Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças e Comunicações

  • Vereadora Laura Sito
    Vereadora Laura Sito (PT) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Giovane Byl
    Vereador Giovane Byl (PTB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante os períodos de Comunicações e de Lideranças, na sessão ordinária desta segunda-feira (13/12), os vereadores e vereadoras trataram dos seguintes temas:

SAÚDE - Aldacir Oliboni (PT) destacou que, no final do ano, são muitos os projetos que o Executivo envia à Câmara. “Dois projetos me preocupam muito. O primeiro é o que trata da remodelação do Conselho Municipal de Saúde, onde o secretário municipal de saúde, em audiência pública, admitiu que não será mais deliberativo e, sim, consultivo. Não há sentido que o conselho não possa mais deliberar sobre matérias, as quais faz o controle social e é fiscalizador.” A outra questão destacada pelo vereador diz respeito ao governo municipal, que, com a ideia de terceirização estaria entregando a atenção básica a alguns hospitais da cidade. “Nada contra os hospitais, que são grandes parceiros, mas quando o governo demite agentes de saúde, chefes de enfermagem, enfermeiros e médicos que fizeram concurso público, infelizmente por não ser justo, poderão reverter a questão na justiça. Portanto, faço um apelo para que não demitam mais os servidores da saúde." 

ENCHENTES - Giovane Byl (PTB) destacou o problema da chuva que atingiu a Capital na última semana, na qual trouxe à tona um problema que parecia invisível aos administradores anteriores, as áreas de risco da cidade. “A chuva expôs uma quantidade de famílias que ainda vivem na beira dos arroios. Estivemos junto com o prefeito Sebastião Melo, Secretaria de Habitação, Secretaria de Governança e PGM, neste sábado, na Vila dos Coqueiros, no bairro Passo das Pedras, em uma das comunidades mais atingidas com o volume de água, e constatamos uma triste realidade de famílias que perderam móveis, documentos e sua história, mas principalmente perderam sua dignidade ao ter o esgoto entrando em suas casas. Isso não é particularidade do bairro Passo das Pedras. Este problema precisa ser enfrentado. Estou abrindo uma frente parlamentar discutir o reassentamento dessas famílias que vivem nas áreas de risco de nossa cidade”, concluiu. 

DEMOCRACIA - Laura Sito (PT) afirmou que, durante a Semana Mundial dos Direitos Humanos, a Argentina, com a presença dos ex-presidentes do Brasil e Uruguai, Luiz Inácio Lula da Silva e Pepe Mujica, com o presidente argentino Alberto Fernández e a vice Cristina Kirchner, "deu um importante recado" em defesa da democracia em um lugar tão simbólico como a Plaza de Mayo. "Que possamos ter a retomada democrática com aprofundamento da democracia e afirmação de uma agenda de direitos e compreendendo este momento que vivemos, no qual o Estado foi capturado por uma elite econômica e política que quer destruir o Estado e o direito dos trabalhadores e trabalhadoras." Laura Sito ainda destacou que temos no Brasil cenas tristes que revelam o Estado de exceção de cerceamento democrático. "Iremos interromper este ciclo para que possamos reconstruir um período democrático e não deixaremos de fazer parte deste processo histórico”, finalizou.

TRANSPORTES - Karen Santos (PSOL) destacou reunião que teve com a EPTC, na qual levou demandas das comunidades Rincão Mariante e Lomba do Pinheiro, sobre o problema que envolve o transporte público nas regiões. A vereadora destacou que a comunidade da Lomba do Pinheiro também está reivindicando o transporte por lotação. “As linhas articuladoras são demandas fundamentais, pois retiram pessoas do miolo do bairro e as levam para as vias principais. Sem os articuladores, idosos, cadeirantes, crianças, trabalhadores e trabalhadoras mulheres precisam se deslocar de um a dois quilômetros para chegar às suas moradias. Destaco que toda a pandemia e o legado deixado fez Porto Alegre retroceder dez anos no seu projeto de mobilidade.” A vereadora ainda destacou que os veículos de aplicativos demoram muito, estão caríssimos, com carros sucateados, motoristas mal remunerados, e o transporte público da cidade "é uma roleta russa".

Texto

Rafael Cabeleira (reg. prof. 10493)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)