Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

No período direcionado a Lideranças, na Câmara Municipal de Porto Alegre na tarde desta quinta-feira (2/7), os vereadores discutiram os seguintes assuntos:

REPÚDIO - Sofia Cavedon (PT) lamentou a renovação de votação no Congresso Nacional referente a redução da maioridade penal no Brasil. "A manobra regimental ou não, de Eduardo Cunha, foi lamentável para o nosso país. Devemos construir um futuro para a nossa juventude." Sofia falou ainda sobre os adesivos que estão circulando e incitando a violência sexual contra a presidente Dilma Rousseff . "Me sinto envergonhada. Sou mulher e ao ver aqueles adesivos nos carros me sinto agredida. Os responsáveis por esta iniciativa devem ser identificados e punidos." Ao finalizar, declarou que junto a outras vereadoras da Casa encaminhará uma Moção de Repúdio a este ato, ainda neste semestre. (CPA)

EDUCAÇÃO - Carlos Casartelli (PTB) comparou a educação pública de antigamente com os tempos atuais. "Quando era mais novo, a qualidade no ensino público era impecável. Hoje, infelizmente sofremos uma grave mudança." Segundo Casartelli, o estado brasileiro não consegue ampliar e qualificar o sistema educacional por causa da condição financeira atual. Para ele, a educação resolveria questões relacionadas com a segurança e a saúde do país. "Investir nas crianças que estão no início de sua formação é a melhor solução para enfrentarmos os problemas que rodeiam nosso país." (CPA)

GENEROSIDADE - Rodrigo Maroni (PCdoB) ressaltou a dificuldade que muitas ONGs possuem para tratar animais em situações de risco e abandono, e citou o Hospital Veterinário de Canoas. "Saúdo a Prefeitura de Canoas pela bela iniciativa. Tenho certeza que os bichinhos agradecem também." (CPA)

HOSPITAL - Engenheiro Comassetto (PT) falou sobre sua visita hoje pela manhã ao Hospital da Restinga. "Tenho orgulho de fazer parte deste processo. Sei o quão importante é este local para aquela comunidade." Comassetto cumprimentou os envolvidos que, segundo ele, trabalharam arduamente para que o hospital fosse inaugurado.  (CPA)

PETROBRAS – Cláudio Janta (SDD) criticou a viagem da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos. Segundo Janta, está sendo discutido pelo governo federal a abertura de capital na Petrobras, a fim de possibilitar que outras empresas possam explorar o petróleo no Brasil. "É a privatização do pré-sal. Há um déficit de 60% do PIB brasileiro com Fundo Monetário Internacional. Dilma foi aos Estados Unidos se curvar ao imperialismo americano e vender a soberania nacional. Até hoje ninguém viu o petróleo do pré-sal. (CS)

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
          Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)