Institucional

Procuradoria da Mulher de Alvorada convida Tanise Sabino para palestrar em Evento de Mulheres e a Homenageia com Troféu de Distinção

Procuradoria da Mulher de Alvorada convida Tanise Sabino para palestrar em Evento de Mulheres e a Homenageia com Troféu de Distinção
Procuradoria da Mulher de Alvorada convida Tanise Sabino para palestrar em Evento de Mulheres e a Homenageia com Troféu de Distinção

Na tarde desta sexta-feira (11), a Câmara Municipal de Alvorada, através da Procuradoria Especial da Mulher, realizou mais uma atividade da programação especial da Semana da Mulher. O evento teve em sua programação a realização da palestra sobre a “Saúde Mental das Mulheres, Prevenção à Depressão e ao Suicídio” com a convidada Psicóloga e Vereadora de Porto Alegre, Tanise Sabino; o depoimento sobre “Movimento Feminista de Mulheres com Deficiência” trazido pela Pedagoga e Servidora da Rede Municipal de Alvorada, Bruna Schatschineider e, contou com uma série de reconhecimentos através de entrega de troféus de distinção pela Procuradoria às mulheres de destaque.

“Um trabalho como esse, tão importante e tão necessário, é feito, sem dúvidas, por muitas mãos. É sempre importante ressaltar e pegar de certa forma um gancho da data e oportunizar atividades como a de hoje, pois comemoramos no dia 8 de março o Dia Internacional da Mulher, este é um momento de refletir, reconhecer, fazer debates e propor ações de apoio às mulheres. Por isso, agradecemos a presença e a parceria de cada uma de vocês aqui, as autoridades e as representantes das diferentes frentes de luta em prol das mulheres”, assim a Procuradora da Mulher e Vereadora de Alvorada, Professora Nadir Machado, deu abertura ao evento.

O Presidente da Câmara Municipal de Alvorada e Vereador Cristiano Schumacher enfatizou em sua fala, que há quatro vereadoras mulheres nesta gestão, sendo esta então a maior bancada feminina no parlamento. “Estou feliz com esta legislatura, pois renovamos em mais de 50% do nosso quadro. Temos mais de 10 vereadores novos nesta gestão e contamos com quatro vereadoras mulheres que aqui tem voz, lutas e dividem um espaço de direito, reconhecimento e respeito. Isso é sinal de avanço e precisamos prosseguir.”

A luta por qualificação profissional, moradia digna, creche para filhos e emprego, são buscas pela garantia de direitos às mulheres, protagonizadas pela Procuradoria Especial da Mulher de Alvorada, instalada em 2021, que tem como objetivo ser mais um mecanismo na rede de auxílio e orientação às mulheres do município sobre os seus direitos, empoderando e contribuindo ao combate à violência sofrida apenas pelo fato de serem mulheres. A maioria das mulheres vítimas de violência, segundo o Presidente da Câmara, possuem dependência econômica e financeira dos parceiros, além do vínculo afetivo e familiar com o agressor.

“A luta das mulheres deve ser a luta de todos nós. Não existe homem feminista, os homens são culturalmente, historicamente machistas, e é necessário um exercício diário e permanente na atuação das mulheres para essa desconstrução. As mulheres tem conquistado com muito êxito e qualidade seus lugares de direito e os homens precisam refletir e seguir o exemplo de inclusive se qualificarem mais. Assim, como temos o exemplo da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, que chegou chegando! Mulher de destaque, competência e qualificada, que hoje é referência para outras mulheres na Capital e em todo o Rio Grande do Sul”, concluiu Schumacher sua participação.

O encontro contou também com um momento cultural, trazendo a música como um instrumento de protesto, principalmente de questionamento a comportamentos que muitos anos foram normalizados. Como exemplificação disso, a convite a bailarina Thainá, do Grupo Dança com Atitude, apresentou a coreografia de Luana Antonello, “Toda Mulher tem uma estrela”.

Tanise Sabino iniciou sua ministração trazendo um breve relato da sua trajetória, discorreu acerca do significado de saúde mental e também tratou da desmistificação dos transtornos e doenças mentais. A psicóloga ainda trouxe dados sobre o recente e expressivo avanço do adoecimento da humanidade frente a depressão e ansiedade, automutilação e suicídios, bem como pontou períodos de maior vulnerabilidade biológica das mulheres para o adoecimento mental, como: ovulação, menstruação, gestação, pós-parto e menopausa.

Em sua fala Tanise abordou que a “Saúde mental é quando a pessoa percebe suas próprias habilidades, quando ela identifica que pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e assim é capaz sim de contribuir para sua comunidade. A saúde mental é uma parte integrante da saúde, não havendo saúde sem saúde mental. Agora quanto ao gênero, existe diferença em relação a saúde mental? O Transtorno mental é democrático, ele atinge todas as raças, homens, mulheres, crianças, adultos, idosos, ricos, pobres, religiosos e não religiosos. Entretanto, as mulheres apresentam períodos de maior vulnerabilidade para o adoecimento mental, como: ovulação, menstruação, gestação, pós-parto e menopausa.”

