Sessão ordinária / Lideranças
Nos discursos de Lideranças da sessão ordinária desta segunda-feira (05/08), os vereadores e as vereadoras de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:
OLIMPÍADAS - Biga Pereira (PCdoB) parabenizou as ginastas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ela usou o exemplo de Rebeca Andrade, medalhista em sua categoria, para pedir incentivo aos esportes e reforçou que a maioria das medalhistas são mulheres negras que contaram com o programa Bolsa Atleta do governo federal. “Que seja duradoura essa política de incentivo aos esportes, que nunca mais ela seja trancada como foi no governo passado. É este lugar que nossos jovens e as nossas mulheres têm que ocupar, o pódio”, afirmou. (BPA)
ESPORTE- Jonas Reis (PT) condenou a falta de investimento público no esporte municipal. “O abandono das praças, Tesourinha fechado, uma Prefeitura que não destina nem 0,03% para o esporte. Diz que tem Secretaria do Esporte, mas sem orçamento. Ainda bem que temos o Ministério do Esporte que garante bolsas para os nossos atletas, porque se dependesse de Porto Alegre, só os clubes privados e os próprios recursos para poder formar atletas na nossa cidade.” Além disso, criticou a atual gestão pela falta de estrutura e recursos para as escolas da Capital. “Falta professores de Educação Física, faltam pedagogos, porque para ele não é prioridade a escola do filho do trabalhador”. (LP)
PARTIDÁRIO - Tiago Albrecht (NOVO) informou que o deputado estadual Felipe Camozzato (NOVO) será o candidato a prefeito de Porto Alegre pelo seu partido nas eleições municipais de outubro e sua chapa terá a empresária Raqueli Baumbach (NOVO) como vice. “Gostaria de informar que o Partido NOVO faz história nesse pleito que se avizinha: pela primeira vez, teremos uma chapa para a Prefeitura da nossa cidade. Felipe Camozzato vai concorrer ladeado pela Raqueli Baumbach, empresária dessa cidade, que muito abrilhanta nossa nominata”, declarou. (RR)
INCLUSÃO - Aldacir Oliboni (PT) mencionou o agradecimento da Associação dos Familiares Amigos do Down (AFAD) pelo projeto de lei, aprovado pela Casa, que prevê a realização do exame de cariótipo para recém-nascidos com Síndrome de Down. O parlamentar ainda discursou sobre a atual gestão municipal ao afirmar que a Prefeitura “deixou muito a desejar" nas áreas da educação, saúde e na recuperação da cidade após as cheias de maio. “O governo tem o repasse muito lento e não responde a sociedade naquilo que ela quer”, disse. (BPA)
FINANÇAS - Pedro Ruas (PSOL) discursou sobre a condução das finanças públicas municipais pela atual gestão. “Há uma linha de isentar os grandes da tributação como se Porto Alegre estivesse 'nadando' no dinheiro. Já dizíamos, não é possível que o governo faça as isenções que fez.” Além disso, destacou os desafios pós-desastre que a cidade enfrenta e as dificuldades com a escassez de recursos para a reconstrução. “Nós estamos em todas as entidades, em ONGs, em todas as situações que podem de alguma maneira gerar recursos para cestas básicas, água, cobertores, vestuário e implorando e levando para as pessoas”. (LP)
HAMAS - Mônica Leal (PP) fez alusão ao aniversário de cinco anos de Ariel Bibas, um menino israelense de origem argentina que permanece sequestrado em Gaza há dez meses e exigiu a libertação dos reféns que permanecem em cativeiro. “Talvez tenha havido um tempo que esta minha simples fala fosse o suficiente para definir quem são os algozes e quem são as vítimas. Mas, parece que eu falo sozinha num país que esqueceu a barbárie que ocorreu no dia 7 de outubro, e 115 reféns, entre eles, Ariel Bibas, que hoje completaria - digo completaria porque não sabemos se ele está vivo. O respeito humano deve estar sempre acima de ideologias políticas”, afirmou. (RR)
ANIMAIS - Lourdes Sprenger (MDB) apresentou os projetos para a melhoria das condições dos abrigos de animais resgatados durante a enchente. Ela afirmou que além das feiras de adoções realizadas pela Prefeitura, mais de R$ 150 mil foram destinados para atender animais de doenças infectocontagiosas, e que o projeto de lei para a castração de animais em clínicas conveniadas segue atuando. A vereadora finalizou citando o projeto do governo do Estado para reduzir o número de abrigos e complementar os recursos municipais. “Ninguém está parado, estamos buscando solução para minimizarmos este problema”, explicou. (BPA)
ACESSIBILIDADE - Claudio Janta (Solidariedade) repudiou a demora do governo federal para o repasse de recursos e ações efetivas para a reconstrução da Capital após as cheias. Além disso, ressaltou a necessidade de melhorar as políticas públicas de inclusão para desenvolver uma cidade acessível para todos. “Nós precisamos de uma cidade que reconheça que nossa população está cada vez mais inclusiva. Precisa ser inclusiva na Educação Infantil, quando entra na escola, quando procura um trabalho, quando ela quer procurar entretenimento, quando quer estar junto da sua família em uma praça, a inclusão tem que ser de fato e não somente uma maquiagem”, destacou. (LP)
RECOMEÇOS - Idenir Cecchim (MDB) desejou sucesso a todos os colegas da Casa na disputa eleitoral de outubro e declarou seu apoio a uma competição baseada no respeito, sem manobras políticas. O parlamentar também elogiou a assertividade e rapidez na reconstrução da cidade após as cheias históricas. “Porto Alegre está se reerguendo, independente da ajuda de outros governos. A população de Porto Alegre é fantástica: o cidadão porto-alegrense gosta da Capital dos gaúchos. Por isso, cada um está fazendo a sua parte e o que pode. Cada um está fazendo de Porto Alegre, a Capital de todos os gaúchos, cada vez mais linda”, salientou. (RR)
VENEZUELA - Comandante Nádia (PL) falou sobre as eleições presidenciais na Venezuela, contestando as ações “totalitaristas” do presidente Nicolás Maduro. “Há necessidade de ser feita uma auditoria transparente. Me impacta saber que o povo da venezuelano não é livre nas suas ideias, no seu ir e vir, não é livre nas coisas mais básicas, como votar”, lamentou. Ela questionou o posicionamento da oposição em relação ao governo venezuelano e afirmou ser contra todo tipo de censura. (BPA)