Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Movimentação de plenário. Na foto, vereador Adeli Sell.
    Vereador Adeli Sell (PT) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto, vereador Felipe Camozzato.
    Vereador Felipe Camozzato (Novo) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

No período destinado às Lideranças, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (2/10), os vereadores trataram dos seguintes temas:

CONSULTA - Adeli Sell (PT) reclamou que, apesar da prefeitura ter "alardeado a consulta pública sobre a PPP do Mercado Público", consulta permanecia fora do ar ainda hoje. O vereador afirmou que o secretário de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, "foge de mim como o diabo foge da cruz". Segundo ele, nenhum secretário dos governos anteriores negou audiência a ele. "O Mercado Público é público aqui e no mundo inteiro, não será em Porto Alegre que ele vai ser privatizado. A concessão do Mercado Público é uma balela." Segundo Adeli, apesar do secretário não querer debater, a bancada do PT tem posição clara e definida sobre o Mercado Público. (CS)

TALENTOS - Moisés Barboza (PSDB) disse que a maior parte dos vereadores ainda está tentando entender o ocorrido ontem, quando o vereador André Carús (MDB) foi preso e seu gabinete investigado pela Polícia. "É preciso muita responsabilidade ao nos manifestarmos sobre o que aconteceu. Devemos esperar que as verdades sejam apuradas." Barboza lamentou, no entanto, que Roberto Robaina (PSOL) tenha feito uma possível ligação entre os fatos que envolveram a prisão de Carús e a CPI da Câmara sobre a gestão Marchezan Júnior. Para Moisés Barboza, a CPI vai oportunizar que o governo demonstre "o que o banco de talentos faz". Segundo ele, "o governo tem todo o interesse em abordar estes temas". (CS)

ROSA - Hamilton Sossmeier (PSC) destacou a importância da campanha Outubro Rosa, que visa a conscientizar as pessoas sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama. Segundo ele, a organização religiosa a que ele pertence está percorrendo várias cidades fazendo um trabalho de prevenção junto às mulheres, encorajando-as a realizarem seus exames. Observou que, em seu estágio inicial, a doença nem sempre é perceptível. "O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Das 11 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, foram feitas apenas 2,7 milhões." Lembrou que campanha Outubro Rosa iniciou em 2002 no país e, desde então, tem ganhado importância a cada ano. (CS)

CONFUNDIR - Roberto Robaina (PSOL) afirmou que, só depois de seu primeiro pronunciamento,  Moisés Barboza (PSDB) "resolveu falar para confundir". Lembrou que o mineiro Aécio Neves, "corrupto nacional", continua presidente do PSDB. Robaina disse que a CPI analisará o banco de talentos da prefeitura, mas afirmou desconfiar que o banco seja uma fraude. "A CPI analisará o assunto. Como político, tenho o direito a ter pressupostos." Sobre o caso envolvendo o vereador André Carús (MDB), observou que ele (Carús) também é presidente do MDB e fez indicações políticas para cargos no Demhab e no Dmae. "A Câmara tem função de fiscalizar o Executivo e não pode acobertar irregularidades na Casa. Temos compromisso com a coisa pública." (CS)

PRISÃO - Roberto Robaina (PSOL) disse que usou tempo de liderança porque o fato ocorrido ontem (1º/10) com a prisão do vereador André Carús (MDB) é inédito na Casa. “Nunca tivemos um episódio grave como esse”, falou o parlamentar. Ele ressaltou que a partir de amanhã começam os trabalhos da CPI do Banco de Talentos e que vai aproveitar a oportunidade para investigar se os funcionários indicados pelo vereador a órgãos do governo são oriundos dessa ferramenta. “Precisamos saber se a prefeitura está envolvida”. Considerou ainda que o envolvimento de uma cooperativa de crédito também agrava a situação. “Ataca o prestígio do Executivo”. (RA) 

SANGUESSUGA - Idenir Cechim (MDB) usou a tribuna para dizer que o vereador Roberto Robaina (PSOL), quando critica o vereador André Carús (MDB), que foi preso ontem, é um aproveitador e sanguessuga. “Se aproveita da carniça dos outros”, enfatizou o parlamentar dizendo que é nessa hora que se vê o caráter dos colegas. “Seu caráter é pequeno Robaina”. Cechim falou ainda que com essa manifestação Robaina atinge todos os vereadores que compõem o Legislativo. “Não somente um partido”. O parlamentar disse ainda que Robaina é colega de Marcelo Freixo no PSOL/RJ. “Comprovadamente um miliciano”. Cechim também comentou que o MDB divulgou uma nota pedindo a verdade sobre os fatos ocorridos com Carús. (RA) 

PRAÇAS - Felipe Camozzato (NOVO) disse que o fato corrido ontem com André Carús (MDB) é muito triste. “Esperamos que o corrido seja esclarecido”, ressaltou o vereador. Ele também falou sobre o projeto do governo Marchezan que vem revitalizando praças na cidade. “São quase 600 praças no maior projeto de revitalização da história de Porto Alegre”, enfatizou Camozzato. O vereador disse que essa iniciativa demonstra que Parcerias Público Privadas (PPPs) trazem benefícios públicos. “Em 20 dias tivemos a Praça da Alfândega completamente revitalizada”. (RA) 

DMAE - Moisés Barboza (PSDB) usou a tribuna para dizer que gostaria de dividir com os demais colegas o trabalho que o DMAE vem realizando na Lomba do Pinheiro, Restinga e Quinta do Pontal, na zona Sul da cidade. “ Estão sendo realizadas obras em adutoras e redes distribuidoras, beneficiando 75 mil habitantes”, disse o parlamentar, enfatizando que essa iniciativa vai combater um problema histórico da cidade. O parlamentar aproveitou para rebater as críticas feitas por Robaina a André Carús. “O senhor foi infeliz ao misturar a CPI que começará a discutir o Banco de Talentos com um episódio triste como esse que correu ontem aqui”. (RA)

Texto

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Regina Andrade (reg. prof. 8.423)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)