Plenário

Sessão ordinária / Lideranças, Grande Expediente e Comunicações

Movimentação de plenário
Movimentação em Plenário nesta segunda-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na sessão plenária de hoje (30/5), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos em seus discursos de Lideranças, Grande Expediente e Comunicações (ouça na Rádio Câmara a íntegra das manifestações):

ASFALTO - Jessé Sangalli (Cidadania) comunicou o que considera uma vitória do seu mandato: o asfaltamento do trecho de 1km da Avenida Ipiranga após o cruzamento com a avenida Antônio de Carvalho. Ele falou sobre as tratativas que fez com o governo do Estado e a Preeitura de Porto Alegre que resultaram na realização da obra.

DUPLICAÇÃO - Airto Ferronato (PSB) saudou o vereador Jessé Sangalli pela sua luta no decorrer dos anos para asfaltar aquele trecho da avenida Ipiranga e disse que “é preciso pensar na mobilidade urbana da zona leste”. Segundo o parlamentar esta é uma região que vem crescendo constantemente. Ele citou também a demora para a duplicação da Protásio até a divisa com Alvorada.


AGRADECIMENTOS -
Aldacir Oliboni (PT) também comemorou o anúncio feito por Jessé Sangali. "Eu acho que o futuro é esse e, inclusive, podemos aqui fazer uma parceria, conversar com o governo”,  disse Oliboni. O vereador também parabenizou a comunidade da Lomba do Pinheiro que, segundo ele, vem em uma luta de mais de três anos pelo ensino médio na Escola Maria Chicá.

PRIORIDADE - Alvoni Medina (REP) falou sobre a prioridade de vagas em unidades da rede pública municipal de ensino para crianças e adolescentes que tenham seus responsáveis com deficiência física ou acima de 60 anos. “Chamo a atenção dos colegas para que a informação de nosso trabalho como legisladores seja ainda mais divulgada e acessível aos nossos porto-alegrenses, para que esses façam valer seus direitos."


CERCAMENTO -
Mônica Leal (PP) tratou do cercamento dos parques. “É claro que é um absurdo nós cercamos uma área pública Mas por causa do vandalismo e da insegurança, não nos resta outra alternativa." Citou como exemplo o parque da Redenção, cenário constante de crimes e depredações. "É um tema complexo que envolve debates e consulta à população, mas não temos alternativa senão cogitar essa possibilidade do cercamento.”

MORRO - Cintia Rockenbach (PODE) falou sobre as medidas que o poder público está realizando para auxiliar na reserva de água da região do Morro da Cruz. “Estamos disponibilizando aos moradores da região caixas d’água e materiais de alvenaria para construção de bases e instalação de reservatórios, sendo que o próprio município, em parceria com o Sinduscon e a comunidade, está executando as instalações”.

SEGURANÇA - Alexandre Bobadra (PL) trouxe a pauta do cercamento de alguns parques da cidade de Porto Alegre e do cercamento eletrônico da capital, onde câmeras monitoram os veículos furtados na região. O vereador falou da criminalidade da cidade e da falta de segurança. "Nós temos que ter a coragem de votar os temas importantes e sensíveis da cidade”.

PEC 206 - Mauro Zacher (PDT) falou sobre a PEC 206, que propõe a cobrança de mensalidades das universidades federais. O parlamentar salientou que a desatualização de algumas pessoas o fez subir e falar sobre o assunto na tribuna. "Nós estamos usando recursos públicos para aqueles que têm uma renda maior, ou aqueles que estão ingressando na universidade que melhores condições têm. Esse é um dado que já há algumas décadas não corresponde mais ao perfil”.

REAJUSTE I - Idenir Cecchim (MDB) citou os vereadores Matheus Gomes (PSOL) e Felipe Camozzato (NOVO) sobre o material produzido por eles criticando o reajuste salarial dos parlamentares da Casa. Para ele, a campanha dos dois vereadores contra o reajuste não é correta.

REAJUSTE II - Moisés Barboza (PSDB) ressaltou que a Casa congelou o salário dos vereadores e que os chefes de gabinetes ganham mais que os próprios vereadores. Moisés destacou que é a favor do reajuste para recompor as perdas inflacionárias e parabenizou a Mesa Diretora pela decisão.

Texto

Josué Gracia/ Ana Luísa Vieira/ Eduarda Burquez
(estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)