Plenário

Sessão ordinária / Lideranças e Comunicações

  • Período de Comunicações temático sobre a leitura, o livro, a escrita e os bibliotecários. Na foto, vereador Adeli Sell.
    Vereador Adeli Sell (PT) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto, vereador Paulo Brum.
    Vereador Paulo Brum (PTB) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante o período de Lideranças e Comunicações da sessão ordinária desta quarta-feira (4/3), trataram dos seguintes temas:

IDOSOS E DEFICIENTES - Paulo Brum (PTB) registrou o acontecido como um fato histórico na luta das pessoas com deficiência e dos idosos carentes. “Derrubaram um veto contra o aumento do limite de renda para acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que um idoso carente ou uma pessoa deficiente tem direito de receber. Foram 302 deputados federais, como Maurício Dziedricki, que votaram conosco favoravelmente àqueles que mais precisam.” O vereador disse que teve a oportunidade de participar de vários movimentos que lutavam por isso. “Antes a renda per capita era apenas de um quarto de um salário mínimo. Lutamos e tentamos, com muitos projetos, aumentar esse valor.” Finalizou dizendo que irá à luta para garantir que mais idosos carentes e pessoas com deficiência tenham esse benefício. (LMN)

GUARDA - Lourdes Sprenger (MDB) cumprimentou as guardiãs bibliotecárias e disse que “não há ensino sem livro e a leitura”. A vereadora citou projeto de lei do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (DEM), o qual institui o Programa de Educação para Posse Responsável de animais domésticos nas escolas da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Lourdes sugeriu uma adequação ao projeto, que aguarda sanção, pedindo que, ao invés de posse, use-se o termo guarda responsável de animais, pois “mantém ciente de que somos tutores”. Lourdes lembrou que é vedado o tratamento dos animais domésticos como coisa, “não podem ser objetos ou bens de posse”, e que os conselhos municipal e estadual de Medicina Veterinária disponibilizam em seus sites a prática de guarda responsável. (RF)

LUZ - João Bosco Vaz (PDT) recordou da reforma administrativa enviada pelo prefeito Nelson Marchezan Jr. para reduzir as, na época, 34 secretarias e órgãos existentes. O vereador lembrou que votou contra, pois extinguia a Secretaria de Esportes, e que “se passaram três anos e essa reforma não foi até agora regulamentada pelo prefeito”. Bosco disse que quando foi secretário de Esportes tinha o “orçamento de R$ 1 milhão e os projetos a custo zero, em sua maioria, para a Prefeitura”. “O senhor prefeito resolveu fechar e, para tentar engambelar a sociedade, criou essa Secretaria de Desenvolvimento e Esportes que não funciona”, apontou. O vereador trouxe o caso do Parque Ararigbóia. “As atividades esportivas estão suspensas desde ontem, as pessoas da terceira idade, da bocha, estão em casa porque a secretaria não pagou a luz”, denunciou, dizendo que “isso é uma vergonha para a sociedade e o governo do Marchezan, que tem várias pessoas erradas nos lugares errados”. (RF)

POLÍTICAS - Engenheiro Comassetto (PT) salientou que a falta de luz, com a atual administração da Capital, não ocorre somente no Parque Ararigbóia. “Precisamos de um gestor que ilumine a cidade. Porque este só cria dificuldades para todas as comunidades”, afirmou, ao comentar reclamação de cidadãos porto-alegrenses, direcionada a ele, sobre estar “insuportável viver na periferia” quando, por exemplo, “se precisa de um posto de saúde e de atendimento contínuo”. Na opinião de Comassetto, há o abandono das políticas públicas ao se dizer que “tudo será resolvido pelo mercado ou pelo estado mínimo”. No momento em que a lógica da estrutura privada acontece, segundo o parlamentar, também “há a geração e o acúmulo de riquezas para alguns poucos, e não a distribuição desta última”.  (BSM)

MARCHA - “Ontem, fui chamado de mentiroso por propagar fake news a respeito da Marcha da Maconha”, relatou Farid Germano Filho (Dem), ao esclarecer que a marcha noticiada por ele “não é fake”. Como jornalista diplomado, há 34 anos, salientou honrar a profissão. Para esclarecer, portanto, que a informação sobre a marcha não é falsa, Farid citou um vídeo que viralizou no Rio Grande do Sul e no Brasil, no qual a deputada Luciana Genro aparece convidando para a Marcha da Maconha. "Mas talvez a Luciana esteja necessitando de mídia a partir dessa caminhada inútil”, concluiu o parlamentar. (BSM)

CIDADE - “É importante para quem circula diariamente pela cidade saber que do jeito que está não pode ficar”, sublinhou Adeli Sell (PT). Segundo o petista, “o prefeito Nelson Marchezan, não contente, acusa a Câmara sobre o aumento da tarifa do transporte de passageiros, quando, na verdade, a culpa é dele”. Além disso, Adeli falou sobre o mobiliário urbano e da propaganda ao ar livre. Relatou que Marchezan quer acabar com as empresas de mobiliários locais “para privilegiar a Clear Channel”. (BSM)   

Texto

Lara Moeller Nunes (estagiária de Jornalismo)
Rian Ferreira (estagiário de Jornalismo)
Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)