Plenário

Prefeitura explica projeto de Mobilidade para Copa de 2014

Baggio (d) lembrou que obras estão listadas em Matriz de Responsabilidades Foto: Mariana Fontoura
Baggio (d) lembrou que obras estão listadas em Matriz de Responsabilidades Foto: Mariana Fontoura

O período de Comunicações Temáticas, da sessão ordinária desta quinta-feira (17/3), na Câmara Municipal de Porto Alegre, foi utilizado pela equipe da prefeitura de engenheiros e arquitetos responsáveis pelas obras de mobilidade urbana referentes a Copa de 2014. O secretário Extraordinário da Copa 2014 (Secopa), João Bosco Vaz, disse ser importante uma parceria do Executivo, Legislativo e sociedade civil pois, segundo ele, a cidade prepara-se  para receber pessoas de todo o mundo.

O secretário informou também que estão sendo criadas câmaras temáticas do Comitê Organizador Sede – Porto Alegre 2014, que reunirão áreas de mobilidade urbana, turismo, meio ambiente, comércio e serviços, infraestrutura esportiva, capacitação profissional e marketing. "As câmaras terão um papel fundamental no processo de preparação da cidade por envolver diferentes setores da sociedade civil e entidades representativas que deverão colaborar com iniciativas e projetos”, afirmou.

O secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, arquiteto Newton Baggio, explicou as obras previstas para a Copa 2014. Conforme disse, foram listadas na Matriz de Responsabilidades, assinados pelos governos Federal, Estadual e Municipal 10 projetos de mobilidade urbana. Entre as obras relacionadas as prioritárias são o corredor da Avenida Tronco e o corredor da Padre Cacique.

No sistema de transporte coletivo estão previstos monitoramentos dos corredores da Avenida Tronco, Padre Cacique e Terceira Perimetral através de diversas câmeras instaladas aos longo dos percursos conectadas a uma central. A recuperação dos corredores exclusivos de ônibus das avenidas Protásio Alves, Assis Brasil e Bento Gonçalves também está listada como obras prioritárias.

O secretário informou também que está em elaboração um software que trará toda a história do projeto onde será possível acompanhar todos os detalhes das obras. “Essa é uma forma de mostrar o trabalho que está sendo realizado com transparência”, ressaltou.

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)