Porto Alegre, 253 anos: Da Havana do Sul à Capital da Liberdade
Onde antes havia apenas mato e abandono, hoje temos uma Orla do Guaíba moderna e vibrante, o Pontal revitalizando a zona sul e transformando Porto Alegre em referência em lazer e turismo.

A cidade que um dia foi vitrine do globalismo e apelidada de “Havana do Sul” agora se destaca pelo avanço da iniciativa privada e pela valorização do empreendedorismo. A capital do Fórum Social Mundial se tornou a capital do Fórum da Liberdade.
Foi aqui que Lula foi condenado, simbolizando um divisor de águas na luta contra a corrupção e o aparelhamento do Estado. A cidade que já foi dominada por sindicatos e estatais hoje abre espaço para parcerias público-privadas e incentivo a quem empreende, gerando emprego e desenvolvimento.
Onde antes havia apenas mato e abandono, hoje temos uma Orla do Guaíba moderna e vibrante, o Pontal revitalizando a zona sul e transformando Porto Alegre em referência em lazer e turismo. O mesmo aconteceu com o Auditório Araújo Vianna, antes sucateado e hoje um dos principais palcos do Brasil, mostrando que quando a gestão respeita o dinheiro do contribuinte, a cultura floresce sem depender do Estado.
O Mercado Público, que resistiu a incêndios e crises, agora vê comerciantes prosperarem sem a mão pesada do Estado sufocando seus negócios. E, como prova de que Porto Alegre abraçou a liberdade econômica, fomos reconhecidos como a melhor capital do Brasil para se fazer negócios.
Mas engana-se quem ignora os problemas: temos muito a melhorar. Ainda sofremos com as enchentes, resultado de décadas de negligência com a infraestrutura da cidade e uma mentalidade de atraso. Apesar disso, os gaúchos deram exemplo para todo o Brasil e daqui mostramos a maior força dos últimos tempos: o povo pelo povo.
Os anos mostraram que a liberdade é o melhor caminho. No entanto, ela não pode ficar restrita a esses lugares: precisa se espalhar por toda Porto Alegre - do Lami ao Sarandi. Todos merecem colher os frutos da prosperidade de uma capital verdadeiramente livre.
Feliz aniversário, leal e valerosa cidade de Porto Alegre!
Tiago Albrecht
Vereador de Porto Alegre