Plenário

Sessão ordinária / Lideranças e Comunicações

  • Movimentação de Plenário. Na tribuna o vereador Jonas Reis
    Jonas Reis (PT) (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Movimentação de Plenário. Na tribuna a vereadora Fernanda Barth
    Fernanda Barth (PL) (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Nos discursos de Lideranças e de Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (18/9), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram sobre os seguintes temas:

INVASÃO - A vereadora Fernanda Barth (PL) falou sobre o projeto de moradia popular e regularização fundiária. “Em maio, aprovamos projetos e lista de imóveis do município que podem ser alienados e vendidos para financiar o projeto de moradia para quem mais precisa”. A vereadora falou que um desses imóveis que fazem parte da lista foi invadido por um movimento que furou a fila dos financiamentos dos imóveis, local que está inabitado por falta de PPCI e os elevadores estão sem funcionamento. (VG)

AJUDA - Lourdes Sprenger (MDB) ressaltou a importância da prática do voluntariado, como o da causa animal. Porém, ela deu ênfase ao voluntariado que está acontecendo no Vale do Taquari, em prol dos desabrigados pelas enchentes. “Não é mais um momento de só fazer chamadas, é um momento de fazer parcerias, ver quem pode ajudar, empresas que podem ser parceiras, para auxiliar o governo do Estado”, pediu a vereadora.  (J.S)

CONSCIENTIZAÇÃO - Psicóloga Tanise Sabino (PTB) lembrou que estamos no Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Ela contou que no domingo (17/8) foi realizada a 3° caminhada do Setembro Amarelo, no Brique da Redenção. “A pauta da cidade: o tema da prevenção do suicídio”, destacou Tanise. Ela também falou sobre o Setembro Verde, mês dedicado ao incentivo à doação de órgãos. “Acredito que essas duas pautas estão relacionadas, pois nós estamos falando sobre vida, sobre valorização da vida”, concluiu. (J.S)

VIOLÊNCIA - Jonas Reis (PT) falou sobre a violência na Ocupação Rexistência POA, que ocupou um prédio público no Centro de Porto Alegre. A deputada estadual Laura Sito (PT) foi agredida com balas de borracha e spray de pimenta no rosto. “Nós queremos saber quem mandou baixar o cacete nos trabalhadores do Centro. Nós queremos explicações e o governo precisa explicar”, disse. (EB)

ADMNISTRAÇÂO - A vereadora Biga Pereira (PCdoB) comentou sobre a má administração da orla do Guarujá. “Uma orla completamente imunda e suja. Horrível de olhar”, afirmou a vereadora. Biga exigiu tomada de providências para realizar a limpeza no local. (VG)

MENTIRA - Jessé Sangalli (CIDADANIA) discordou dos parlamentares de esquerda sobre a ocupação do prédio no Centro neste fim de semana. Para Jessé, foi uma invasão e não ocupação. “Esse pessoal, vinculado a movimentos políticos de esquerda - PT, PCdoB e PSOL- fez a invasão não porque queria que houvesse habitação de interesse popular, mas sim para se apropriar da pauta”, afirmou o vereador. Jessé disse que “esse pessoal” engana seu eleitor. (J.S)

SOCIAIS - Roberto Robaina (PSOL) ressaltou que a fala do vereador Jessé Sangalli (Cidadania) era cheia de mentiras. Como a afirmação de que as pessoas que participam da ocupação são ligadas a partidos. Segundo Robaina, estas pessoas são ligadas a movimentos sociais, e o mesmo apoia as ocupações em prédios públicos desocupados. (EB)

GUARDA - Aldacir Oliboni (PT) comentou sobre a violência utilizada pela Guarda Municipal em frente a um prédio público ocupado no Centro. Oliboni solicitou que o governo compareça para dar explicações do modo truculento que a Guarda vem agindo contra os políticos do Partido dos Trabalhadores. “Nossa solidariedade, não só à Laura Sito, mas também a todos os deputados e vereadores que estavam na manifestação fazendo um ato de solidariedade”, disse. (EB)

MORADIA - Alex Fraga (PSOL) relatou que, por lei federal, a terra deve ter função social, assim dizendo que o vereador Jessé Sangalli defendia a especulação imobiliária, desrespeitando a legislação federal. “Lutar pelo direito constitucional da moradia está na lei magna deste país. Isso é lutar por cidadania”, afirmou o vereador. (VG)

RESPOSTA - Idenir Cecchim (MDB) comentou sobre a fala da vereadora Biga Pereira (PCdoB) sobre o lixo acumulado na orla da zona Sul após as enchentes. “Na orla do Lami, que está se deixando bonita, todos os cidadãos têm direito de frequentar, ao contrário dos comunistas de Cuba, onde as praias bonitas só estrangeiros podem visitar”, afirmou o vereador.  (J.S)

Texto

Eduarda Burguez, Josué Garcia e Vinícius Goulart (estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)