Plenário

Sessão ordinária / Lideranças, Comunicações e Grande Expediente

Entidade: Instituto dos Pobres Servos da Divina Providência- Centro de Educação Profissional São João Calábria
Assunto: Menção Honrosa pelos 60 anos de serviços prestados na área de Educação e Assistência Social no município de Porto Alegre
Orador: Gustavo Bonassi.  Também presentes Sra Isabel Lobato e grupo de voluntários da Instituição.
Movimentação em Plenário nesta segunda-feira (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Na sessão plenária de hoje (6/6), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos em seus discursos de Lideranças, Comunicações e Grande Expediente (ouça na Rádio Câmara a íntegra das manifestações):


PROJETO -
Fernanda Barth (PSC) trouxe um assunto que, segundo ela, é preocupante, "quando uma boa intenção é, na verdade, um cavalo de Tróia". A vereadora comentou sobre o projeto que tramita na Câmara sobre as fake news que, de acordo com a parlamentar, é inconstitucional. "Se esse projeto vier a ser aprovado nesta Casa, ele será derrubado pelo TJ-RS.”

RESPOSTA - Leonel Radde (PT) comentou o discurso de Fernanda Barth (PSC) sobre o PL das fake news. De acordo com Radde, a mesma pessoa que critica é quem dissemina notícias falsas. O parlamentar citou inverdades que a vereadora teria propagado durante a semana.

GRAU - Cláudia Araújo (PSD) explicou o que é o “grau”, manobras feitas por motos com apenas uma roda. A vereadora disse que a prática ocorre no Brasil desde os anos 80. “Os rachas nas ruas são proibidos, mas dentro do autódromo é permitido. A mesma coisa acontece com o grau, se tivermos um local adequado as pessoas poderiam praticar o esporte", disse, citando projeto de sua autoria que garante segurança aos praticantes.

 

CONVITE - Alexandre Bobadra (PL) se solidarizou com o projeto de Cláudia Araújo (PSD) por ser um esporte e pela necessidade de um espaço para os jovens o praticarem. Falou também sobre a homenagem hoje à professora Bia Backs, proposta por eleh e convidou os demais parlamentares para a solenidade.

ASFALTO - Gilson Padeiro (PSDB) lembrou que hoje (6/6) é o Dia Mundial do Acemista, data de fundação da ACM. Ele falou sobre os valores da instituição e enalteceu a data. O parlamentar também apoiou o  projeto de Cláudia Araújo (PSD) sobre o grau. Ele demonstrou preocupação por conta dos buracos no asfalto nas ruas do Lami.


CRÍTICA
- Cláudio Janta (SD) ressaltou os números altos de desempregados e analfabetos no estado. O vereador destacou os preços abusivos dos alimentos e os altos impostos do país. "Vivemos uma economia que está tirando o alimento da mesa das pessoas, está tirando do suor das pessoas a sua arrecadação.”

PROBLEMAS - Jonas Reis (PT) disse estar “escandalizado com a incapacidade governamental de trabalhar o dinheiro do povo para o povo”. O vereador cobrou posicionamento do prefeito Melo e destacou a onda de dengue na Capital e a falta de agentes de endemias para combater a doença. O parlamentar criticou os problemas de infraestrutura nas escolas públicas, a falta de ônibus nos bairros, o desemprego, o descaso com a saúde e a economia da cidade.

PROJETO - Cláudio Janta (SD) ressaltou a diferença de políticos, sobressaltando os projetos que os parlamentares citaram em seus discursos e afirmou que Jonas Reis (PT), diferente dos demais, não tem projeto. Segundo Janta, o projeto do vereador é falar mal do governo. “O seu projeto é atacar o prefeito”.

DESPESAS - Márcio Bins Ely (PDT) chamou a atenção do líder e da vice-líder do governo sobre o término dos contratos temporários para professores, que findam antes do final do ano letivo. O segundo ponto levantado foi sobre as despesas permanentes e correntes e a dificuldade na execução das verbas permanentes em decorrência das verbas correntes.

AMBIENTE - Lourdes Sprenger (MDB) falou sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e em prol de políticas de cuidado do planeta. Segundo a vereadora, as fiscalizações não têm condições de atender a todas as denúncias, mas destacou a positividade da reestruturação do Batalhão Ambiental pela Brigada Militar. “Quando arrumamos a nossa casa, estamos mantendo as condições adequadas do nosso habitat e, consequentemente, melhorando o nosso próprio bem-estar.”

FALSIDADES - Aldacir Oliboni (PT) condenou a produção de fake news, bem como as pessoas e governos que se elegeram através de notícias falsas. Para Oliboni, proibir as fake news é um ato educativo que deveria até mesmo ser incluído na rede de educação. Pediu ainda votos dos vereadores para o projeto de lei dele que combate essas produções.


BOLSÕES -
Jessé Sangalli (Cidadania) discursou sobre os bolsões que serão implementados na Avenida Ipiranga e permitirão que motocicletas fiquem à frente dos outros veículos e não mais precisem ficar no corredor entre os carros nos semáforos. Informou também que conversou com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) sobre permitir que as motocicletas estacionem nas áreas azuis mediante pagamento, porém com um tempo de isenção para quem realiza entregas rápidas.

 

OBRAS - Jessé Sangalli (Cidadania) também explicou seu projeto de prolongar a Avenida Ipiranga até Viamão. Disse que tem agora um novo projeto que será levado ao prefeito para resolver dois problemas: o deslocamento para Porto Alegre pela manhã e a volta para Viamão no final da tarde. Segundo simulações computadorizadas, devem ser construídas uma ponte na rua Attílio Bilibio e outra que naturalmente transforma a Avenida Bento Gonçalves na Avenida Ipiranga.

Texto

josué Garcia/ Lucas Zanella/ Eduarda Burguez
(estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)