, pois minimercados produzem mais empregos por metro quadrado e são esses estabelecimentos que garantem a sobrevivência de boa parte da população”. (RF)

 

PROMESSAS - Jonas Reis (PT) disse que nosso país “vive o pior momento”, pois “os ladrões da pátria operam na nação contra o povo trabalhador”. Criticou a Reforma Administrativa, proposta pelo Governo Federal. Afirma que a Capital recolhe R$ 22 milhões por dia em impostos e “não entrega nada”. Criticou que há anos não há concursos para professores. Repudiou a fala do prefeito a respeito da Usina do Gasômetro, que deverá ser privatizada junto com a Eletrobras. “Não aceitaremos que o patrimônio cultural da cidade seja leiloado a preço de banana.” Jonas afirma que há incompetência do prefeito no transporte público. “Prometeram que a passagem não seria a mesma, mas os moradores de todos os bairros estão pagando o mesmo.” Segundo o petista, “a cidade está ausente de governabilidade, não produz nada novo, nove meses de incapacidade e ineficiência". (RF)

 

TARCISO - Cláudia Araújo (PSD) homenageou o ex-vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), já falecido, que estaria completando 70 anos. "Nascido em 15/09/1951, em São Geraldo-MG, veio para Porto Alegre com 22 anos, onde virou ídolo do Grêmio, que também faz aniversário hoje.” Relembrou que a entrada de Tarciso na política se deu através do projeto Gauchito, que desde 1990 atendeu crianças carentes. “O contato com as crianças da periferia fez com que ele quisesse fazer mais por elas. Em 2008, Tarciso começou a carreira política como vereador”, sendo reeleito em 2012 e 2016 e dentre suas ações estavam “o projeto que obrigava fornecimento de material escolar a crianças carentes, além do esporte e da cultura”. A vereadora recordou a homenagem, aprovada de forma unânime na Casa, que nomeou Museu da História e da Cultura do Povo Negro - Vereador Tarciso Flecha Negra a construção proposta pelo próprio Tarciso em 2010. (RF)

 

MENSAGENS - Mônica Leal (PP) disse que reunião da Mesa Diretora, na manhã desta quarta-feira (15/9), tratou do passaporte vacinal. Mônica disse que a “variante delta não nos amedronta”, uma vez que o Rio Grande do Sul está avançado na vacinação. “Para minha surpresa, eu, que defendo a vacina, comecei a receber mensagens de pessoas amigas da vereadora Fernanda Barth (PRTB). Nunca viu uma postura tão errada.” Afirmando que, em 20 anos de Casa, “a esquerda e a direita sempre se respeitaram”, lembrou debate sobre a Avenida Castelo Branco. “Está para existir alguém que vá me ameaçar com mensagens, não aceito isso. Este plenário tem que se dar ao respeito. Se (vereador) agrediu, tem que ir para a comissão de ética.” Afirmou que, se for chantageada com mensagens agressivas, denunciará e defende o passaporte vacinal. “O cuidado coletivo deve se sobrepor ao individual.” (RF)

 

VACINAÇÃO - Moisés Barboza (PSDB) falou sobre a importância da vacinação, comentou que tomou a segunda dose recentemente e que não gostaria que isso se tornasse uma briga. "É tolice que isso vire briga. Entendo e respeito as opiniões." Disse ainda que perdeu pessoas queridas com a pandemia e que acredita nas vacinas. (GA)

 

PREFEITO - Cláudio Janta (SD) falou sobre a necessidade de rever o regimento interno da Câmara. "Acho importante porque hoje a bancada do PT ocupou tempos extensos na tribuna." Comentou que o vereador Jonas Reis (PT) afirmou que o governo precisa de especialistas nas diferentes secretarias. "Nosso prefeito está em Brasília para buscar recursos e resolver questões da cidade. Que ele diga ao Governo Federal que a Usina do Gasômetro seja entregue a Porto Alegre, que é um símbolo da nossa cidade." (GA)

Texto

Rian Ferreira (estagiário de Jornalismo)
Grazielle Araujo (reg. prof. 12855)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)