INSTITUCIONAL

Presidente em exercício recebe deputado Sérgio Peres e membros da Feneis

  • Vice Presidente José Freitas, no exercício da presidência da CMPA, recebe o Deputado Sérgio Peres, o Vereador Alvoni Medina e o Coronel Fraga.
    Reunião com deputado ocorreu no Salão Nobre Dilamar Machado (Foto: Marlon Kevin/CMPA)
  • Vice Presidente José Freitas em exercício recebe o Vice-presidente da Federação Nacional dos Surdos, Magno Prates.
    Vereador também recebeu integrantes da Federação Nacional dos Surdos (Foto: Júlia Urias/CMPA)

O presidente em exercício da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador José Freitas (Republicanos), recebeu na manhã desta quinta-feira (11) o deputado estadual Sérgio Peres (Republicanos). Nesta visita cortesia, Freitas apresentou alguns setores da Casa ao deputado e falou sobre o andamento dos trabalhos que serão realizados após a volta do recesso parlamentar. Também participaram do encontro o vereador Alvoni Medina (Republicanos) e Juarez Fraga, coronel aposentado da Brigada Militar.

Vice-presidente da Câmara, Freitas está no exercício da presidência devido à posse do vereador Mauro Pinheiro (PL) como prefeito municipal. O prefeito Sebastião Melo está em férias até o dia 14 de janeiro, e o vice Ricardo Gomes está nos Estados Unidos.

Feneis

À tarde, o vereador recebeu representantes da Federação Nacional dos Surdos (Feneis). O vice-presidente da entidade, Magno Prates, e o diretor regional, Diego Silva, debateram com o parlamentar maneiras de ampliar políticas de acessibilidade. Eles também saudaram Freitas pela autoria do projeto que deu origem à lei nº 12.743/2020, que instituiu na Capital o Programa Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e de Guias Intérpretes para Pessoas com Deficiências Auditivas, Surdos e Surdocegos.

"Nós temos que trabalhar para que a Feneis seja referência no estado”, ressaltou Freitas. Durante a conversa, foi destacada a necessidade de interação entre a comunidade surda e o poder público para a criação de projetos de lei como este. “Acho que essa parceria é interessante, é perguntar para a comunidade o que a comunidade precisa”, reforçou Prates. “Essa é uma conquista importante para a Prefeitura de Porto Alegre, para outras cidades e para o estado do Rio Grande do Sul", destacou.

Texto

Brenda Andrade, Renata Rosa e Vinícius Goulart (estagiários de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)