Plenário

Sessão ordinária / Lideranças, Comunicações e Grande Expediente

  • Vereador Claudio Janta
    Cláudio Janta (SD) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereadora Claudia Araújo
    Cláudia Araújo (PSD) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Nos discursos de Grande Expediente, Comunicações e Lideranças da sessão plenária desta segunda-feira (20/3), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

ENTREGAS - Cláudia Araújo (PSD) apresentou um balanço das ações dos dois primeiros anos do governo Melo. Segundo a vereadora, mais de 20 mil pessoas foram atendidas no CREAS; o programa reguLAR já fechou 405 acordos junto à defensoria pública; o bônus-moradia foi reajustado em 18,8%; e dois novos postos de saúde foram entregues em 2021. Ela também destacou a retomada das atividades da Unidade de Saúde Ilha do Pavão e os R$ 52 milhões investidos para a conservação de ruas. (EB)

PROJETOS - Cláudio Janta (SD) falou sobre a aprovação de projetos importantes como a abertura dos postos de saúde até as 22 horas e a escola de turno integral na cidade. Destacou a tramitação do projeto que amplia o horário das creches até as 24 horas e aos fins de semana. Ele ainda apontou os R$ 5,2 milhões em emendas parlamentares destinadas à criação do Centro de Diagnóstico e Referência do Autismo de Porto Alegre. (J.S)

 

CRÍTICA - Professor Alex Fraga (PSOL) questionou a vereadora Cláudia Araújo (PSD) sobre a falta de informações no conteúdo do balanço de dois anos do governo Melo apresentado por ela. “Todos os dias temos ônibus quebrados, ônibus sucateados, em mau estado de conservação”, disse Alex Fraga. De acordo com ele, o atual governo é um desastre na área do transporte público e na saúde.  (J.S)

 

VINÍCOLAS - Comandante Nádia (PP) comentou sobre os ataques contra as vinícolas gaúchas investigadas pelo trabalho análogo à escravidão. Segundo a vereadora, a Polícia Federal não encontrou nenhum indício de trabalho escravo nas vinícolas, e salientou o silêncio dos mesmos vereadores que as atacaram. “Nós, parlamentares, temos que apontar sim os irresponsáveis que fizeram isso com a serra gaúcha. Nós somos totalmente contrários a qualquer tipo de escravidão, mas a liberdade de falar a verdade é imperiosa no parlamento.” (EB)

CUBA - Fernanda Barth (PODEMOS) trouxe críticas ao Presidente Lula. Segundo a vereadora, Lula afirmou que ninguém deve se meter em como Cuba conduz as coisas e que os bloqueios econômicos contra a ditadura cubana precisam acabar.  “A ditadura de Cuba iniciada e conduzida por Fidel Castro em 1959 é o regime mais sanguinário da história da América Latina. Ainda hoje há lá mais de 6 mil presos políticos, tendo entre eles milhares de jovens líderes do movimento Cuba Libre.” (EB)

PRIVATIZAÇÃO - Jonas Reis (PT) denunciou o descaso do governo municipal, destacando imagens de escolas com grama alta, ônibus sucateados, lixeiras sem manutenção, focos de lixo em diversos pontos de Porto Alegre e o sucateamento do DMAE. Segundo Jonas, todo o descaso é uma forma de sucatear o trabalho público e abrir caminho para a privatização. (J.S)

DESGOVERNO - Fernanda Barth (PODE) falou sobre a regulamentação dos aplicativos de serviço e afirmou que, “ao que tudo indica, o governo petista vai continuar prejudicando a vida dos trabalhadores. Vocês fazem ideia de quantas famílias se sustentam através destes aplicativos?” De acordo com ela, o Brasil tem hoje cerca de 20% da população que utiliza algum aplicativo para trabalhar. E que 11,4 milhões dependem exclusivamente desses aplicativos para ter alguma renda. (J.S)


LICENÇA -
Giovani Culau e Coletivo (PCdoB) comentou sobre a audiência pública que tratou do projeto que extingue a licença-prêmio. Segundo o vereador, a carreira pública da cidade não é vantajosa. “Faço um apelo à base do governo desta Casa para que pensemos outras saídas. Que outras medidas podemos pensar, pois este é um problema de gestão, e não dos servidores públicos municipais. Tenho a convicção que o fim da licença-prêmio não é o caminho adequado com os funcionários públicos.” (EB)

TERCEIRIZADOS - Cláudio Janta (SD) ressaltou o alto valor dos impostos e disse que o Brasil é o único país que precariza o trabalho. Segundo o vereador, quem contrata mão de obra terceirizada é solidário e tem o dever de fazer a fiscalização. “Nós temos setores que são terceirizados e a Câmara fiscaliza. Este é o papel de quem contrata um terceirizado. Não é se esconder em uma cortina e dizer que são inocentes”, informou. (EB)

GESTÃO - Professor Vitorino (MDB) comentou sobre os trabalhos feitos pelo governo atual na cidade de Porto Alegre e as grandes atrações festivas que a Prefeitura promove pela cidade. “No governo Melo é difícil ser oposição, porque não se tem nada para usar contra o governo, a não ser inventar fake news”. Para finalizar o discurso, o vereador exaltou os feitos do atual prefeito. 

GOVERNADOR - Jessé Sangalli (Cidadania) falou sobre os políticos que mentem sobre suas propostas aos eleitores. "Um político não conseguir cumprir aquilo a que se comprometeu, por não ter apoio, é uma coisa. Outra coisa é tirar os eleitores para bobos e toda mídia, distorcendo as palavras que ele se comprometeu em campanha”. O vereador se referiu ao governador Eduardo Leite, que na campanha se comprometeu a não cobrar pedágio na ERS-118 e agora disse que foi mal interpretado.

PASSAGEM - Idenir Cecchim (MDB) discursou sobre as falas do vereador Jonas Reis. “Nunca imaginei do Jonas um pedido para aumentar a passagem de ônibus”. Segundo ele, o vereador alegou que o prefeito Sebastião Melo conseguiu segurar o preço das passagens para que elas não aumentem, diferente dos governos passados, além de afirmar que a Carris deveria ser privatizada e que a privatização resolveria os problemas do transporte popular.

 

DISTORÇÃO - Moisés Barboza (PSDB) disse que o vereador Jessé Sangalli (CIDADANIA) subiu à tribuna e atacou o governador Eduardo Leite, dizendo que ele faltou com a verdade em relação ao pedágio na RS-118. Segundo Moisés, a fala do vereador Jessé possui distorções. (J.S)

GASOLINA - Jessé Sangalli (Cidadania), afirmou em seu discurso que o governador Eduardo Leite distorceu suas falas e promessas de campanha, “Dois meses após tomar posse como governador, ele falou duas vezes, dizendo que está se discutindo a essencialidade da gasolina ou não. E os governadores estão fazendo pressão, no mínimo dando apoio para que não seja essencial a gasolina e o Eduardo Leite é um desses”. (V.S)

 

CRENÇA - Tiago Albrecht (NOVO) destacou que na quinta-feira (23/3) haverá a discussão da Frente Parlamentar em relação à Reforma Tributária. O parlamentar também fez um convite aos demais para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa e do Estado Laico. (J.S)

Texto

Eduarda Burguez, Vinicius Goulart, Josué Garcia (estagiários de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)