Plenário

Sessão ordinária / Lideranças e Comunicações

Movimentação de plenário
Comandante Nádia (PP) e Leonel Radde (PT) na sessão plenária de hoje (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Na sessão plenária desta segunda-feira (07/11) da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadores e vereadoras falaram em tempos de Comunicações e Lideranças sobre os seguintes temas:

GREVE- Cláudio Janta (SD) comentou sobre a greve geral que estava marcada para hoje na Capital. "Assim como não houve a greve geral, também não houve o que as pessoas estão pregando, que é o roubo de votos nas urnas." O vereador questionou por que, quando o Supremo Tribunal Federal absolveu o ex-presidente Lula (PT), estes protestos não estavam nas ruas. “Não pode uma mãe com um filho autista estar presa na estrada porque estão fazendo protestos que não vão levar a lugar algum. Não tem espaço nesse país ou no mundo para um golpe militar", afirmou. (EB)

MANIFESTAÇÕES - Comandante Nadia (PP) parabenizou as manifestações que estão ocorrendo pelo Brasil e lamentou que essas mesmas pessoas estejam sendo chamadas de criminosas. “São famílias inteiras, que infelizmente estão sendo chamadas de criminosas. Criminosos são aqueles que estão dentro dos presídios e que comemoraram com a “letra L” a eleição de Lula. Esses sim são criminosos”, disse a vereadora. (VG)

CRIME - Leonel Radde (PT) leu o artigo 286 do Código Penal, que trata da apologia ao crime, e afirmou que todas as manifestações que pedem intervenção militar são criminosas. Radde ainda questionou o novo carro da Comandante Nádia (PP) e disse que levará à Comissão de Ética para solicitar esclarecimentos. "Existe uma sincronicidade que é importante que a gente esclareça. Gostaria de saber um pouquinho mais", completou Radde. (EB)

APOLOGIA - Pedro Ruas (PSOL) criticou as manifestações que estão paralisando o país. Ruas constatou que esses movimentos, feitos pela oposição ao presidente eleito, são antidemocráticos. O vereador usou de exemplo a apologia ao nazismo feita nas manifestações em Santa Catarina. “Que há uma vinculação estreita entre bolsonarismo, fascismo e nazismo, sabemos que há. Mas fazer apologia ao nazismo é um crime, um delito, e precisa ser punido”. Ruas finalizou seu discurso falando da falta de trabalho da polícia em relação aos trancamentos das ruas, avenidas e estradas nas manifestações antidemocráticas. (VG)

DEMOCRACIA - Aldacir Oliboni (PT) afirmou que a vitória de Lula foi contra o racismo, o negacionismo e contra a misoginia. Pediu que os negacionistas que não aceitam o processo democrático voltem para casa e aceitem os resultados das urnas. Segundo o vereador, o próprio presidente Bolsonaro pediu para desobstruir as estradas, pois o país estava ficando uma baderna. “Se fossem petistas, já estariam presos. Como são bolsonaristas, deixaram a coisa se criar", completou Oliboni. (EB)

LACRAÇÃO - Moisés Barboza (PSDB) falou sobre o sensacionalismo político e de como discorda desse modo de fazer política. “Os políticos, nas redes sociais, que buscam curtidas, querem lacrar, têm tido mais resultado positivo nas urnas, resultado de engajamento.” O vereador comunicou que os mesmos que elogiam as atuais manifestações, são aqueles que criticavam as manifestações da oposição, ou seja, os movimentos de massa só valem a pena quando convém à sua ideologia. (VG)

Texto

Eduarda Burguez e Vinícius Goulart
(estagiários de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)