Projeto cria Programa Via Amiga do Ciclista
Projeto tem o objetivo de garantir um espaço para a prática do ciclismo, em pista exclusiva, na Orla do Guaíba (Foto: Leonardo Contursi/CMPA) Vereadora Mari Pimentel (Foto: Johan de Carvalho/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre está discutindo projeto de lei que cria o Programa Via Amiga do Ciclista, com o objetivo de incentivar e fomentar as atividades de ciclistas e assessorias esportivas que utilizam a pista de rolamento para a realização de treinos e garantir a segurança viária.
A proposta tem a autoria da vereadora Mari Pimentel (Republicanos) e prevê a suspensão do trânsito de veículos e pedestres na Orla do Guaíba, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, entre a Avenida Presidente João Goulart e a Rua Nestor Ludwig, no sentido Centro-Bairro, aos sábados, domingos e feriados, em horário a ser estabelecido por decreto do Executivo Municipal.
Conforme o projeto, o Executivo Municipal, por meio dos órgãos competentes, designará uma das pistas de rolamento da Av. Edvaldo Pereira Paiva e da Av. Presidente João Goulart para o uso exclusivo dos ciclistas e das assessorias. Também caberá ao Executivo providenciar os equipamentos necessários para a delimitação do espaço, bem como a fiscalização necessária para a orientação de ciclistas e pedestres.
De acordo com a exposição de motivos, o projeto tem o objetivo de garantir um espaço para a prática do ciclismo, de forma a permitir que os ciclistas tenham a segurança de promover suas atividades em pista exclusiva, na Orla do Guaíba. “Dessa forma, o projeto visa garantir a segurança para a prática do ciclismo, mas também a segurança para pedestres, promovendo a ocupação do espaço público por todos aqueles que desejam utilizá-lo, seja para o lazer, para a corrida ou para o ciclismo”, aponta a autora.