Plenário

Projeto cria Programa Cultura Hip-Hop nas escolas da Capital

Proposta é de Pérola Sampaio (PT) Foto: Guilherme Almeida
Proposta é de Pérola Sampaio (PT) Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Na tarde desta quarta-feira (31/3), entrou em discussão de pauta o projeto de Lei 259/15, de autoria da vereadora Pérola Sampaio (PT). A proposta cria o Programa Cultura Hip-Hop, que deverá ser desenvolvido nas escolas públicas da rede municipal de ensino. Segundo Pérola, o objetivo é fortalecer a autoestima de crianças, adolescentes e jovens afro-brasileiros, bem como das comunidades periféricas. “O Programa Cultura Hip-Hop será desenvolvido por meio de debates, palestras, aulas de graffiti, b’boys ou b’girls, disc-jóquei (DJ) e mestre de cerimônias (MC). Essas atividades deverão ser realizadas em período extracurricular”, explica.

Para isso, o projeto estabelece que serão firmadas parcerias e celebrados contratos e convênios com representantes do movimento hip-hop, como DJs, MCs e grafiteiros, por meio das entidades que já desenvolvem trabalhos culturais. Segundo ela, a cultura hip-hop tornou-se uma das principais ferramentas sociais de disputa da juventude com o tráfico de drogas e a marginalização, assim como do enfrentamento ao extermínio da juventude negra.

Pérola ressalta, ainda, que a proposta busca contribuir, de forma efetiva, para o enfrentamento das dificuldades e dos distúrbios de aprendizagem e evasão escolar, estimulando a coordenação psicomotora, cognitiva, perceptiva e disciplinar. “Acreditamos que a valorização cultural da juventude é fundamental para a construção do conhecimento de forma libertadora”, afirma.


Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)