PLENÁRIO

Sessão ordinária / Lideranças

  • Movimentação de plenário. Na tribuna, o vereador Everton Gimenis.
    Everton Gimenis (PT) (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA)
  • Movimentação de plenário.
    Cláudio Janta (Solidariedade) (Foto: Johan de Carvalho/CMPA)

No período de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (28/8), os vereadores e as vereadoras de Porto Alegre discursaram sobre as seguintes pautas:

TRABALHADORES - Everton Gimenis (PT) comemorou o Dia do Bancário e da Bancária e saudou o aniversário da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em relação aos bancários, destacou que esta é a categoria à qual pertence e de cujo sindicato foi presidente. “Nossa categoria é um sinônimo de luta, de unidade”, disse, ressaltando os exemplos históricos e atuais de mobilizações e conquistas trabalhistas. Ao fim, frisou a importância da CUT enquanto direção da classe trabalhadora brasileira. (TP)

ANISTIA - Biga Pereira (PCdoB) fez alusão aos 45 anos da promulgação da ampla anistia política no Brasil e celebrou as mulheres que lutaram pelo fim da ditadura militar, em especial Therezinha Zerbini e Lícia Peres, conhecidas por atuarem em movimentos feministas populares. “Essa data ficou registrada na história brasileira como um marco importante da luta democrática que abriu caminhos para o fim da ditadura militar. Essas mulheres que eu cito ficaram na memória e fizeram a melhor política e estiveram de forma qualificada e ativa na luta política mais decisiva, fazendo história.” (RR) 

RESPEITO - Pedro Ruas (PSOL) discursou sobre a sessão ordinária ocorrida na última segunda-feira na Câmara Municipal de Porto Alegre e a discussão acerca do projeto de lei 022/24. “Cada um tem a sua posição, mas tem a petulância de querer impor a sua posição, quando nós não fazemos isso em relação a eles? Cada um tem a sua posição, que deve ser respeitada.” Por fim, defendeu o projeto de autoria da vereadora Mônica Leal (PP) que prevê novas diretrizes para a comercialização de animais na capital. “É um projeto sério, importante, necessário, diria que hoje é imprescindível”, afirmou. (LP)

HOMENAGEM - Hamilton Sossmeier (PODE) agradeceu aos vereadores que compõem o parlamento e deixam a Casa neste ano, sem nova candidatura. Citou os nomes de João Bosco Vaz (PDT) e Alvoni Medina (Republicanos), que receberam dele uma placa de gratificação pelos serviços prestados. “Quero agradecer em nome da nossa Câmara, do nosso presidente Mauro Pinheiro, pelos trabalhos prestados a essa Casa. Aqui fica, de forma muito singela, essa gratidão”, afirmou. (BPA)

ANIMAIS - Cláudio Janta (Solidariedade) criticou os vereadores que reivindicam projetos de lei alheios como sendo seus próprios e disse haver uma contradição entre o que se fala e o que se faz na prática. Também reiterou o apoio do seu mandato e do seu partido ao projeto da vereadora Mônica Leal que proíbe a venda de animais em pet shops. “O projeto não vai desempregar ninguém, porque as pets vendem uma série de coisas, e não é a venda de animais que vai enriquecer uma pet ou demitir alguém”. (TP)

Texto

Brenda Andrade, Laura Paim, Renata Rosa e Theo Pagot (estagiários de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)