Comissão

Procon alerta que empréstimos a idosos é o terceiro índice registrado no órgão

Solicitação de esclarecimentos ao Procon sobre empréstimos consignados de aposentados e pensionistas.
Reunião foi realizada na tarde desta terça-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante reunião realizada na tarde desta terça-feira (10/3) na Câmara Municipal de Porto Alegre, na Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecond), o presidente do Procon/RS, Felipe Martini, questionado sobre a incidência de oferecimento, por parte de financeiras, de empréstimos consignados a pensionistas e aposentados, disse que as reclamações representam o terceiro índice de registro no órgão. “Temos um gráfico que registra esse dado que é preocupante e corriqueiro”, ressaltou. 

Ele alertou ainda para o fato de que a maioria dos casos denunciados aponta para questões familiares. “Além das financeiras, que trabalham com informações sigilosas de forma irresponsável, temos várias incidências de golpe de filhos e netos que usam dados dos idosos para contrair empréstimos. De cada dez denúncias, oito apontam para familiares”. Sobre as providências que o Procon pode tomar em relação ao tema, Martini disse que somente pode atuar no sentido de conciliar e orientar as pessoas envolvidas. “Não temos poder de polícia. Somente orientamos que se dirijam aos órgãos competentes”. O presidente do Procon comunicou ainda que a entidade também orienta as pessoas responsáveis pelos idosos que cadastrem os telefones das mesmas para que não recebam ligações de financeiras.

Agostinho Martins Magnaguagno, representante da Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (SPAAN) disse que, dos 130 abrigados pela instituição, quinze possuem registro de empréstimo financeiro consignado. “Já chegam comprometidos”. De acordo com Magnaguagno, os cartões bancários ficam de posse de familiares quando os idosos estão lúcidos. “Do contrário ficam a cargo da instituição que, segundo ele, atua como curadora. 

Para Maria Cristina Santana da Silva, da Sociedade Brasileira de Geriatria, a situação em relação aos empréstimos é preocupante. “Tem que haver um modo de se chegar no cerne da questão no que diz respeito ao acesso aos dados das pessoas” enfatizou ressaltando que essa questão exige providências mais eficazes. Ela defendeu ainda um melhor preparo da sociedade no trato aos idosos. ”Não estamos preparados para lidar com essa população que vem crescendo de forma significativa”. 

Na opinião de Itamar Santos, vice-presidente do Conselho do Idoso, casos de empréstimos consignados a idosos é questão de polícia. “É preciso que investiguem como os dados vazam. O assédio chega a ser imoral”. Ele defendeu a formação de um cadastro registrando as empresas que agem de forma irregular. 

No final da reunião, dirigida pelo presidente da Comissão, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), ficou acertado que o Procon irá enviar à Cedecondh o registro das empresas denunciadas. “Para que tenhamos conhecimento do número de incidência e possamos fazer um debate mais aprofundado sobre o tema”. Já o vereador Marcelo Sgarbossa (PT) sugeriu a elaboração de um projeto que restrinja as empresas denunciadas de participar de licitações no âmbito municipal. “E que fiquem registradas na dívida ativa do município”. O vereador João Bosco Vaz (PDT) também participou do debate. 

 

Texto

Regina Andrade (reg. prof. 8.423)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)