Presidência

Presidente da Câmara recebe projeto Central do Cidadão

Presidente Márcio Bins Ely recebe o Secretário Municipal da Transparência Gustavo Ferenci
Gustavo Ferenci (ao fundo) apresentou projeto a Bins Ely (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Na manhã desta quinta-feira (29/4), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), recebeu do secretário municipal da Transparência e Controladoria, jornalista Gustavo Ferenci, o projeto Central do Cidadão, que visa a modernizar e dar mais agilidade no acesso às consultas dos cidadãos em relação aos serviços da prefeitura da Capital.

Ferenci disse que “a ideia é criar um sistema de informações integrados dos serviços da prefeitura para facilitar o acesso das pessoas”. Segundo o secretário, entre as ações previstas no projeto estão a implantação de uma Central de Atendimento (Omnichannel) para integrar os canais já existentes como aplicativo #EuFaçoPoa, 156 Web e Call Center, unificando as bases de dados (Big Data) para acompanhamento em tempo real das solicitações de serviços e identificação única do cidadão através de CPF. O objetivo da iniciativa é transparência dos dados e o aprimoramento das políticas públicas.

Também está previsto a realização de consulta pública para receber sugestões da sociedade, com a participação de fornecedores de serviços e troca de experiência com outras cidades. E será implantado um sistema de compliance para qualificar a análise de processos com a efetivação da Corregedoria e modernização da Ouvidoria do município.

O secretário ressaltou a importância da Câmara Municipal, que deverá ser representada por dois vereadores na comissão avaliadora que acompanhará o andamento do processo de implantação do projeto. Bins Ely disse que levará o projeto ao conhecimento da Mesa Diretora, que deverá deliberar sobre o tema. A minuta do projeto foi apresentada à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no último dia 27 de abril e pode ser conferida aqui.

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Central do CidadãoGustavo FerenciPortal Transparência