MEIO AMBIENTE

Professor e ativista ambiental recebe Comenda Porto do Sol da CMPA

Proposição é do vereador Pedro Ruas e a solenidade de entrega será dia 22, no Plenário Otávio Rocha, às 19h

Manifestação pelos parques da Cidade (foto Cristiano Pontes)
Manifestação pelos parques da Cidade (foto Cristiano Pontes)

O professor Paulo Brack, do Departamento de Botânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), uma das lideranças do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGa), será homenageado com a Comenda Porto do Sol nesta sexta-feira (22/03/2024) na Câmara Municipal de Porto Alegre. A indicação do nome do biólogo e ativista ambiental para receber essa honraria foi iniciativa do vereador Pedro Ruas (PSOL), que acompanha a trajetória do indicado, a partir de lutas comuns em favor da preservação do meio ambiente na Capital gaúcha e Rio Grande do Sul. A solenidade de entrega está marcada para às 19h no Plenário Otávio Rocha, segundo andar do prédio da Câmara de Vereadores.

Conforme a proposição, o professor Paulo Brack notabilizou-se pela ênfase que deu nas lutas em favor da vida. “O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem sido homenageado e reconhecido em locais e entidades que valorizam o respeito a vida na relação com os interesses puramente financeiros. Paulo tornou-se uma referência, para seus alunos e colegas de docência, no que tange à ética, conhecimento, comprometimento e suas ligações com a causa do bem viver”, apontou Ruas no pedido encaminhado à Mesa da Câmara, votado e aprovado. A Comenda Porto do Sol é a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de Porto Alegre a pessoas físicas ou jurídicas que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade.

Quem é o homenageado

Paulo Brack (foto Cristiano Pontes)
Paulo Brack (foto Cristiano Pontes)

Paulo Brack é Biólogo e Mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS) e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Professor Titular tendo ingressado nessa universidade em 1994. Trabalha em projetos de pesquisa e extensão sobre conservação, uso sustentável da flora do RS e políticas públicas em biodiversidade e meio ambiente, destacando o papel estratégico destes temas para a autonomia, a emancipação das comunidades e para o desenvolvimento local e verdadeiro do País. Participa ou participou em Conselhos de Meio Ambiente (COMAM, CONSEMA e CONAMA), representando voluntariamente o InGá - Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais nestes espaços de representação da sociedade.

O biólogo questiona o modelo de concessão de áreas públicas, como foi o caso do Parque da Harmonia, onde tanto Brack como Pedro Ruas estiveram juntos em protestos e pedidos de providências para impedir o que, lamentavelmente, ocorreu: uma antiga área de lazer, onde famílias iam desfrutar de um espaço verde, fazer seu churrasco nos feriados e finais de semana, se transformou em área privada. As árvores (cerca de 400 que foram cortadas) deram lugar ao cimento. Pássaros e outros animais, pequenos mamíferos que também usufruíam daquela área, perderam espaço.

Projeto define manutenção (foto Cristiano Pontes)
Projeto de Pedro Ruas propõe a manutenção (foto Cristiano Pontes)

No momento, em conjunto com o gabinete de Pedro Ruas e diversas entidades ambientalistas e a população, Paulo Brack está em campanha para a manutenção do Anfiteatro Por-do-Sol, outro espaço que a Prefeitura de Porto Alegre deseja cederá iniciativa privada. Pedro Ruas inclusive protocolou na Câmara de Vereadores um projeto de lei propondo que a área seja mantida pública. Na avaliação do vereador Pedro Ruas, é necessário homenagear pessoas que se expõem na defesa de seus ideais, ainda mais quando esses tratam dos cuidados com o meio ambiente. “Em nome do professor Paulo Brack prestaremos homenagens a tantos outros companheiros e companheiras que estão nessa luta que é muito difícil, pois nossos oponentes tem o poder financeiro em seu favor, enquanto nós trabalhamos com ideais. A deterioração do ambiente, o clima alterado com perdas também de vidas humanas, mostram que estamos no caminho certo”, afirma Ruas.

Texto

Jurema Josefa/Imprensa Gabinete Pedro Ruas

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)