Plenário

Vereadores mirins do Israelita são diplomados na Câmara

  • Posse dos vereadores mirins da Ir KTtaná, projeto do Colégio Israelita.
    Vereadores, professores e vereadores mirim hoje empossados na Ir Ktaná (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Posse dos vereadores mirins da Ir KTtaná, projeto do Colégio Israelita.
    Grêmio estudantil do Israelita também foi empossado durante a sessão desta tarde (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre destinou o período de Comunicações da sessão ordinária desta quinta-feira (25/4), para homenagear os dez anos de criação da Ir Ktaná (Cidade Pequena), projeto voltado ao desenvolvimento do civismo e da cidadania para jovens e adolescentes alunos do Colégio Israelita Brasileiro (CIB). Na ocasião, também foi realizada a posse dos 28 vereadores mirins da pequena cidade. Proposto pelo vereador Valter Nagelstein (MDB), o evento foi realizado no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, durante sessão coordenada pela presidente da Câmara, vereadora Mônica Leal (PP).
 
Inaugurada no dia 23 de setembro de 2009, no terreno do Colégio Israelita, a minicidade Ir Ktaná faz parte do projeto pedagógico de mesmo nome desenvolvido pela escola. Inspirada na cidade de Sfat (Norte de Israel), a Ir Ktaná foi construída para os alunos trabalharem os princípios da cidadania, do judaísmo, da ecorresponsabilidade e do empreendedorismo. É composta de Prefeitura, Câmara, sinagoga, banco, centro cultural, empresa multimídia de rádio e jornal, núcleo de ciência e tecnologia, incubadora, loja, supermercado, casa de família, espaço verde e praça da cidadania.
 
A Cidade conta com prefeito, secretários da cultura, de finanças e do meio ambiente e vereadores, sendo todos esses cargos eletivos, ocupados por crianças de 6 a 10 anos de idade. A Ir Ktaná não é espaço apenas para os pequenos. Os vereadores mirins são estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental do Israelita e exercerão mandatos-tampão até abril de 2020, quando serão realizadas novas eleições para mandatos de um ano. Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio também têm espaço especialmente voltado as suas atividades acadêmicas.
 
Foram diplomados na Câmara os seguintes vereadores mirins: Diego Lopes Ribeiro, Júlia Wolff Steinbruch, Júlia Bursztejn Lermann, Joana Barrionuevo Laub, Rafaela Schneider Schmukler, Alexandre Garbarski Radin, Eduarda Borges Fortes Ochman, Benício Porto Jakobson, Gabriel Arenzon Chachamovich, Gustavo Gil Asnis, Laura Lermann Serra, Laura Belentani Kubiczewski, Helena Fernandes Guerra, Alice Brino Báril, Gustavo Schafran Volquind, Luiza Wainberg Baldino, Libby Rose Lavinsky, Luana Turkenicz Ferreira, João Pedro Rigo, Enzo Damin Garibotti, Helena Northfleet Palmeiro da Fontoura Aspis, Leonardo Meimes Menezes Martins, Yasmin dos Santos Freire, Rachel Krasner, Mariana Volpato Folberg, Eduardo Procianoy Heineberg, Luíza Ferreira Maciel, Sofia Wainstein.
 
Valorização
 
Ao saudar os vereadores-mirins, Valter Nagelstein destacou que o evento já se constitui, há dez anos, "num dos momentos mais bonitos da Câmara de Porto Alegre, especialmente para nós, vereadores". Lembrando que a atividade parlamentar é, muitas vezes, imcompreendida por grande parte da população, Nagelstein ressaltou que as famílias e alunos do Israelita estavam demonstrando, naquele momento, que "a política não é função espoliada, mas atividade nobre que deve ser exercida". O vereador agradeceu o empenho dos pais, mães e famílias em transmitir às crianças uma noção de cidadania, com o debate e a elaboração de uma plataforma que, depois, é submetida aos demais colegas durante o processo de eleição.
 
Mônica Leal lembrou que teve o prazer de participar da inauguração da pequena cidade quando foi secretaria de Cultura do governo do Estado. “Vou me dirigir aos vereadores mirins e comentar algumas regras que seguimos na Câmara como por exemplo o fato de que a cadeira da presidente jamais pode ficar fazia; na tribuna todos têm o tempo de cinco minutos, prorrogável por mais um”, explicou, ressaltando que a CMPA conta com apenas três mulheres e entre os vereadores mirins, as meninas estão em maioria. Ela ressaltou que tem uma relação muito estreita e afetiva com o colégio onde seu marido e o filho Felipe estudaram. “Parabenizo aos pais e mães, pois esse é o resultado das famílias e também do colégio. Orgulho de ser presidente e participar e prover essa cerimônia aos vereadores mirins”, concluiu. 
 
