HOMENAGEM

Professora Bia Backes é homenageada na Câmara com o Título de Cidadã de Porto Alegre

Professora Beatriz Margarida Backes, fundadora do Curso Vigor, recebeu o Título de Cidadã de Porto Alegre da Câmara de Vereadores
Professora Beatriz Margarida Backes, fundadora do Curso Vigor, recebeu o Título de Cidadã de Porto Alegre da Câmara de Vereadores

Em reconhecimento aos mais de 50 anos dedicados ao ensino de jovens e adultos da capital e responsável pela aprovação de milhares de candidatos a concursos públicos realizados no Estado, a Professora Beatriz Margarida Backes, fundadora do Curso Vigor, recebeu o Título de Cidadã de Porto Alegre da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (7).

Conforme o autor da homenagem, vereador Alexandre Bobadra (PL), “a Professora Bia nunca abriu mão de estimular o ensino e fez desta ferramenta uma fonte de esperança e independência para muitas pessoas ao incentivar os estudos e auxiliar jovens e adultos na realização de seus projetos de vida”, ressaltou Bobadra.

A Professora Bia fundou o CURSO VIGOR em 1995 para preparar e aprovar candidatos em diversos concursos públicos. "Hoje, com mais de 50 anos de docência, a Professora é uma pessoa admirada por muitos alunos que, sob sua orientação, conquistaram posições relevantes e de destaque na sociedade nestes 27 anos de existência do conceituado Curso Vigor”, destacou Bobadra.

Nascida em 1952 em São Leopoldo, a trajetória da professora Bia é marcada por desafios e superações. Filha adotiva de um casal humilde, aos 16 anos de idade, apesar das dificuldades econômicas, a Professora Bia fez dos estudos a sua meta, formando-se professora em Educação Musical Teoria e Solfejo.

Em 1969 entrou pela primeira vez em uma sala de aula como professora para ministrar a disciplina de Educação Musical. No ano seguinte, em 1970, entrou para a Faculdade de Letras e, ao concluí-la, foi cursar Pós-Graduação em Administração Escolar, pois havia sido eleita para assumir a Direção de uma Escola Estadual.

Ao longo dos anos dedicados à docência, a Professora Bia construiu uma sólida carreira. Trabalhava 80h semanais, sendo 40h em escolas Públicas e outras 40h em escolas privadas. A dura jornada de trabalho era necessária para manter-se, bem como auxiliar no sustento de seus pais adotivos e de seu filho, nascido após a conclusão da sua Pós-Graduação, motivos que a impediram de dar continuidade ao seu Mestrado.

Dentre os grupos de estudos organizados pela Professora Bia, destacamos os grupos de militares, desenvolvidos no Comando da Aeronáutica, além de diversos grupos de preparação para concursos públicos para as mais variadas áreas.

O vereador enalteceu a importância da homenageada na realização de muitos projetos de vida, concretizados por vários de seus alunos, muitos destes, atualmente ocupam cargos importantes nas mais diversas esferas: política, econômica e social do País e até mesmo no Exterior.

“São inúmeras as razões que legitimam esta homenagem. A professora Bia é um exemplo de superação, mas acima de tudo, uma prova viva de que o estudo salva vidas e que vale muito a pena investir na educação. Esta iniciativa, para além de homenagear a Professora Bia, também se apresenta como reconhecimento e valorização dessa profissão tão nobre que é a docência”.