INSTITUCIONAL

Prefeitura decreta situação de emergência em razão das enchentes

Cheias, Rio, Enchente, novembro, 2023, Quarto Distrito, Orla do Guaíba
Na tarde hoje, o nível do Guaíba atingiu os 3m46cm, maior cheia desde 1941 (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo decretou, nesta terça-feira (21/11), situação de emergência em decorrência das enchentes. A medida foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), simplificando as contratações necessárias para minimizar o impacto da cheia do Guaíba à população. Na tarde hoje, o nível do Guaíba atingiu os 3m46cm, maior cheia desde 1941.

Segundo o Executivo, equipes seguem mobilizadas na assistência às famílias afetadas pelo avanço do lago. Ao menos 134 pessoas foram acolhidas na rede provisória da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) - que, além de operar no Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), passou a atender também na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM). A abertura de mais um abrigo deverá ser confirmada ao longo do dia. 

"Estamos vivendo um momento extremamente delicado, que requer união de esforços e atenção total. A Câmara Municipal tem sido célere na tratativa de projetos e ações que colaborem no apoio e acolhimento de atingidos pelas cheias e assim continuará", destacou o presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB). "Estaremos de prontidão e à disposição do Executivo para atuar no que cabe ao Legislativo para garantir que a ajuda chegue a quem precisa", complementou.

Doações de alimentos não perecíveis, garrafas de água e produtos de higiene pessoal e de limpeza nos seguintes locais:

- Centro Administrativo Municipal (Rua General João Manoel, 157 - Centro Histórico), das 9h às 17h.
- Shopping Total – Loja 1019, 1º pavimento (Av. Cristóvão Colombo, 545 – Independência), das 10h às 22h.

Texto

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)