PLENÁRIO

Projeto cria Programa Prato Alegre

  • 1 dia sem carne. verduras. alimentação saudável.
    Programa ofertará refeições gratuitas e a preços populares nos bairros e no Centro, visando promover o acesso à alimentação de qualidade para pessoas em vulnerabilidade (Foto: Cristina Beck/CMPA)
  • Posse da vereadora suplente Biga Pereira.
    Vereadora Biga Pereira (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei, de autoria da vereadora Biga Pereira (PCdoB), que cria o Programa Prato Alegre. Por meio de parcerias público-comunitárias, o Programa ofertará refeições gratuitas e refeições a preços populares nos bairros e no Centro da cidade, visando promover o acesso à alimentação de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social ou econômica. O projeto considera parcerias público-comunitárias os contratos firmados entre o Poder Executivo e entidades da sociedade civil, incluindo organizações não governamentais (ONGs), cooperativas e associações pertencentes àquele território comunitário.

Conforme a proposta, o Programa Prato Alegre poderá criar cozinhas e restaurantes populares para o fornecimento das refeições em locais que ainda não disponham dessas estruturas. A implementação das cozinhas e dos restaurantes deverá priorizar a participação de agentes da comunidade, que serão envolvidos em todas as etapas do projeto, da idealização à concretização.

De acordo com a autora, a criação do Programa Prato Alegre tem como objetivo sanar a demanda por políticas públicas que combatam a fome e promovam a inclusão social em nossa cidade. “Essa proposta não apenas aborda a questão imediata da fome, mas também fomenta a formação de uma rede de solidariedade e apoio social”, afirma Biga.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)