Comissões

Professores criticam impasse em eleições e posse de diretores de escolas municipais

Pauta foi discutida na Comissão de Educação da Câmara Municipal

  • Discute posse dos diretores eleitos das EMEFs e EMEIs de Porto Alegre. Ao microfone, professor Márcio Conceição.
    Vereadores, professores e Smed discutiram sobre eleição e posse de diretores (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
  • Discute posse dos diretores eleitos das EMEFs e EMEIs de Porto Alegre. Ao microfone, coordenadora da SMED, Célia Trevisan.
    Célia Trevisan (Smed) disse não haver ainda data para a eleição dos diretores (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, debateu, na tarde desta terça-feira (18/2), impasse que vem sendo verificado na rede de ensino muncipal a respeito da eleição dos diretores das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. As discussões foram conduzidas pelo vereador Alvoni Medina (Republicanos) - presidente da Cece -, e tiveram a participação dos vereadores Professor Alex Fraga (PSol) e Engenheiro Comasseto (PT).

Conforme Medina, a pauta foi solicitada pela Escola Pepita de Leão que realizou abaixo-assinado reivindicando que a Secretaria Municipal de Educação (Smed) não mudasse a forma de eleição dos diretores nas escolas.

Segundo a professora Eliana Menegatti, o pleito na Pepita foi feito de forma democrática. “Na nossa visão tem sido uma desorganização e uma falta de consideração o que a Smed tem feito com os professores e alunos da rede municipal. A secretaria está dificultando o nosso ano letivo. Com a falta de diretores não conseguimos dar seguimento à administração dentro das escolas, e isso atrasa todo o nosso calendário escolar”.

Professores presentes à reunião reclamaram ainda as mudanças veriifcadas para a eleição. Conforme nova lei, aprovada na Câmara Municipal, seria garantida a eleição dos diretores escolhidos pelas escolas. Contudo, conforme dito na reunião, o titular da Smed, secretário Adriano Naves de Brito, decidiu que se mantivesse na gestão das escolas os professores com mais tempo de experiência e não por escolha da classe escolar. “Ele havia firmado um compromisso com as escolas e não está cumprindo, e agora como irá se desenvolver o nosso trabalho, muitas escolas estão sem qualquer direção”, questinou ainda Eliana Menegatti.

Eleições 

Segundo a representante da Smed, Célia Trevisan, existem 39 escolas, sendo sete de Ensino Fundamental e 32 de Ensino Infantil, com indicativo de eleições. Nessas escolas, a Smed irá garantir a posse dos eleitos. “Vamos acompanhar esse trâmite, que ainda não tem data para acontecer, respeitando essas escolas para que então possamos dar posse a todas de uma forma geral”.

Reuniões

Contudo, para representantes da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) e do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) falta comprometimento e diálogo com os professores.

Ezequiel Viapiana, da Atempa, relatou que já foram marcadas diversas reuniões com o secretário, inclusive para a manhã desta mesma terça-feira, data em que não foram recebidos com a promessa de que o secretário estaria respondendo aos questionamentos na Câmara Municipal devido à convocação dos vereadores para esta reunião. “Mais uma vez não foi cumprida a promessa. E as 50 escolas que já tem a escolha do seu diretor como ficam? Estão sendo prejudicadas e isso é inadmissível”, desabafou.

Rose Siviero Sibemberg, do Simpa, completou dizendo que o secretário Adriano não dialoga com a categoria e isso faz com que as escolas não tenham autonomia para gerir, prejudicando os alunos. “Defendemos uma escola democrática e não que desrespeito os professores, queremos ser ouvidos”.

Agenda

A Cece encaminhou, por sugestão do vereador Alex Fraga, pedido de reunião com o secretário municipal de Educação, com a presença dos professores e dos sindicatos ligados à área para que se defina o empasse e seja definida uma data para a posse dos gestores nas escolas.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. 14806)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)