Procuradoria da Mulher fará ciclo de palestras sobre violência sexual
Evento será na próxima quinta-feira (7/12), durante todo o dia, no Plenário Ana Terra.
Na próxima quinta-feira (7/12), a Procuradoria Especial da Mulher promoverá, em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição, o ciclo de palestras “Mulheres Vítimas de Violência Sexual: Qualificando e Ampliando a Assistência”. O evento será realizado no Plenário Ana Terra, na Câmara Municipal de Porto Alegre. A organização solicita a doação de um quilo de alimento não perecível por pessoa, que será entregue à Casa Viva Maria. Presidida pela vereadora Comandante Nádia (PMDB), a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara também é integrada pelas vereadores Fernanda Melchionna (PSOL), Sofia Cavedon (PT) e Mônica Leal (PP).
As palestras, pela manhã, serão mediadas por Denise Maria Jornada Braga, gerente de Administração do Hospital Fêmina. No turno da tarde, a mediação será feita por Eduardo Neubarth Trindade, cirurgião e gerente de Internação do Hospital Fêmina.
Palestras:
09:00 “Direitos Humanos das Mulheres: Uma História de Evolução”, com a promotora Ivana Battaglin;
09:25 “Lei Maria da Penha – Relato de Experiência”, com a vereadora Comandante Nádia, da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara;
09:50 “Dados da Violência: Aspectos Legais e Fluxo de Atendimento”, com a delegada Adriana Regina da Costa;
10:15 “A importância do acompanhamento psicológico na ocorrência”, com Iara Fasoli, psicóloga da Brigada Militar;
14:00 “Acolhimento”, com as enfermeiras Mônica Ochoa e Elizabete Teles, do Hospital Fêmina;
14:30 “Profilaxia Pós-Exposição”, com Mária Ferreira Peixoto, infectologista do Hospital Fêmina;
15:00 “Aborto Legal: Experiência do Hospital Fêmina”, com Caroline Pereira, ginecologista do Hospital Fêmina;
15:30 “Stress Pós-Traumático”, com Eduardo Guimarães, psicólogo; “Stress Pós-Traumático da Violência no contexto familiar”, com Marli M. Silveira, assistente social especialista em terapia de família e casal do Hospital Fêmina; “Aspectos Emocionais da violência contra a mulher”, com Flávia Scheffer Azevedo, psicóloga do Hospital Fêmina.
Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)