AUDIÊNCIA PÚBLICA

Prefeitura apresenta relatório do Programa de Metas

Captura relatório Prometa
Medição dos compromissos de gestão é feita por meio de indicadores

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma audiência pública na noite desta terça-feira (17) para a apresentação do relatório anual do Programa de Metas do Poder Executivo do Município de Porto Alegre (Prometa) referente ao exercício de 2022. A reunião ocorreu de forma on-line.

O presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), fez a abertura do encontro. O prefeito Sebastião Melo (MDB) destacou que o objetivo da prestação de contas da Prefeitura é o de “apontar um caminho para melhorar a vida das pessoas”.

A Secretaria Extraordinária de Modernização e Gestão de Projetos (Smges) fez uma apresentação sobre os resultados do Prometa. O programa inclui os compromissos para os quatro anos de gestão (2021-2024), que são medidos por indicadores. 60% dos indicadores tiveram a sua meta atingida, 12,3% atingiram parcialmente e 23,1% não atingiram. 

O eixo de desenvolvimento econômico foi o único dos quatro eixos estratégicos que não alcançou a metade dos indicadores com meta atingida (44%). O eixo de serviços públicos teve 71%, o de desenvolvimento social teve 62% e o de gestão teve 50%.

No eixo de serviços públicos, o tempo médio para atendimentos de demandas de manutenção de parques e praças foi reduzido de 315 para sete dias, o que diminuiu o estoque de protocolos de atendimento desses serviços de manutenção. Mais de 250 praças foram revitalizadas, e mais de 14 km de rede de drenagem foram implementados.

Na área do desenvolvimento econômico, a Prefeitura destacou que o tempo de abertura de empresas é, em média, de um dia. A espera para aprovação de projetos de edifícios foi de 44 dias, em média.

No eixo de desenvolvimento social, houve uma redução de 82% no número de crianças em situação de trabalho infantil, entre 2022 e 2020. A cobertura vacinal da população contra a covid-19 chegou a 85,6% da população em 2022, superior à meta, que era de 70%.

Ao final, o prefeito Melo solicitou que, no próximo ano, a reunião seja feita de forma presencial, preferencialmente no horário da sessão ordinária da Câmara, para estimular o debate. O presidente Sossmeier concordou com o pedido. O relatório pode ser acessado na íntegra neste link.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)