Sessão Ordinária / Lideranças
No período de Lideranças do Legislativo, na tarde desta quinta-feira (5/07), os vereadores da Câmara Municipal debateram sobre os assuntos a seguir:
QUÓRUM - Adeli Sell (PT) mostrou irritação com a falta de quórum no plenário da Câmara Municipal. Segundo o vereador, a partir de amanhã - data de início da campanha eleitoral -, a imprensa começará a fiscalizar os presentes no plenário. "Hoje eu estava aqui às 14h. É preciso mais responsabilidade e comprometimento dos vereadores com o parlamento", reclamou. Além disso, Adeli parabenizou a "aula magnifica" dada por Zoravia Bettiol sobre a proposta de criação do Museu das Águas em Porto Alegre. "A cidade carece de um conjunto de serviços e de um cuidado maior com os nossos recursos naturais." (ES)
BOLSAS - João Antonio Dib (PP) reclamou que os municípios do Brasil inteiro estão deixando de receber muitos investimentos e verbas do governo federal e que deveria ser obrigação da União repassá-los. Segundo Dib, a razão disso é a grande demanda das bolsas-auxílio que existem no país. "Em vez de criarem postos de trabalho, criam-se esmolas com essas bolsas. As pessoas precisam trabalhar, pois o trabalho eleva a dignidade humana", afirmou ao registrar que no Brasil, infelizmente, "vive-se de pão e circo". (ES)
ILUMINAÇÃO - Idenir Cecchim (PMDB) falou que, depois que a praça Frederico Arnaldo Balvê, próxima a Avenida Cristóvão Colombo, recebeu iluminação 24 horas há um mês, jovens têm praticado o skate durante a madrugada. Isso tem incomodado os moradores do entorno, ressaltou o vereador. Ele comentou que os jovens dizem palavrões para os moradores que pedem silêncio. Cecchim disse entender que todos queiram se divertir, mas é preciso que se limite o horário. Já liguei para a Secretaria de Segurança e não obtive retorno, falou o parlamentar, prometendo que vai até o local tentar resolver o problema. (RA)
PERGUNTAS Adeli Sell (PT) disse haver "uma pergunta que não quer calar": quando será finalizada a recuperação da Praça da Alfândega? Vou fazer esta pergunta toda a semana até obter a resposta, afirmou. O vereador também perguntou sobre a recuperação da Praça da Matriz, da Rua General Câmara, antiga Rua da Ladeira, e do antigo Largo dos Medeiros. São obras há muito anunciadas, mas ainda não vistas. Adeli também voltou a denunciar a existência de vendedores ambulantes nas esquinas das ruas Marechal Floriano e Riachuelo. Naquele lugar não é permitido o comércio ambulante., afirmou. (HP)
GRIPE Pedro Ruas (PSOL) lembrou que já foram anunciados 15 óbitos no Rio Grande do Sul e quase 60 em Santa Catarina decorrentes da Gripe H1N1, ou Gripe A. As mudanças climáticas estão se intensificando e contribuem para diminuir a imunidade da população, lembrou o vereador ao lamentar a falta de previsão dos governos municipal e estadual em relação a este problema. Ruas disse que pesquisou em clínicas e foi informado não haver mais doses disponíveis para imunização. A pior hipótese que temos agora é que as vacinas desapareceram para voltarem, depois, com preços exorbitantes. (HP)
ILUMINAÇÃO Alceu Brasinha (PTB) lembrou que foi um dos que solicitaram à Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) a iluminação para a Praça Frederico Arnaldo Balvé, conforme referência feita por Idenir Cecchim (PMDB). Mas não é certo o que os jovens estão fazendo, ficando de balbúrdia a noite toda. Há horário de silêncio, destacou. Brasinha disse que pedirá que a Smov regule a iluminação daquela praça, para que seja desligada ou reduzida após as 22 horas. O vereador também lamentou os problemas vividos pelos pequenos comerciantes em função da concorrência com os grandes supermercados. (HP)
VACINAÇÃO Toni Proença (PPL) sugeriu que a Câmara Municipal lidere ação junto com a prefeitura e secretarias municipais e estadual de Saúde para a realização de campanhas de vacinação da gripe principalmente em vilas com moradores de baixa renda. São pessoas que, por diversos motivos, não têm acesso aos serviços de saúde ou assistência social, e são também as mais atingidas por gripes, devido às suas condições precárias de vida. Toni destacou existirem cerca de 60 grupos em Porto Alegre nominados por ele como comunidades deprimentes. São grupos de risco e de muita vulnerabilidade, completou. (HP)
VACINAÇÃO I - Tarciso Flecha Negra (PSD) disse que apoia a iniciativa do vereador Toni Proença (PPL) para levar à periferia uma campanha de prevenção e vacinação contra a gripe A. Lembrou que iniciativas como esta devem ser marcas registradas dos vereadores, lembrando que, nos três anos e seis meses em que exerce o mandato como vereador da Casa, pode compartilhar iniciativas que vão ao encontro da comunidade. Finalizou reforçando o convite para que se possa vacinar a população pobre da Capital (FD).
Texto: Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Flávio damiani (reg prof 6180)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)