PRESIDÊNCIA

Presidente da Câmara avalia instalação de posto de saúde no Jardim Planalto

Presidente Márcio Bins Ely visita comunidade do Jardim Planalto e trata sobre localização do posto de saúde. Na foto, com o secretário de Saúde, Mauro Sparta, e representantes da comunidade
Sparta e Bins Ely visitaram a Vila Jardim Planalto hoje pela manhã (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), esteve nesta terça-feira (15/6) na Vila Jardim Planalto, bairro Itu-Sabará, na zona norte da Capital, para avaliar a possibilidade de instalação de um posto de saúde junto à comunidade. Foi verificado que na rua Lindomar dos Reis nº 41, próximo ao antigo posto de saúde (desativado), há uma área de 800 m², de propriedade do município, que deverá ser destinada à construção da futura unidade de saúde. Acompanharam a visita, o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, a presidente da Associação Comunitária Jardim Planalto, Noraci Oliveira da Silva, lideranças e moradores da comunidade.

A região da Vila Jardim Planalto tem cerca de quatro mil moradores que, quando necessitam de atendimento médico, precisam se deslocar até a Unidade de Saúde do bairro Passo das Pedras. “O posto de saúde mais próximo fica há dois quilômetros de distância daqui, e isso dificulta para quem é idoso, cadeirante ou criança”, falou Noraci.  

Bins Ely disse que “o objetivo é angariar os recursos para viabilizar a implementação do novo posto de saúde para atender a comunidade do Jardim Planalto”. E ressaltou que deve ser feito um esforço conjunto em relação a verbas para a obra. “Através de emendas de deputados, senadores, poder público municipal, estadual e federal ou até mesmo das emendas impositivas dos vereadores, e a presença do secretário Sparta corrobora com o entendimento da necessidade de implantar esta obra”, ratificou.

Questionado sobre reativação do antigo posto de saúde, Sparta descartou esta possibilidade, “a antiga unidade está muito deteriorada e a rua, muito estreita, dificulta a remoção de pacientes e deslocamento de ambulâncias”. Em relação ao aproveitamento da área na rua Lindomar dos Reis, Sparta declarou: “temos um terreno bem localizado e a ideia que está prevalecendo é construir uma nova unidade de saúde”. Segundo o secretário, o anteprojeto está pronto e o orçamento é de aproximadamente R$ 2,5 milhões para execução do novo posto.  

O presidente da Câmara e o secretário municipal visitaram também as instalações da Unidade de Saúde Passo das Pedras I, localizada na rua Gomes de Carvalho, no bairro Passo das Pedras, onde são atendidas cerca de 10 mil pessoas, moradores da região. Neste local está prevista a construção de um segundo piso, que vai viabilizar a ampliação do atendimento e das equipes de saúde.

 

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)