Participação
 
Também saudaram os alunos do Israelita os vereadores:
 
Alex Fraga (Psol) disse que a escola demonstra um gesto de civilidade. “Parabéns aos vereadores mirins e também aos membros eleitos do grêmio estudantil, que foi batizado com o nome do Albert Einstein, cientista que na minha vida acadêmica me inspirou e me fez buscar o socialismo, pois procurava a justiça social”, disse. “A política se faz com a participação de todos, apesar de vereador eu ainda sou professor, e os professores são perseguidos e atacados, acusados de doutrinadores, mas assim como Einstein, eu sou um pacifista”, afirmou.
 
Ricardo Gomes (PP) salientou que este momento mostra a clara diferença que há entre ensinar cidadania e fazer doutrinação. “Me dirijo à vocês, vereadores mirins: se vocês querem ser bons vereadores e ajudar o Brasil, não mintam, não prometam o que vocês não podem fazer, escutem as pessoas, falem na hora que é pra falar, não colem e estudem”, finalizou.
 
Cassiá Carpes (PP) afirmou ter aprendido que o quesito mais importante para a formação do ser humano e de cidadãos capazes de fazer o Brasil um país melhor é o caráter. “Ninguém é boa pessoa ou profissional sem carater e isso é forjado na família. Parabéns belo projeto com a presença de vocês. Estamos engrandecidos”, concluiu. 
 
Hamilton Sossmeier (PSC) parabenizou a todos pela demonstração de cidadania: "nada é mais importante que a educação". Disse já ter visitado Israel, e ter conhecido comunidades judaicas que são exemplos para o mundo, com sistemas de irrigação em locais onde não há àgua. Também chamou a atenção para que vereadores mirins cresçam lembrando dos ensinamentos de seus pais.
 
Felipe Camozatto (NOVO) destacou que o maior mérito dos alunos era a pouca idade  e coragem tida  para serem candidatos. “ E, seguindo todas as dicas dadas aqui pelos vereadores, serão excelentes vereadores com certeza”.
 
Márcio Bins Ely (PDT) ressaltou eles representarem o futuro da nossa política, assumindo responsabilidades desde de pequenos. “É uma inspiração essas futuras gerações se envolvendo e tendo o sentido de responsabilidade”. 

Reginaldo Pujol (DEM) solicitou que essa iniciativa continue na comunidade. Pediu que todos se comprometam a passar para os seus descendentes esse mesmo compromisso. “Experimentando experiências pequenas como essa, mas que incentivam a atitudes maiores e vir a substituir um desses parlamentares e servirem a causa da sociedade”.

 
Cidadania 

O diretor-geral do Colégio Israelita, Jânio Alves, agradeceu a homenagem, destacando que o ato de posse dos vereadores mirins representavam "um momento especial para a comunidade". Ele ressaltou a importância do projeto na educação das crianças para a cidadania, com a formação de lideranças no trabalho desenvolvido na cidade-lboratório, com o letramento cívico. "A cidadania se aprende no exercício dela, com prática cidadã e capacidade de resolver problemas em grupo."

O diretor observou que os alunos passaram por um processo completo de formação política, com elaboração de propostas e debates dos problemas da Porto Alegre. "Este projeto completa dez anos neste ano, e queremos fazer um agradeciemtno especial ao vereador Valter Nagelstein e à vereadora Mônica Leal pelo apoio na Câmara."

Ele também destacou o trabalho realizado pela idealizadora do projeto, Mônica Timm de Carvalho, e disse que o Colégio Israelita está à disposição das pessoas e instituições que desejarem conhecer a experiência da Ir Ktaná. "É uma importante contribuição para a formação de futuras lideranças da cidade." 

Conforme o gestor do núcleo de Política e Cidadania do Colégio Israelita, Ricardo Martinez Fortes, toda a comunidade e inclusive outras escolas estão convidadas a conhecer a iniciativa. Segundo ele, os dez anos de existência da Ir Ktaná são produto da construção de um projeto de cidadania.
 
Grêmio Estudantil
 
Durante a cerimônia, Fortes chamou cada um dos vereadores mirins a ocuparem suas cadeiras no Legislativo. Ele também deu posse aos novos diretores do Grêmio Estudantil do Israelita para a gestão 2019/2020, integrado pelos seguintes alunos: Fernanda Schimanski Axelrud (presidente),  Guilherme Kripka (vice), Angelo Gabriel Cassariego Perusso (tesoureiro), Pedro Kuhn Gerchmann (diretor sociocultural), Rafaela Martins Frajndlich (diretora de esportes), Perola Finkler Abdalah (primeira secretária), Alice Wainberg Finkelstein (secretária geral) e Helena Coiro Cardoso (primeira suplente).
 
Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
           Lisie Venegas (reg. prof. 13688)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)