Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Vereador Leonel Radde na tribuna
    Vereador Leonel Radde (PT) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Mauro Pinheiro na tribuna
    Vereador Mauro Pinheiro (PL) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante o período de Lideranças, na sessão ordinária híbrida desta quarta-feira (23/6), os vereadores e vereadoras trataram dos seguintes temas:

TRAIÇÃO - Leonel Radde (PT) repudiou a PEC 32, que trata da reforma administrativa, a qual considera “mais uma traição do presidente Jair Messias Bolsonaro”. Disse que o Executivo Federal “ataca os meus colegas policiais”, a quem prestou solidariedade. Solicitou que os vereadores assinassem a CPI do Lixo. Aponta que a prefeitura fez um contrato com uma empresa acusada na Justiça por diversos atos de improbidade. “Tiramos uma e colocamos outra empresa envolvida em corrupção.” Criticou ainda mudanças na legislação em nível estadual e frisou que “aqui, nesta Casa, não permitiremos retrocesso contra nenhuma categoria na nossa capital”. (RF)

CORRUPÇÃO - Pedro Ruas (PSOL) diz que o dia de hoje “é muito difícil para o Brasil”, pois “além da marca trágica de 504 mil mortos, temos as evidências brutais de que há influência direta do presidente e seu alto escalão na compra de vacinas indianas por cinco vezes o preço e flagrantes de corrupção de toda ordem”. Citou que, no Estado, temos cinco óbitos para cada 100 infectados, com os números “puxados por Porto Alegre e Lajeado”. Disse que o governo municipal “volta à carga contra os servidores” e criticou a falta de projetos de combate à covid-19. “Porto Alegre fica no último lugar das capitais no combate à covid.” Para Ruas, “o prefeito é coordenado pelas pressões da ultradireita negacionista”. Exaltou projeto de Mônica Leal (PP), que destina recursos para a compra de cestas básicas. Saudou ainda a posse de Natasha Ferreira (PSOL), vereadora que compõe a sua bancada. (RF)

TRANSPORTE - Bruna Rodrigues (PCdoB) disse que vem recebendo relatos de trabalhadores dos shoppings centers da Capital sobre as dificuldades de acesso ao transporte coletivo nos horários estendidos do comércio. A vereadora aponta que “o sistema de transporte não condiz com a qualidade que a cidade necessita”, pois “após às 19h30min não tem ônibus circulando. As pessoas que saem depois das 22h não conseguem chegar em casa. As empresas pagam o transporte, mas não há oferta”. Falou sobre o Plano Plurianual, apontou que “a economia da cidade se encontra muito saudável, há um equilíbrio muito importante nas contas, mas tem sido às custas do trabalhador que encara a má qualidade do serviço público”. Lembra que a Carris “entrou nas comunidades para garantir o transporte coletivo” e aponta que há “má gestão do setor privado” no transporte coletivo por “empresas que não entregam uma boa qualidade do serviço”. (RF)

TRANSPORTE – Cláudio Janta (SD) destacou a questão do financiamento do transporte público na Capital. “A retirada de ônibus nos principais horários que as pessoas necessitam, horário reduzido, nada disso entra nos cálculos da planilha que a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) apresenta para o Conselho. Essa ATP que tenta de todas as formas chantagear a cidade, a população e Executivo. Trabalhadores como os da saúde, bares e restaurantes, quando saem não encontram ônibus em lugar nenhum. Não cumpriram nada do contrato. Onde estão os ar condicionados da frota? Temos que abrir a caixa de pandora. Deem subsídio para as pessoas e não para a Associação que vem se beneficiando há décadas no sistema de transporte de Porto Alegre.” (BMB)

PREVIDÊNCIA – Mauro Pinheiro (PL) apontou que votará favorável ao projeto da reforma da previdência municipal. “Recebi um questionamento no domingo se quem votar a favor da reforma estará votando contra o servidor, se isso era verdade. Respondi que, no setor privado, já é 65 anos e o que se pretende votar é aumentar a idade para os servidores públicos. Fazendo as mudanças da reforma, vai sobrar dinheiro para os serviços à população. Por isso, queremos aprovar, para que sobre mais dinheiro para atender a população como um todo e não para privilegiar um número menor. Quem defende a reforma, na verdade, defende a todos os trabalhadores; portanto, votarei a reforma, porque sou a favor de uma cidade melhor.” (BMB)

 

Texto

Rian Ferreira (estagiário de Jornalismo)
Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)