Plenário Virtual

Sessão Ordinária / Lideranças

82ª Sessão Ordinária. 4ª Sessão Legislativa Ordinária. Período de Lideranças.
Vereradora Lourdes Sprenger na sessão desta segunda-feira (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Na tarde desta segunda-feira (7/12), em sessão ordinária, vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre fizeram os seguintes pronunciamentos em período de Liderança:

 

PERSEGUIÇÃO - Aldacir Oliboni (PT) disse que o governo concluiu um ciclo de perseguições ao demitir grande parte dos trabalhadores da saúde de Porto Alegre. “Ele fez uma notificação e obrigou os trabalhadores a assinar e se retirar das unidades em que trabalham. É muita irresponsabilidade fazer isso no meio da pandemia.” Falou que hoje é um dia de luto e de indignação aos servidores da saúde. “O governo Marchezan, perto do fim do mandato, demitiu mais de 500 em um único dia.” Enquanto vereadores, podem dizer que o prefeito não tem um apoio popular e que utiliza do seu poder para concluir um ciclo de maldades. “Isso é desumano, é uma agressão. Marchezan não é um homem da política nem do diálogo. É a maior decepção que Porto Alegre já elegeu.” (LMN)

 

IRRESPONSABILIDADE - Prof. Alex Fraga (PSOL) lamentou as demissões no contexto da pandemia e com o aumento significativo do número de infectados e concordou com os trabalhos remotos até quarta-feira na Câmara Municipal de Porto Alegre. “A situação dos trabalhadores do IMESF já era ‘pedra cantada’. Tentamos semana passada garantir que os servidores tivessem seus empregos garantidos pelo menos até a troca de gestão, o prefeito eleito não quis se manifestar. Irresponsável é o prefeito atual, e inconsequente é o futuro prefeito.” Disse também que a Câmara tem sua parcela de contribuição tendo em vista que a maioria dos vereadores optou por “enterrar” o projeto de lei que poderia ajudar esses trabalhadores. Finalizou sua fala mencionando um campeonato internacional amador de futebol 7 que está acontecendo na cidade apesar da proibição determinada pelo governador do estado. “É inaceitável que o lobismo ataque dentro da nossa cidade. Estou envergonhado com o que está acontecendo na capital.” (LMN)

 

DISCORDÂNCIA - Lourdes Sprenger (MDB) também lamentou a demissão dos trabalhadores e disse que isso é uma questão muito antiga. Falou para o colega Alex Fraga (PSOL) que não vê o novo prefeito como irresponsável e inconsequente, pois ele foi bem claro ao dizer que o governo Marchezan irá cumprir suas responsabilidades até 31 de dezembro. “Lamento que o Professor Alex esteja chamando ele de irresponsável sendo que ainda nem começou o seu governo.” Disse ter participado da reunião e que não houve má fé nem má vontade, e que eles manifestaram interesse nesse novo grupo de trabalho. (LMN)

 

Texto

Lara Moeller Nunes (estagiária de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)