Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Vereadora Mônica Leal na tribuna
    Vereadora Mônica Leal (PP) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Pedro Ruas na tribuna
    Vereador Pedro Ruas (PSOL) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante o período destinado às comunicações de Lideranças, na sessão ordinária desta segunda-feira (4/10), os vereadores e vereadoras trataram dos seguintes temas:

CAMPANHA – Cláudia Araújo (PSD) destacou que a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara lança hoje a campanha “Ei, garota, se toca”, alusiva ao Outubro Rosa. “As mulheres precisam fazer o exame de toque para que se, caso aparecer algum carocinho ou algo seja identificado, procurem ajuda para salvar a vida. Mês de informação, de diálogo e da importância do tema, pois hoje muitas mulheres são acometidas pelo câncer de mama e morrem por isso. Protocolamos hoje Indicação ao prefeito para que, no mês de outubro, em todas as consultas do SUS, as mulheres recebam a requisição para realização de mamografia. Isso para que haja o incentivo da realização do exame. É importantíssimo que o Poder Executivo auxilie nessa demanda de saúde pública e as mulheres descubram o quanto antes qualquer patologia. Que o Outubro Rosa seja em todos os meses do ano.” (BMB)

PRESIDENTE – Airto Ferronato (PSB) contou em sua manifestação que, no último sábado, ocorreu o congresso municipal do PSB e, na oportunidade, ele foi eleito presidente. “Depois de mais de 25 anos participando na executiva e diretório, tenho a satisfação de comunicar que fui eleito presidente municipal do PSB para os próximos três anos. Vamos fazer um intenso trabalho de aproximação e bom convívio com os vereadores e a Câmara, com os partidos todos e com o povo de Porto Alegre. Portanto, quero dizer da minha alegria ao, a partir de agora, passar a presidir o partido aqui na cidade. Que esta caminhada política seja profícua para todo o município.” (BMB)

ANIMAIS – Lourdes Sprenger (MDB) lembrou que 4 de outubro é o Dia Mundial dos Animais e de São Francisco de Assis, protetor dos animais e da ecologia. “A data existe para chamar atenção sobre a importância de preservar a vida de todas as espécies. Hoje, realizamos a benção dos animais, e mais de mil pessoas enviaram os nomes de seus mascotes pelas redes sociais para essa benção com o Padre Jaime. No ativismo da causa animal há mais de 20 anos, vi e vejo muita crueldade. Meu compromisso com pessoas e animais é de longa data e não tem como sair deste norte que escolhi como minha trajetória. Cumprimos nossa promessa de castrações. No PPA, serão 80 mil castrações para os próximos quatro anos, vai minimizar abandonos e maus tratos, uma grande conquista.” Lembrou sobre projeto de controle populacional que será tratado como programa descentralizado, aprovação da ampliação de tipificações de maus tratos e emendas na LDO. (BMB)

RELATORIA – Moisés Barboza (PSDB) destacou que foi o relator do PLE nº 022/21, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2022. “Hoje, vamos votar a LDO. Alguns vereadores da oposição e da base questionaram qual critério foi utilizado na relatoria. Quero deixar claro para todos que relatar este projeto me honra muito e nos deu uma carga de trabalho para em um dia fazer um relatório de quase 60 emendas mais o projeto. Tecnicamente, tive que usar um padrão, consultando estar ou não estar no PPA. Tudo o que vimos de emendas não previstas no PPA, sugerimos a rejeição, o que não significa que este vereador votará contra ou a favor.” Também parabenizou Airto Ferronato (PSB), pela posse como presidente municipal do partido, e aos vereadores suplentes Giovani e Coletivo (PCdoB), Delegado Cleiton (PDT) e Edson CT (SD) pelas posses nesta segunda-feira. (BMB)

ALIMENTAR I -  Pedro Ruas (PSOL) contou que esteve na ocupação da Azenha com diversas lideranças e que a Justiça autorizou a permanência das pessoas ali. No local, estão sendo produzidos alimentos para a população que precisa. “É um trabalho magnífico para, justamente, buscar dar comida para o nosso povo. Na sexta-feira passada, estivemos com o prefeito tratando da questão da segurança alimentar com ações importantes para o aumento do número de cestas básicas distribuídas pelo município. O objetivo é diminuir a dor do povo, que é a fome”, concluiu. (EB) 

ALIMENTAR II – Mônica Leal (PP) falou sobre um projeto de Indicação, de sua autoria, para dar segurança jurídica a empresários que desejem doar alimentos excedentes. “Como a fome aumentou assustadoramente após o início da pandemia, uma das coisas que chamava minha atenção era o desperdício de alimentos em vários locais como restaurantes, bares, padarias. Fui pesquisar por que não era destinado para matar a fome e descobri que era por medo. Nos reunimos com várias entidades, e o prefeito aceitou nossa indicação. Daqui dez dias teremos o primeiro movimento de forma oficial para que isso ocorra em Porto Alegre”, contou. (EB)

PARAÍSOS – Jonas Reis (PT) falou sobre a divulgação da informação de que o ministro da Economia e o presidente do Banco Central possuem valores investidos nos chamados paraísos fiscais. “Venho a esTa tribuna estarrecido, espantado com o quadro caótico da política brasileira. Ministro da economia não respeita legislação. Milhões depositados tranquilamente em Nova Iorque. Presidente do Banco Central com milhões no Panamá. São os dois dirigentes da economia nacional, quem coordena as relações comerciais do país. É um escândalo sem precedentes”, classificou. (EB)

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)
Elisandra Borba (reg.prof. 15448)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)