Plenário

Programa prevê plantio de árvores em áreas públicas pela comunidade

  • Visita à Praça Parque dos Nativos, na Vila Ipiranga
    Projeto quer incentivar plantio de árvores na Capital (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Jessé Sangalli na tribuna
    Jessé Sangalli (Cidadnia) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Criar um Programa Municipal de Mutirão de Reflorestamento e Arborização (PMMRA) em Porto Alegre. Este é o objetivo de projeto de lei apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Jessé Sangalli (Cidadania). Pela proposta, o PMMRA será realizado em regime de mútua cooperação, para execução de mutirões de plantio em canteiros e rotatórias de ruas e avenidas, praças, parques e calçadas, mediante acordo de cooperação entre o Poder Público Municipal e a sociedade civil organizada. "O projeto visa a resgatar o senso de união dos moradores de um mesmo bairro ou zona para que possam produzir melhoramentos nos equipamentos públicos do local onde moram", explica o autor.

Os objetivos do programa são a restauração da cobertura vegetal do Município, recuperando áreas degradadas e arborizando áreas públicas; melhoria do conforto estético ou térmico da região; proteção de áreas de relevância ambiental contra a expansão da ocupação humana desordenada; e incentivo à população local para manter e preservar seu bairro ou região. Conforme o projeto, a vegetação a ser utilizada no plantio será disposta conforme as características de cada zona ou área da cidade, priorizando-se espécies nativas da região. 

A proposta de Sangalli ainda define que é de responsabilidade do Poder Público Municipal, por meio da secretaria competente, "realizar a fiscalização dos trabalhos do mutirão e a sinalização das áreas públicas com a informação de que o serviço está sendo executado, de forma a prover a devida segurança para os partícipes".

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)