De acordo com dados da OMS em 2019 trazidos pela Psicóloga Tanise, cerca de 450 milhões de pessoas no mundo sofrem de transtornos psiquiátricos. No Brasil, a estimativa é de que 23 milhões de pessoas passem por tais problemas, sendo ao menos 5 milhões em níveis de moderado a grave e, todas as pessoas têm alguém de seu relacionamento próximo, seja familiar ou amigos, que sofre de algum transtorno psiquiátrico. Dados da OPAs, de 2018 expõem que 800 mil pessoas se suicidam por ano no mundo, sendo que se estima que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com a depressão mundialmente. Desse somatório 11, 5 milhões daqueles que sofrem de depressão são brasileiros.

“A depressão é uma doença que afeta principalmente o humor psicológico, entretanto ela não se restringe a isso, mas afeta a saúde por completo, o corpo, os pensamentos e a forma de compreender e se relacionar com o mundo. É importante também falarmos de ansiedade, a principal característica desse transtorno é preocupação excessiva. E a automutilação? Esse é o nome dado ao ato de provocar, por vontade própria, qualquer tipo de ferimento físico. Esse comportamento, causar dor. Agora suicídio, a cada 40 segundos uma pessoa realzia suicídio no mundo e a cada 45 minutos uma pessoa realiza  suicídio no Brasil. O Suicídio não é escolha, ele é sintoma de gravidade de alguma doença, e cerca de 97% dos casos de suicídio estão relacionados com algum transtorno mental”.

No depoimento trazido pela Professora Bruna Schatschineider foi ressaltado que, “a sociedade, os espaços e as pessoas ainda, em pleno século 21, não estão preparadas para lidar com as diferenças. Há discriminação em cima de discriminação: se mulher, se gorda, se deficiente: cega, surda ou muda. As mulheres com deficiência sofrem ainda mais! Após ultrapassar o medo e ter coragem para sair das mãos do agressor, a mulher com deficiência sofre outras violências devido a um abismo de tempo, logística e acolhimento para realizar sua denúncia.”

Bruna questionou como uma mulher deficiente vítima de violência faz a denúncia? E, ainda trouxe para reflexão uma fala pontuando as situações enfrentadas: “Quando, como uma cega ou muda denuncia pelo telefone? Quando a cadeirante na tentativa de deslocamento através de coletivos, muitas vezes com mecanismo estragado ou precário, e não é todos os ônibus que tem, ainda motoristas e cobradores muitas vezes sem apropriação devida ao funcionamento da rampa de inclusão e adaptação do veículo. Aí a mulher com deficiência e vítima de violência ou desiste ou por muita persistência chega até a delegacia, depois de vencer o medo do agressor, depois de sair de casa, depois de conseguir se deslocar até a delegacia, ela chega e há uma escuta apropriada, qualifica, há para as deficientes auditivas uma colaboradora que sabe livras para atender esta mulher?”

Os pisos táteis e rampas fazem parte do direito concedido por Lei Internacional de Acessibilidade, direito destacado por Bruna que ainda trouxe para conhecimento que ainda assim, no município de Alvorada o único prédio público que possui piso táteis é a Câmara de Vereadores. “O piso nos serve como guia, nos encoraja e permite nos deslocarmos de forma independente, sozinhas. A rampa não é apenas para cadeirantes, é para idosos, e mulheres mães com carinhos de bebê,” reiterou. A servidora da Rede Municipal também fez a sugestão de novo concurso público para mais monitores de inclusão nas escolas, e falou ainda que “é preciso levar este diálogo com preposição além do município, pois as escolas estaduais ainda não contam com monitores de inclusão.”   

O empoderamento feminino e o papel da mulher nos espaços de poder e na política foram pontos trazidos pela Vereadora e Procuradora Adjunta da Mulher, Giovana Thiago. “Mulher com depressão, mulher com deficiência, as mulheres, sofrem preconceitos muito maiores sempre. Prova disso, é que quanto nos reunimos para fazer um debate ou dialogamos acerca disso, nós estamos nos vitimizando. Mas, não podemos nos amedrontar ou paralisar. O medo faz parte da nossa humanidade e deve nos servir de motor propulsor da nossa evolução. Não devemos nos calar. Através de encontros assim, que a nossa cidade, as nossas mulheres possam ser mais encorajadas e a partir do empoderamento feminino possam identificar e conhecer melhor as formas de combater e neutralizar a violência, e também seguirem buscando os seus vários direitos, ocupando os seus devidos espaços, inclusive de poder e na política.”

A vereadora e defensora da causa animal em Alvorada, Oliana Santos, somou ao encontro destacando que, “os agressores das mulheres muitas vezes matam os animais de estimação das vítimas, dentro de suas casas, para intimidação. Esta é uma luta das mulheres e, também da causa animal! Os animais ensinam a amar e são verdadeiros. Os homens, a sociedade, poderiam aprender com os animais se os respeitassem e observassem mais. Sugiro ainda que nas Casas de Acolhimento à Mulheres possa se fazer a construção de permitir levar além dos filhos, também os animais domésticos, pois os mesmos possuem vínculo afetivo e oferecem ainda suporte emocional para suas donas.”

Para o encerramento do evento, foi preparado um momento de reconhecimento, através de entrega de troféus de distinção, pela Procuradoria às mulheres de destaque, entre as agraciadas a Vereadora de Porto Alegre Psicóloga Tanise Sabino pelo seu protagonismo como mulher, profissional e política. Entre as autoridades, também estiveram presentes prestigiando a ação: o Vereador Pretto; o Secretário de Cultura, Jeferson Teixeira; a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Jocelia Wunder; a Coordenadora da Alta Complexidade de Alvorada, Luciane Jardim; e a Delegada Titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Samieh Sallet.