Sessão ordinária / Lideranças
Nos discursos de Lideranças da sessão plenária de hoje (20/6) os vereadores trataram dos seguintes temas:
LIXO I - Engenheiro Comassetto (PT) reclamou que o projeto do Executivo que pretende ampliar o recolhimento de resíduos através de contêineres traz junto um aumento de 50% na Taxa de Coleta de Lixo (TCL). Segundo ele, a prefeitura justifica o aumento com o argumento de que ampliará a coleta através de contêineres. "Mas a sociedade precisa saber em que melhorou o recolhimento após a implantação do sistema de contêineres. A coleta seletiva, por exemplo, acabou, pois as pessoas são induzidas a colocar o lixo seco junto com o orgânico nos contêineres." (MAM)
CENTRO - Márcio Bins Ely (PDT) citou os avanços na qualificação do Centro Histórico de Porto Alegre desde o primeiro governo de José Fogaça. Conforme ele, começou com a criação do camelódromo, que, segundo o vereador, oxigenou as ruas. "Depois veio o processo de revitalização do cais do porto e a despoluição do Guaíba, que vai qualificar o espaço urbano da ponta do Gasômetro até a Rodoviária." Bins Ely ainda destacou que já há licitação para o viaduto que ligará a Júlio de Castilhos à Castelo Branco, eliminando assim, disse ele, o chamado "x" da Rodoviária. (MAM)
LIXO II - Maria Celeste (PT) disse ter ficado surpresa com o edital lançado pelo Executivo para reformular a coleta de lixo na Capital. Segundo ela, trata-se de um edital milionário que exclui a possibilidade de as atuais empresas que atuam nos cinco tipos de limpeza existentes hoje concorrerem individualmente. "A oposição aqui nesta Casa há longo tempo tem demonstrado preocupação com os editais do DMLU." Para Celeste, a coleta da forma como está, não satisfaz o cidadão, que após a implantação dos contêineres se viu desobrigado de descartar em separado os resíduos orgânico e seco. (MAM)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)