Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Movimentação de plenário.
Comandante Nádia (PP) na tribuna (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Na sessão plenária de hoje (25/5), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos em seus discursos de Lideranças (ouça na Rádio Câmara a íntegra das manifestações):

TERCEIRIZAÇÃO - Aldacir Oliboni (PT) chamou a atenção do governo sobre a terceirização de muitos serviços e de como essas empresas contratadas não possuem um histórico qualificado. “Essas empresas têm o compromisso de manter os direitos trabalhistas desses servidores mas não estão fazendo”. O vereador citou o protesto do sindicato dos vigilantes sobre a terceirização na área da segurança e sobre o atraso de quatro meses de salário dos funcionários. 

MASSACRE - Leonel Radde (PT) falou sobre o massacre de crianças numa escola nos Estados Unidos e culpou a proliferação de armas que existe naquele país pelo episódio. “Como policial, defendo a polícia bem armada, bem equipada, bem remunerada, com equipamentos e tecnologia, mas discordo desta propagação de arma de fogo desenfreada" entre a população civil. 

MENSALIDADE - Daiana Santos (PCdoB) tratou da falta de taxação de grandes fortunas e criticou a ideia da PEC que cobra mensalidade em universidades públicas. “Não se pode negociar acerca destes direitos garantidos. A constitucionalidade disso faz com que nós tenhamos avanços significativos com uma parcela da população que foi invisibilizada." Criticou também a PEC de 2016 que congelou o investimento da saúde e educação durante 20 anos e como isso afeta a desigualdade social do país.

ARMAS - Comandante Nádia (PP) criticou o discurso de Leonel Radde sobre ser contra o porte de arma para a população civil. “Arma não mata ninguém, arma é um instrumento, assim como é uma chave de fenda, assim como é uma pá ou uma foice." A vereadora defendeu o porte de arma, principalmente para as mulheres: "Ter uma arma significa igualar forças diversas. Iguala um homem de 110kg a uma mulher de 50kg."

Texto

Vinicius Goulart (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)