PLENÁRIO

Sessão ordinária / Lideranças

  • Movimentação de plenário. Na tribuna, o vereador Claudio Janta.
    Movimentação de plenário. Na tribuna, o vereador Claudio Janta (Foto: Johan de Carvalho/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na tribuna, a vereadora Karen Santos.
    Movimentação de plenário. Na tribuna, a vereadora Karen Santos (Foto: Júlia Urias/CMPA)

No período de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (18/09), os vereadores e as vereadoras de Porto Alegre discursaram sobre as seguintes pautas:

PERSEGUIÇÃO - Karen Santos (PSOL) repercutiu a tentativa de cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ) e apresentou uma moção de solidariedade a ele. “Não se pode utilizar das instâncias democráticas para perseguir e cassar mandatos legítimos e eleitos pelo povo brasileiro, inclusive, neste cenário de polarização”. (TP)

SAÚDE - Adeli Sell (PT) alertou sobre a escassez de atendimentos médicos na zona norte de Porto Alegre, com ênfase nos pacientes diabéticos. Segundo o parlamentar, há falta de medicamentos e de profissionais nos postos de saúde. “Nós temos um gravíssimo problema de atendimento médico na zona norte. Na Chácara da Fumaça, ontem uma pessoa com grave problema de diabetes ficou esperando por quase quatro horas para um atendimento. E aqui todo mundo sabe que se a pessoa com diabetes não tiver o medicamento necessário, a doença progride e há consequências irreversíveis”, afirmou. Por fim, ele mencionou a falta de merenda escolar nas instituições públicas e cobrou uma postura mais ativa do líder do governo na Casa. (RR)

AUTISMO - Claudio Janta (Solidariedade) apresentou dois projetos de lei em tramitação na Câmara Municipal para a proteção e auxílio de pessoas no espectro autista e suas famílias. “Dois projetos importantes para as famílias de crianças autistas, o primeiro é que os hospitais em Porto Alegre tenham uma sala de espera para receber essas crianças”. Além disso, explicou o segundo projeto proposto para criação de jardins sensoriais nas escolas municipais. “Criação de jardins sensoriais nas escolas municipais, o custo de um jardim completo não chega a R$ 10 mil, assim podemos colocar jardins em todas as escolas de Porto Alegre e isso criaria a oportunidade para a criança autista e os próprios adultos para terem a sua integração na sociedade”. (LP)

GAÚCHOS - Comandante Nádia (PL) mencionou a comemoração do 20 de setembro, dia da Revolução Farroupilha. “Não poderia deixar passar em branco essa data que tanto orgulha os gaúchos e gaúchas, pois demonstra toda a nossa bravura, toda nossa resiliência e toda nossa força de não aceitar qualquer tipo de tirania”, disse. A parlamentar também elogiou o Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, por seu legado de história e tradição e relembrou que as obras no parque quase foram interrompidas em 2023. “Se não fosse por uma manifestação dos vereadores que queriam que acontecesse o evento, muitos não poderiam ter feito sua festa”. (BPA)

Texto

Brenda Andrade, Laura Paim, Renata Rosa e Theo Pagot (estagiários de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)