PLENÁRIO

Sessão ordinária / Lideranças

Movimentação de Plenário. Na tribuna vereador Pablo Melo
Pablo Melo (MDB) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Nos discursos de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (21/02), vereadores e vereadoras de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:

INEFICIÊNCIA - Jonas Reis (PT) iniciou seu discurso criticando o governo do prefeito Sebastião Melo (MDB), afirmando que houve ineficiência da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), que atrasou o pagamento de contas em diversas áreas essenciais da cidade. “Os contratos têm problema? Têm tanto problema que quatro pessoas investigadas foram presas no mês de janeiro. Agora, a escola Gilberto Jorge não tinha fogão para fazer comida, teve que dar pão para os alunos comerem porque a Prefeitura não garante o instrumento de trabalho das merendeiras, é escândalo em cima de escândalo!”, criticou. (BPA)

DENGUE - Aldacir Oliboni (PT) mostrou sua preocupação com o aumento iminente dos casos de dengue no Rio Grande do Sul e criticou a falta de envolvimento dos órgãos governamentais com a conscientização, distribuição de repelentes e recolhimento de lixo para evitar a proliferação do mosquito. “O governo municipal não está fazendo seu dever de casa de averiguar todas as casas. Se de fato está acontecendo ou não a precaução ou orientação educacional, isso deveria estar na imprensa, para poder conscientizar o cidadão porto-alegrense de que é preciso, sim, ter uma aliança com o povo para combater o mosquito da dengue”. (RR)

PARTIDÁRIO - Cláudia Araújo (PSD) comentou sobre sua possível candidatura para o cargo de prefeita nas eleições de 2024. A vereadora também manifestou seu apoio à gestão do atual prefeito e reforçou seu pedido de CPI para fiscalizar a Equatorial Energia. “Eu sou vice-líder do governo sim, eu permaneço na base do governo sim, e eu vou defender o prefeito Sebastião Melo até o final deste mandato porque o trabalho que ele realiza e que nós defendemos é muito bom”. (BPA)

ISENÇÃO - Pedro Ruas (PSOL) questionou o motivo de o secretário da Fazenda de Porto Alegre, Rodrigo Fantinel, não ter respondido sua pergunta sobre quanto o erário municipal deixou de receber com a desobrigação de tributos da empresa Fraport, e criticou a falta de averiguação sobre o valor total da isenção por parte da Prefeitura. “Fiz esta manifestação no meu período de liderança em protesto contra a falta de uma informação que eu considero vital para Porto Alegre, até porque renúncia fiscal é crime no Brasil”, ressaltou. (RR)

FOGOS - Claudio Janta (Solidariedade) falou sobre a moção de solidariedade ao projeto de lei do Senado que solicitou a proibição da confecção, comercialização, armazenamento e uso de qualquer tipo de fogo de artifício que possa prejudicar a vida de crianças neuro divergentes e animais de estimação. “Não podemos mais ver o que se viu neste final de ano, com queimas de fogos nas praias nas cidades e as mães vendo os seus filhos dentro do guarda-roupa ou debaixo de uma cama”. (BPA)

EMPATIA - Pablo Melo (MDB) questionou a falta de vacinas contra a dengue por parte do governo federal e pediu coerência de falas e ações dos vereadores sobre o assunto. O parlamentar também criticou uma viagem de Mari Pimentel (Novo) a Paris: “Eu vi aqui uma vereadora cobrar empatia do secretário da Fazenda, mas ela mesma não tem empatia, pois quando a cidade estava debaixo d’água, a vereadora estava em Paris, curtindo do bom e do melhor”. (RR)

RESPOSTA - Mari Pimentel (Novo) defendeu-se das acusações do vereador Pablo Melo sobre sua visita ao Exterior. “A ousadia de quem tem medo, me parece que acaba por atacar pessoalmente uma vereadora eleita e que traz o maior esquema de corrupção na educação da atual gestão, cujo prefeito é o pai do vereador que esteve aqui presente. Na qual o vereador esteve em reunião com o empresário preso, com envolvidos no escândalo de corrupção de mais de R$ 30 milhões de compras sem licitação e o vereador vem aqui atacar a minha vida pessoal”. (BPA)

Texto

Brenda Andrade e Renata Rosa (estagiárias de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)